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Como colocar mensagem automática no WhatsApp

Antes de mais nada, você precisa ter a versão do WhatsApp Business em seu dispositivo móvel. Nas configurações do aplicativo, é possível programar mensagens de resposta automática. Assim, você não deixa seus clientes esperando enquanto não pode atendê-los pessoalmente.

Nós preparamos um conteúdo completo com um passo a passo para você configurar suas mensagens automáticas no WhatsApp e otimizar os seus processos de atendimento ao cliente. Aproveite!

Por que usar mensagens automáticas?

As mensagens automáticas são a melhor maneira de você responder a seus clientes imediatamente, seja com boas-vindas ou com uma notificação de ausência, além de poder criar atalhos rápidos de resposta padrão para que você possa atendê-los com mais eficiência posteriormente.

No tutorial a seguir, você vai entender todos os detalhes de como mandar mensagem automática no WhatsApp, além de alguns exemplos de mensagens para diferentes tipos de negócios.

Passo a passo para configurar no WhatsApp Business

A versão empresarial do aplicativo deve estar baixada no seu celular. É ela quem possui as ferramentas para automatizar respostas. Para colocar respostas automáticas no WhatsApp pessoal, você precisa de outros aplicativos, como o WhatsAuto, por exemplo. Também é possível vincular o seu WhatsApp a um telefone fixo.

1. Encontre o botão de configurações

Na tela inicial do aplicativo, procure no canto superior direito o ícone com três pontos alinhados na vertical. Clique neles e depois procure pelo botão de configurações.

2. Procure as configurações da empresa

Dentro do menu de configurações, o primeiro botão que você deve encontrar é o das configurações da empresa. Estamos quase lá. Mais um passo e você já vai poder selecionar as suas mensagens automáticas no WhatsApp.

3. Comece configurando sua mensagem de ausência

No perfil da empresa, você pode ativar a opção mensagem de ausência ou mensagem de saudação. Clique primeiro em mensagem de ausência. O próprio aplicativo já tem uma sugestão de mensagem padrão, mas você pode alterá-la clicando no ícone do lápis, logo ao lado do texto da mensagem.

Na mesma tela, você pode escolher os horários do dia em que o aplicativo envia as mensagens automáticas ou deixar marcado para que ele envie sempre. Salve tudo no canto superior direito da tela.

4. Configure a sua mensagem de saudação

Retorne ao menu de configurações da empresa. Selecione o botão mensagem de saudação e ative o recurso. Aqui você também pode editar o texto padrão para personalizá-lo conforme as necessidades do seu negócio.

Depois, é só salvar clicando no canto superior direito da tela. Agora você já tem mensagens automáticas programadas para quando seus clientes entrarem em contato.

5. Programe algumas respostas rápidas

Nas configurações da empresa, você também pode programar algumas respostas rápidas e criar atalhos para enviá-las. Após clicar no menu, clique no botão + no canto inferior direito da tela.

Digite a mensagem desejada e logo em seguida escolha um atalho que você irá usar na tela de bate-papo para facilitar a sua vida. Pronto. Outro ponto importante que você precisa considerar é a integridade dos dados. Nós temos um guia para você garantir a segurança no WhatsApp.

Exemplos de mensagens para diferentes negócios

Já que estamos falando em facilitar as coisas para você, que tal conferir nossa lista com ideias de mensagens para diferentes tipos de negócios? Você pode adaptá-las para o seu nicho e usá-las conforme achar necessário.

1. Consultoria de Marketing Digital

“😊 Obrigado por entrar em contato com [Nome da Empresa]. Assim que pudermos, vamos responder a sua mensagem. Se preferir, deixe sua dúvida ou diga como podemos ajudar com o seu marketing digital. Até já!”

2. Loja de Roupas

“Oi! 🛍️ Bem-vindo à [Nome da Loja]. A gente fica muito feliz com o seu contato. No momento, nossos atendentes estão ocupados com outros clientes na loja, mas assim que possível vamos entrar em contato para atender a sua solicitação. Gratidão!”

3. Clínica de Estética

“Olá! 🌸 Obrigado por nos contatar. Assim que possível, entraremos em contato para agendar seu horário ou responder às suas dúvidas sobre os nossos tratamentos. A beleza começa aqui! 💖”

4. Academia

“💪 Seja bem-vindo à [Nome da Academia]. Em breve, um de nossos consultores vai te responder sobre planos, horários ou qualquer outra dúvida. Enquanto isso, aproveite para dar uma olhada em nossos programas de treino no site!”

5. Restaurante

“Oi! 🍴 Agradecemos sua mensagem. No momento, estamos finalizando o atendimento de outros clientes, mas logo você será atendido. Se for para fazer um pedido ou uma reserva, pode nos informar aqui mesmo!”

6. Escola de Idiomas

“Olá! 🌍 Estamos super felizes com o seu interesse em aprender novos idiomas com a gente. Em breve, entraremos em contato para fornecer todas as informações sobre cursos, horários e preços. Fique ligado!”

7. Fotógrafo

“📸 Obrigado por me contatar. Estou muito feliz que você tenha me escolhido para registrar momentos importantes da sua vida. Assim que possível, te retorno para esclarecer dúvidas ou agendar seu ensaio fotográfico. Até breve!”

Você percebe como pouca coisa muda de uma mensagem para outra? Não deixe também de usar a sua criatividade a seu favor e use tons de linguagem e outros aspectos regionais ou locais para encantar os seus clientes. Algumas pessoas podem não gostar de receber mensagens automáticas, por isso é fundamental ser criativo e expressivo na hora de elaborar o seu roteiro de WhatsApp para negócios.

8. Consultoria de Finanças

“Olá! 💰 Agradecemos pelo seu contato. Estamos aqui para te ajudar a organizar suas finanças e encontrar as melhores soluções. Em breve, entraremos em contato para entender suas necessidades. Fique tranquilo, estamos cuidando disso!”

9. Pet Shop

“Oi! 🐾 Agradecemos seu contato! Estamos disponíveis para ajudar com produtos, serviços de banho e tosa ou qualquer dúvida que você tenha sobre seu pet. Daqui a pouco, um dos nossos atendentes vai responder a sua mensagem.”

10. Empresa de Limpeza

“🧼 Agradecemos seu contato com a [Nome da Empresa]. Estamos verificando sua solicitação e logo retornamos com mais detalhes sobre os nossos serviços de limpeza. Caso precise de algo urgente, não hesite em nos ligar!”

11. Serviços de Design Gráfico

“Oi! 🎨 Obrigado por entrar em contato com a [Nome da Empresa]. Logo retornaremos para entender melhor o seu projeto e apresentar nossas soluções criativas. Agradecemos a compreensão!”

12. Loja de Produtos Orgânicos

“Olá! 🥕 Obrigado por se conectar com a [Nome da Loja]. Em breve, responderemos à sua mensagem sobre nossos produtos frescos e orgânicos. Se preferir, você já pode dar uma olhada em nosso catálogo aqui na descrição do WhatsApp!”

13. Consultoria de TI

“💻 Agradecemos seu contato. Estamos avaliando sua mensagem e logo responderemos com uma solução técnica para o seu problema. Caso precise de algo urgente, por favor, nos avise e priorizaremos o atendimento.”

Erros comuns a evitar nas mensagens automáticas de WhatsApp

O principal erro a não se cometer na hora de colocar mensagens automáticas no WhatsApp são os textos vagos e genéricos. Quanto mais pessoalidade você der ao tom da mensagem, melhor será a primeira impressão que os seus clientes vão ter da empresa. Evite também o uso de uma linguagem muito informal.

Mantenha sempre a cordialidade e seja o mais sucinto possível, pois a maioria das pessoas não tem paciência para ler mensagens longas e cansativas.

Benefícios das mensagens automáticas de WhatsApp para atendimento ao cliente

Existem muitos benefícios que você pode colher na adoção de mensagens automáticas no WhatsApp. Além de otimizar os seus atendimentos, você estará passando uma mensagem de mais confiança e preocupação com o bem-estar dos seus clientes. Além disso, você pode ter economia nos custos com atendimento e aumentar o volume de forma considerável. Aproveite as nossas dicas e confira também nossa lista com 5 aplicativos e ferramentas para melhorar o WhatsApp. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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