As vendas do Telegram estão se popularizando cada vez mais, entretanto, sempre irá existir aquela quase rivalidade entre os dois principais aplicativos de mensagem no Brasil: Whatsapp ou Telegram.
Muitas vezes é difícil gerenciar dois canais de vendas, então as pessoas preferem optar por apenas uma ferramenta para unificar informações de seus clientes ou leads.
Nesse momento é que surge o principal questionamento: “Onde eu vou ganhar mais dinheiro?”. Aqui você vai conhecer um pouco melhor das diferenças entre essas duas ferramentas e qual delas poderá promover maiores resultados.
Índice
Vendas do Telegram ou Whatsapp, qual a diferença
A primeira coisa que deve ser pontuada sobre as vendas do Telegram é em relação às diferenças principais com o Whatsapp, assim você consegue ter uma ideia do que faz mais sentido para você.
Apesar de o verdinho ser muito mais conhecido e popular, o Telegram realmente acaba trazendo diferenciais com as suas particularidades:
Espaço para enviar arquivos
No Whatsapp você pode enviar arquivos de até 16 MB, enquanto no Telegram esse espaço sobe para 2 GB (extremamente maior!).
Quem trabalha oferecendo muito material (um PowerPoint com todo o folder do seu empreendimento, por exemplo) pode ter dificuldades para lidar com o Whatsapp nesse momento.
Tipos de Grupo
O Telegram tem um grande diferencial: com ele você pode criar um grupo onde apenas você pode se manifestar. No Whatsapp não há essa função, pois todos têm o mesmo direito de mandar mensagem.
Ser o único mensageiro do grupo é ótimo para você divulgar os seus produtos ou repassar avisos.
Acesso ao desktop
Trabalhar no celular é de extrema praticidade, mas sabemos que na hora do “pesadelo” é melhor ter uma tela confortável para fazer as suas atividades.
No caso do Whatsapp há a versão web, mas você precisa obrigatoriamente estar com o celular por perto. Isso já não acontece no Telegram, o que é um ponto bem positivo.
Excluir mensagem
Quem não mandou algo errado e precisou excluir a mensagem que atire a primeira pedra! Mesmo em um perfil profissional isso acontece.
Ambas as ferramentas de vendas oferecem essa opção, mas no verdinho há um tempo e ainda fica registrado que houve a exclusão. No Telegram não há nem sinal da mensagem e ela pode ser excluída a qualquer momento.
Armazenamento tipo nuvem
As vendas do Telegram se tornam muito interessantes por conta do seu esquema de armazenamento. O aplicativo trabalha com um sistema tipo nuvem e você terá acesso às informações em qualquer lugar.
Como você já sabe, no caso do Whatsapp tudo fica gravado na memória do seu celular, o que dificulta o acesso à informação quando feito de forma remota.
Uso de Bots
Com toda a certeza esse é um grande diferencial das vendas. É possível acionar os Bots, que são como robôs virtuais, para algumas funções, como rastreio de encomendas por exemplo.
Vendas do Telegram x Whatsapp Business
Se você já conhece o Whatsapp Business sabe o quanto ele é eficiente para gerenciar o seu próprio negócio e falar com seus clientes.
De fato, o Telegram não conta com essa versão acessória, porém possui um quadro de insights muito interessante.
É uma ferramenta que possibilita compreender melhor qual está sendo a interação com a conversa. Dá até para ver quais são os horários que mais geram engajamento.
Também é possível verificar o número de novos inscritos, qual é a quantidade de mensagens enviadas, taxa de crescimento diário e coisas do gênero. Este pequeno dashboard ajuda bastante nas vendas do Telegram.
No final das contas, as vendas no Telegram são mais lucrativas?
Bem, agora que você entendeu melhor quais são as particularidades do Telegram em comparação ao Whatsapp, resta responder o questionamento inicial: as vendas do Telegram são mais lucrativas que as do Whatsapp?
Veja bem, responder esse questionamento pontualmente não é tão simples assim, pois tudo irá depender do público-alvo e do seu tipo de produto.
Um dos gargalos do Telegram é justamente a popularidade, pois mesmo que ele tenha dado um boom de inscritos nos últimos tempos, o Whatsapp ainda é o maior aplicativo de mensagem do Brasil.
Enfim, é possível fazer duas plataformas extremamente lucrativas, mas é preciso que você avalie qual das duas faria mais sentido.
São ferramentas facilitadoras e você deve direcionar essas facilidades para o tipo de interação que você deseja.
Agora, em questão de taxa de lucratividade e afins, o valor dos seus produtos ou serviços será o mesmo, então o determinante é o número de pessoas qualificadas que estão dentro dos seus aplicativos de mensagem.
Também é importante avaliar em que momento do seu empreendimento você está: começando agora e prospectando novos clientes ou investindo nos clientes que você já tem na base?
As vendas do Telegram são tão lucrativas quanto no whatsapp, basta saber usar a ferramenta.
O que fazer para impulsionar as suas vendas nos aplicativos de mensagem
Então, como dito anteriormente, você precisa entender o que o seu público espera de você para conseguir traçar as estratégias.
Se você lida com catálogo, por exemplo, no Telegram você pode criar um canal para que somente você poste os seus produtos. Pode, inclusive, fazer uma votação para saber que tipo de coisa seus clientes querem que você invista.
Outra possibilidade é investir em informações visuais, ou seja, fazer panfletos e coisas do gênero (sempre pegando pesado na identidade na marca) para que as pessoas batem o olho e já captam as mensagens.
Uma dica muito importante quando estamos lidando com aplicativos de mensagem é o bombardeio de informações.
Não fique falando e falando o tempo todo, descubra o horário de maior engajamento e concentre-se no período em que as pessoas estão mais atentas.
E por ser um aplicativo de mensagem as pessoas esperam respostas rápidas, então tente se organizar para prestar o suporte o mais rápido possível.
As vendas do Telegram são realmente promissoras, onde a nossa dica é que você estude cada possibilidade do aplicativo para tentar direcionar a ferramenta para aquilo que você precisa.
Para vender mais no Telegram e no WhatsApp é preciso de bons gatilhos mentais para convencer o cliente a finalizar a compra. Conheça 11 ideias com o vídeo abaixo: