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Chatbot para imobiliária: conheça as principais vantagens!

O chatbot para imobiliária é uma ferramenta importante para o atendimento de sua empresa. Conseguir atender seu público a todo momento, oferecer opções personalizadas e até realizar vendas de modo automatizado são os grandes benefícios dessa tecnologia.

Imobiliárias que oferecem serviços especializados podem se beneficiar do uso de chatbots, otimizando o atendimento e facilitando negociações complexas. Neste guia, vamos explorar os principais aspectos de um chatbot para o setor imobiliário e como essa ferramenta pode melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Confira!

O que é um chatbot para imobiliária?

Por definição, o chatbot para imobiliária é uma ferramenta de automação de atendimento. O software é criado para simular uma conversação humana, mais especificamente o serviço de um atendente. Ele pode ler as mensagens dos seus clientes e orientá-los para um atendimento com passos pré-definidos.

Você pode, por exemplo, configurar o mesmo para dar início ao atendimento e verificar o que os clientes desejam, que tipo de imóveis e até mesmo disponibilizar preços e catálogos diferentes para cada um que chegar até sua plataforma de atendimento. O chatbot funciona em plataformas específicas, como:

  • WhatsApp;
  • Messenger;
  • Instagram;
  • Aplicativos próprios de vendas;
  • E-commerces.

De modo geral, o software pode ser adaptado para qualquer outro aplicativo que já permite uma conversa por meio de mensagens instantâneas. Desta forma, a sua imobiliária pode aproveitar muito mais o tempo e permitir que clientes sejam atendidos em praticamente qualquer hora do dia e com máxima praticidade.

Vantagens de usar chatbots em imobiliárias

Existem diversas vantagens e benefícios em adotar os chatbots em imobiliárias, o serviço favorece especialmente o atendimento, mas pode auxiliar diversos outros setores e áreas da empresa. Uma imobiliária pode aproveitar bastante o uso de chatbots e tornar a sua rotina mais prática e ainda oferecer um atendimento multicanal.

Veja as principais vantagens da ferramenta:

1. Atendimento 24 horas

Atendimento 24 horas é um dos maiores benefícios de passar a usar o chatbot para imobiliárias, onde independente do horário em que o cliente entrar em contato, ele será atendido por sua empresa. Ainda, é possível oferecer diversas soluções pré-definidas, como catálogos e demais serviços.

É interessante que seu chatbot sempre deixe claro que a imobiliária irá atender o cliente em um melhor momento. Desta forma, o cliente se sente mais acolhido e pode esperar pacientemente pelo melhor momento para ser atendido ou até mesmo retornar o seu contato.

2. Personalização

Um dos fatores mais interessantes a respeito dos chatbots é a personalização. O software pode ser programado para interagir de maneira específica para cada tipo de cliente ou interação. Esta personalização pode ocorrer em tempo real, de acordo com as informações disponibilizadas pelos seus clientes.

No entanto, caso sua imobiliária já tenha um tipo de banco de dados, é possível que esta personalização seja programada para interagir com seus clientes que já entraram em contato ou que estavam cadastrados.

Leia também: Psicologia no atendimento ao cliente — conheça tudo sobre o assunto! 

3. Atendimento mais eficiente

Todo o atendimento disponibilizado por sua empresa se torna mais eficiente por meio do chatbot. Independente da forma como o chatbot funciona, o atendimento pode se tornar mais prático e rápido graças às funcionalidades que podem ser programadas no software e a elementos que tornam o atendimento mais eficiente, como:

  • Preparar o cliente para receber o atendimento;
  • Permite que vários atendentes possam estar disponíveis ao mesmo tempo;
  • Marca agendamentos e visitas;
  • Encaminha acessos e conversas de acordo com a demanda;
  • Atender a qualquer momento;
  • Tirar dúvidas e solucionar pequenos problemas.

Pontos e atuações como estas podem tornar o atendimento da sua empresa mais eficiente. Algo importante para qualquer tipo de negócio, sobretudo imobiliárias. Quanto mais rápido o seu cliente for atendido, mais acolhido se sentirá por sua empresa e melhor a chance de converter a interação em venda.

4. Captação de dados

O chatbot também traz para perto da empresa alguns dados importantes que enriquecem suas estratégias. Por meio do software, é possível descobrir alguns detalhes sobre aqueles que entraram em contato. Um dos dados mais comuns, por exemplo, é o seu número de telefone caso contacte a empresa pelo WhatsApp, por exemplo.

Esses dados enriquecem a sua lista de contatos e aumenta o banco de dados da empresa, algo muito importante para uma imobiliária. Com isso sua empresa será capaz de criar um registro personalizado para cada contato, o que facilita a geração de leads e sua qualificação para a compra de certos imóveis.

5. Diferencial competitivo

Ter um chatbot para imobiliária dá um diferencial competitivo para sua empresa em relação a toda sua concorrência. O cliente quando se sente imediatamente acolhido pela empresa tem mais facilidade em recomendar os serviços de sua imobiliária, sobretudo pela facilidade em conseguir informações.

O marketing gratuito não deve ser subestimado, especialmente em um setor onde a confiança na empresa é tão importante como no imobiliário.

Funcionalidades específicas para o setor imobiliário

Ao obter um chatbot para imobiliária diversas funcionalidades podem ser realizadas pelo software, como disponibilizar catálogo de imóveis e preços, algo específico para este setor de vendas. O software chatbot é extremamente versátil, capaz de realizar várias funcionalidades diferentes no atendimento – como:

  • Atender a qualquer momento: sua imobiliária pode oferecer atendimento 24 horas com o chatbot;
  • Cria formulários: o chatbot pode solicitar informações importantes que permitem que a imobiliária crie um formulário para o cliente que entrou em contato;
  • Tira dúvidas sobre os imóveis: seus clientes podem tirar dúvidas sobre os imóveis em uma conversa com o chatbot, saber o modelo, características, preços e condições;
  • Personalização de ofertas: é possível programar seu chatbot para oferecer imóveis de acordo com as características dos seus clientes mais fiéis.

Veja quantas coisas são possíveis com o chatbot, como suas funcionalidades podem trazer vantagens em diversos campos dentro de sua rotina. Quanto mais rápido seu negócio implementar a tecnologia, melhor pode ser o aproveitamento e otimização de suas vendas por meio da ferramenta.

Exemplos de chatbots em imobiliárias

Por conta da versatilidade da ferramenta, é possível ter mais de um tipo de chat interno para imobiliária em funcionamento na empresa, como o software com foco no atendimento e outro capaz de congregar dados com mais facilidade. Cada um deles tem o seu papel e importância dentro da empresa – conheça os principais:

  • Chatbot para atendimento: focado em interagir com seus clientes e criar o cenário para o atendimento dos colaboradores e negociação;
  • Chatbot para coleta de dados: permite que a empresa colete dados dos clientes e crie perfis complexos com vários dados.

Note que esses dois exemplos não são excludentes, isso significa que sua empresa não precisa escolher um enquanto deixa o outro de lado. Pelo contrário, é possível aproveitar ambas as funcionalidades e tipos de chatbots em imobiliária.

Como implementar um chatbot na sua imobiliária

O chatbot para imobiliária deve ser implementado por uma empresa confiável que fornece um software de qualidade. Para isso, você pode contar com a Maxbot, que disponibiliza um chatbot perfeito para suas atividades, capaz de desempenhar inúmeras funcionalidades e garantir um bom atendimento para seus clientes.

Nosso chatbot conta com funções exclusivas como criar uma ficha completa do cliente que entrar em contato e agregar vários atendentes de uma vez só. Desta forma o bot é capaz de enviar a negociação para aquele atendente que tiver menos demanda e está disponível.

Ter um chatbot para imobiliária é um ganho na rotina de qualquer empresa deste setor. Esse chatbot fornece eficiência no atendimento e negociação, pode aumentar o número de vendas e atender seus clientes a todo momento. Continue navegando em nosso blog e conheça as principais características de um atendimento humanizado. Confira!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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