As pequenas empresas devem realizar várias tarefas ao mesmo tempo. A gestão do produto, o crescimento e o controle de custos são geralmente as prioridades mais importantes como funcionários e despesas.
Tudo isso é fundamental, e prioritário, mas a retenção de clientes é uma das tarefas mais importantes que um empresário pode realizar em seu negócio em fase inicial.
Em primeiro lugar, um dos segredos da fidelização do cliente é fornecer serviços simples e eficientes para solucionar os problemas dos clientes.
Quer saber algumas dicas de atendimento ao cliente para oferecer a melhor experiência ao cliente na sua empresa? Continue lendo o artigo.
Índice
O que é atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é fornecer aos consumidores serviços de ponta a ponta. Ou seja, antes, durante e depois que a compra for concluída.
Prestar um bom atendimento ao cliente pode fazer muito pela percepção que os clientes têm da sua marca.
Por fim, o atendimento ao cliente depende da coleta de feedback, da entrega contínua de valor e da comunicação eficiente.
Importância da qualidade no atendimento ao cliente
Para proporcionar competitividade e competir com os grandes players do mercado, é preciso sabedoria e bom investimento em fatores como preço e divulgação.
Certamente, como alternativa, temos o atendimento ao cliente, o que facilita a criação de políticas de atendimento eficientes e valiosas quando a marca está no início da jornada.
Principais dicas de atendimento ao cliente
1. Tenha atenção ao problema do seu cliente
Quando um consumidor encontra um problema, ele tem apenas um desejo: resolvê-lo. Não importa quão grande ou importante seja o problema, não o deixe ir. Concentre e priorize, pois mostra o quanto sua empresa se preocupa com o bem-estar de seus clientes.
A rapidez na resolução de problemas pode até surpreender os seus clientes, que irão revelar sobretudo a sua agilidade e preocupação aos amigos e familiares – às vezes, nas redes sociais.
2. Invista em vários canais de atendimento
Na era digital, é importante para sua empresa investir em canais de atendimento diversificados.
Além dos serviços pessoais, telefone e e-mail, também pode ser obtido por meio de ferramentas de mensagens instantâneas, como redes sociais e WhatsApp (com a ajuda de uma plataforma de chatbot.)
Desta forma, sua empresa oferece aos consumidores múltiplas formas de chegar facilmente aos seus destinos.
Se você ainda não tem uma equipe de atendimento, as redes sociais podem ser uma grande aliada para o seu negócio. Afinal, eles permitem que você converse ao mesmo tempo.
Além disso, você pode escrever alguns programas de resposta automática, o que tornará seu trabalho mais fácil.
Acima de tudo, cada rede social tem suas peculiaridades e ferramentas, você pode utilizá-las para aproveitar suas vendas e aprimorar seus serviços.
3. Seja rápido e não deixe seu cliente esperando
Uma dica importante para um bom atendimento é manter sua marca sempre disponível. Isso inclui aparecer nas redes sociais e fornecer a ele vários canais de contato.
Além disso, evite fazer os clientes esperar muito tempo, especialmente quando os serviços personalizados já estão em andamento, o que pode reduzir o risco de perdê-los.
O atendimento rápido e eficiente é um dos fatores básicos nos mais diversos processos de compras. Isso porque, atualmente, o consumidor se considera o protagonista da relação com a marca e as exigências são cada vez maiores.
Portanto, não basta oferecer produtos de qualidade e preços preferenciais, o consumidor quer sentir a importância e a particularidade da marca, não apenas como número, mas como pessoa.
4. Faça pós venda
Não espere até que apareça a reclamação para entrar em contato e certificar-se de que o cliente está satisfeito.
As pesquisas de satisfação e o atendimento pós-venda devem ser priorizados para garantir um bom atendimento ao cliente e evitar que ele tenha prematuramente uma visão negativa de sua marca.
Um e-mail pode exigir mais tempo para formular uma resposta. No entanto, permite que você tenha mais tempo para responder às solicitações dos clientes. É uma ótima opção para realizar o pós venda.
5. Tenha foco na qualidade do atendimento
Essa dica é meio óbvia, mas infelizmente isso não é praticado no Brasil. O nosso país já esteve em primeiro no ranking de piores atendimentos por telefone.
Oferecer um bom serviço depende mais de atitude e preparação do que de apoio financeiro e de uma grande equipe.
Portanto, quando você está apenas começando e a necessidade de suporte é baixa, é o momento ideal para lançar uma boa base e ter um serviço de qualidade como fator de crescimento do negócio.
A qualidade do serviço é uma força poderosa que impulsiona as pequenas empresas, promove seu crescimento e muda os desafios.
Afinal, conforme você cresce, você precisa manter os padrões de qualidade para mais clientes.
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