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Bot de conversa: tudo que você precisa saber

Com a mudança constante do mercado e incorporação cada vez mais rápida das Inteligências Artificiais (IAs), a eficiência e rapidez estão cada vez mais fundamentais para garantir a satisfação dos clientes.

Empresas de diferentes portes estão indo além e buscando maneiras de melhorar o atendimento ao cliente sem ter que aumentar os custos operacionais. É aqui que entram os bots de conversa — soluções tecnológicas capazes de interagir com os clientes, responder dúvidas, solucionar problemas comuns e, até mesmo, realizar vendas, tudo de forma rápida e automatizada.

Não sabe muito sobre o assunto, mas gostaria de implementar um bot de conversa na sua empresa? Não se preocupe, a Maxbot preparou este guia completo explicando o que são, como funcionam e as vantagens que oferecem, continue lendo para saber tudo!

O que é um bot de conversa/chatbot?

Um bot de conversa, ou chamado de chatbot, é basicamente um software projetado para imitar uma conversa entre pessoas. Utilizando interfaces de texto e de voz, esses bots interagem com usuários de maneira automatizada, oferecendo respostas a perguntas frequentes, executando comandos específicos ou realizando tarefas complexas.

Leia também nosso post: “Como usar chatbot para um atendimento eficiente: vantagens e tipos!” e se aprofunde ainda mais no assunto.

Os dois tipos de bot de conversa

Existem dois principais tipos de bots de conversa: os que seguem regras pré-definidas e os que utilizam inteligência artificial para aprender e responder de forma mais natural. Os baseados em regras funcionam com base em um conjunto predefinido de regras e são programados para entender comandos específicos e responder de acordo, eles são mais simples e indicados para tarefas rotineiras e repetitivas.

Chatbots com Inteligência Artificial (IA) utilizam uma tecnologia chamada processamento de linguagem natural (PLN), que permite que computadores compreendam e respondam a textos e falas de forma mais próxima da linguagem humana. Esses bots são capazes de aprender com as interações anteriores e aprimorar suas respostas ao longo do tempo, tornando-se mais eficientes em suas conversas.

Alguns exemplos comuns de bots de conversa são Facebook Messenger, nos quais empresas usam bots para automatizar o atendimento ao cliente e processar pedidos diretamente no chat; WhatsApp Business API, que permite a criação de bots para suporte ao cliente, agendamento de consultas e notificações automáticas; e no aplicativo Slack, usado como chat interno para empresas, sua função é basicamente automatizar tarefas internas e melhorar a comunicação entre equipes.

Funcionamento dos bots em diferentes setores

Assim, os bots de conversa são programados para interagir com os usuários de maneira natural e eficiente. Eles funcionam por meio de diferentes tecnologias e métodos, cada um desempenhando um papel crucial para que o bot entenda, processe e responda adequadamente às interações dos usuários. Assim, confira como ocorre o uso dos bots em diferentes setores.

  • E-commerce: é indicado o bot para recomendação de produtos com base no histórico de compras, rastreamento de pedidos e atendimento pós-venda para solucionar problemas comuns. Como resultado, aumenta as vendas, reduz o tempo de resposta e melhora a experiência do usuário.

Exemplo fácil: Suporte ao Cliente em E-commerce

Cenário: Um cliente acessa o site de um e-commerce e inicia uma conversa com o bot para rastrear o status de um pedido.

Usuário: “Gostaria de saber onde está meu pedido número XXXXX.”

O bot então usa PLN para identificar que o usuário quer rastrear um pedido e, em seguida, extrai o número do pedido da mensagem. O bot se conecta ao sistema de back-end do e-commerce para buscar o status atualizado do pedido e responde ao cliente:

Bot: “Seu pedido XXXXX foi despachado e está previsto para entrega em 2 dias úteis.”

  • Saúde: auxilia no fornecimento de orientações iniciais de saúde, agendamento de consultas e envio de lembretes de medicação, facilitando o acesso a serviços de saúde e otimizando o tempo dos profissionais.
  • Educação: é recomendado o uso de bots na educação em resposta a dúvidas frequentes de alunos, suporte administrativo, como matrícula e calendário de aulas. Tem como benefício a melhora na comunicação e reduz a carga de trabalho administrativo.
  • Serviços financeiros: nesse setor, o funcionamento ideal seria na execução de operações bancárias, como consultas de saldo, transferências, orientações financeiras personalizadas, aumentando a eficiência e também a segurança das transações financeiras.

Como implementar um bot de conversa em sua empresa

Para implementar um bot de conversa de forma eficaz, você deve seguir alguns passos. Primeiramente, defina seus objetivos e estabeleça quais são as principais tarefas que o bot deve realizar e os resultados esperados, então escolha a plataforma adequada e selecione a que suporte as funcionalidades desejadas.

Crie fluxos de conversa claros e objetivos, prevendo diferentes interações com o usuário, integre com Sistemas Existentes e assegure que o bot esteja integrado com o CRM ou outros sistemas para um atendimento eficaz.

Aproveite e dê uma olhada no nosso post sobre WhatsApp Flows, fluxos de mensagem para bots de conversa no WhatsApp.

Por fim, realize testes antes do lançamento em diferentes cenários para garantir seu funcionamento correto e eficiência. Adapte a linguagem do bot ao seu público-alvo para torná-lo mais humanizado, monitore as interações para identificar melhorias e esteja sempre alerta para ajustar os comandos conforme necessário.

Agora que você compreendeu que os bots de conversa representam uma solução poderosa para melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, se você é um empreendedor buscando novas formas de otimizar sua operação, considere implementar um bot de conversa em sua empresa e veja as mudanças acontecerem!

Gostou desse conteúdo sobre bots de conversa? Navegue pelo blog e confira também nosso material sobre Automação de marketing: entenda o que é, vantagens e como escolher. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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