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Automação de marketing: entenda o que é, vantagens e como escolher

O termo “automação de marketing” nunca esteve tão em alta, isso porque é cada vez mais utilizado e tornou-se essencial para as empresas que desejam aumentar a produtividade, reduzir custos e facilitar processos. Essas automatizações são capazes de substituir o trabalho humano em algumas atividades repetitivas, como o envio de boleto por e-mail em grande escala.

Esses softwares podem utilizar inteligência artificial e ser integrado em outras plataformas, aumentando a eficiência de seu uso. Mas, é preciso ser estratégico na escolha da ferramenta ideal para o seu negócio, saiba mais detalhes no conteúdo abaixo!

O que é e qual o objetivo da automação de marketing?

Utilizar ferramentas de automação de marketing significa que algumas tarefas ou ações serão realizadas por um software. Dessa forma, visam aumentar a produtividade e a qualidade de atividades repetitivas. Existem diversas tecnologias que automatizam ações, no entanto, é preciso escolher de forma estratégias para garantir bons resultados.

Esses softwares conseguem personalizar as interações com seus leads, coletar e analisar dados, fazer disparo de e-mails, utilizar chatbots para atendimento, agendamento de posts para as redes sociais e mais.

Benefícios da automação de marketing

Utilizar essas ferramentas oferece vários benefícios para a sua empresa, como otimizar o tempo da sua equipe, fazer a gestão do seu negócio baseada em dados, aumentar a segurança e mais. Conheça outras vantagens abaixo:

1. Nutrição e qualificação de leads

Quem trabalha com marketing digital sabe que há momentos em que os leads não estão prontos para finalizar a compra. Por isso, é preciso criar e manter um bom relacionamento com eles, entender o comportamento de consumo e respeitar a etapa do funil de vendas em que se encontram.

Para isso, você pode nutri-los com conteúdos personalizados, como e-mails, materiais ricos, posts de blog, catálogos, anúncios direcionados e mais.

2. Redução de custos

Investir em automação de marketing reduz os custos de aquisição de clientes, evita retrabalhos dos seus colaboradores, minimiza desperdícios, entre outros. Assim, é um dos principais fatores para que suas estratégias tenham maior êxito, além de aumentar as suas vendas.

3. Segmentar clientes em grande escala

Fazer a segmentação de clientes é essencial para se comunicar de forma eficiente. Com as ferramentas de automatização de marketing você consegue fazer filtros de forma rápida e criar categorias por idade, gênero, faixa salarial e mais. Com essas informações, você consegue direcionar campanhas publicitárias e nutrir leads.

Como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing?

Como dissemos anteriormente, existem várias ferramentas de automação de marketing no mercado. Para escolher a melhor para sua empresa considere suas necessidades. Além disso, saiba quais são os fatores que podem ajudar a sua decisão, confira abaixo os principais.

  • Integração com outras plataformas: analise se a ferramenta de automação de marketing se integra com outras plataformas para otimizar a transferência de dados;
  • Relatórios: esses documentos são importantes para as análises de desempenho das métricas. Verifique se é possível gerar relatórios e quais são os dados que a ferramenta oferece;
  • Facilidade de uso: a ferramenta deve ser fácil de utilizar, independentemente de quantos colaboradores vão manusear a plataforma, por isso, considere a dificuldade de treinamento das equipes;
  • Funcionalidade: conheça todas as funcionalidades da ferramenta de automação de marketing para saber se serão necessárias para o seu negócio, como envio de mensagens para recuperar carrinho abandonado no WhatsApp;
  • Personalização: confira se é possível personalizar o software conforme as necessidades da sua empresa;
  • Suporte: ter um bom suporte é essencial para otimizar o desempenho da ferramenta, avalie se há suporte para instalação, treinamento de equipes e pós-venda.

Dicas para uma automação de marketing eficiente

Por fim, é preciso incluir as ferramentas de automação de marketing nas suas estratégias e rotina de trabalho para que sejam funcionais e proporcionem ótimos resultados. Por exemplo, se você precisa otimizar seu atendimento ao cliente pode utilizar ferramentas de automação no WhatsApp, além de seguir as dicas:

Avalie e ajuste a sua estratégia

Esse é um bom momento para avaliar as suas estratégias de marketing e fazer os ajustes necessários, reúna seus gestores para entender o que pode ser melhorado e quais serão as próximas ações. Além disso, prepare os treinamentos necessários para a sua equipe e ao incluir a nova ferramenta na rotina de trabalho, peça que coletem informações sobre a implementação e uso da plataforma.

Considere formas de conquistar seus leads

Aumentar a satisfação dos clientes e vender mais são os objetivos da maioria das empresas. Para que isso aconteça é preciso focar em conquistar nos clientes, manter e fidelizá-los à sua marca. Além de decifrar o comportamento do consumidor, ao escolher as novas ferramentas de automação, considere qual será o seu uso para alcançar seus objetivos de negócio.

Personalize os conteúdos

A personalização de conteúdo é uma das formas de otimizar a comunicação com seus clientes, auxiliando a criar conexões de forma que eles se sintam próximos à sua marca. Isso facilita todo o processo de compra, fidelização e engajamento.

Acompanhe as métricas

Para acompanhar o sucesso das suas estratégias é preciso escolher quais serão as métricas que serão analisadas. Assim, sua equipe pode acompanhar os números e saber se as automações estão sendo eficientes.

Para auxiliar na conquista dos objetivos da sua empresa, continue no blog da Maxbot e leia outros conteúdos sobre gestão, atendimento ao cliente e tecnologias. Aproveite que está aqui e confira as principais tendências da tecnologia no varejo para implementar no seu negócio. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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