As empresas estão priorizando cada vez mais a qualidade do atendimento ao cliente, e a agilidade nos processos tem se tornado fundamental para isso.
Primeiramente, já existem alguns recursos técnicos que podem automatizar o atendimento ao cliente.
O principal benefício de investir nessa automação de processos é economizar tempo e recursos para a empresa. Isso torna o processo de serviço mais eficiente.
A experiência do cliente tornou-se um diferenciador-chave da marca em um cenário de negócios cada vez mais competitivo.
Como resultado disso, tem havido uma demanda crescente para que as empresas otimizem seu atendimento ao cliente.
Hoje, as empresas devem garantir que seu atendimento ao cliente atenda às demandas crescentes de experiências personalizadas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vários idiomas, que podem ser realizadas em vários canais.
Neste artigo vamos falar sobre como automatizar o atendimento ao cliente. Como você pode escalar e acelerar os processos da sua empresa de forma rápida e eficaz?
Índice
Por que automatizar o atendimento ao cliente da sua empresa?
Quando você tem uma dúvida ou problema, você quer poder respondê-lo ou resolvê-lo o mais rápido possível, certo? Considere que seus clientes se sentirão da mesma maneira ao decidir se comprarão seus produtos ou serviços.
O atendimento automatizado ao cliente ajudará os clientes atuais e potenciais a responder às suas perguntas o mais rápido possível, ao mesmo tempo que lhe dá a liberdade de gerenciar outros aspectos do seu negócio.
Portanto, isso o ajudará a progredir e progredir sem ter que gastar muito tempo precioso de trabalho resolvendo o mesmo problema repetidamente.
Tipos de atendimento ao cliente
Contato presencial
Em primeiro lugar, a presença física do ponto de venda existe há muito tempo, onde a recepção dos clientes é feita pelo proprietário da empresa ou familiares que ajudam a empresa familiar.
Mas esse relacionamento se desenvolve com o tempo. Atualmente, os grandes varejistas consideram o atendimento presencial como um diferencial de negócios.
Contato via telefone
O telefone é uma das primeiras tecnologias a mudar completamente o campo do serviço. Sem necessidade de ligação local, o telefone pode facilitar o trabalho de atendimento e auxiliar no processo de vendas e suporte, assim como no caso do atendimento.
Mesmo que o serviço atual não agrade ao público, como mostra estudo divulgado pelo portal de comércio eletrônico brasileiro, o atendimento telefônico ainda é uma característica importante dessa estratégia de suporte e relacionamento.
Contato por e-mail
O e-mail é um tipo de serviço de atendimento ao cliente para empresas modernas e, obviamente, é amplamente utilizado para solucionar dúvidas e fornecer o suporte necessário para os consumidores.
A principal vantagem desse modelo é que a comunicação é assíncrona, ou seja, o envio e recebimento de mensagens não requer atenção em tempo real das partes relacionadas. Na prática, isso significa que você envia um e-mail e espera uma resposta.
Redes sociais
A rede social é um recurso ágil e flexível para quem precisa de um atendimento rápido e deseja evitar o uso do telefone ou e-mail.
Além dessas qualidades, as redes sociais também proporcionam maiores conexões entre consumidores e empresas.
Vantagens de automatizar seu atendimento
A automação do atendimento ao cliente é um processo integrado projetado para simplificar o atendimento ao cliente e reduzir a necessidade de envolvimento manual na solução das solicitações do cliente da maneira mais rápida e eficaz possível.
As empresas desejam usar ferramentas que automatizam tarefas para automatizar suas equipes de atendimento ao cliente.
Essas ferramentas e tecnologias podem incluir inteligência artificial, automação de processos robóticos, aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (PLN).
Reduz erros humanos
A automação reduz o fator humano no negócio, reduzindo assim a possibilidade de ociosidade, possíveis erros de entrada de dados, etc.
Redução de custos
Não há necessidade de contratar mais funcionários para realizar tarefas de gerenciamento relacionadas ao suporte.
No entanto, a configuração inicial do software e a manutenção subsequente podem exigir uma pequena taxa.
Minimize o tempo de espera
Ao automatizar o atendimento ao cliente, todos os processos internos (como entrar em contato com outro departamento, rastrear tíquetes de suporte ou rastrear clientes) serão executados com mais rapidez. Portanto, os clientes terão um tempo de resposta mais rápido.
Soluções mais eficientes para automação
Por fim, as soluções como chatbots avançados, sistemas de gerenciamento de conhecimento e inteligência artificial podem fornecer atendimento ao cliente escalonável 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vários idiomas.
Eles podem resolver questões contextuais complexas e problemas comuns, enquanto usam seus insights de dados acionáveis acumulados para fornecer aos clientes uma experiência personalizada e fornecer feedback e assistência a agentes humanos.
Os benefícios são óbvios. De processos simplificados a uma experiência mais tranquila para clientes e agentes, eles economizam tempo, dinheiro e recursos fornecendo respostas de alta qualidade.
Automatizar o atendimento ao cliente também pode ajudar os agentes humanos a melhorar seu fluxo de trabalho e se concentrar em tarefas mais complexas.
Como colocar tudo isso em prática
Acima de tudo, agora que você já entende o quanto automatizar o atendimento ao cliente na sua empresa pode evoluir e trazer benefícios, é hora de aplicar tudo isso na sua empresa.
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Passo a passo de como automatizar o atendimento ao cliente no WhatsApp
Confira o passo a passo de como automatizar o atendimento ao cliente no WhatsApp.
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Baixe o aplicativo do WhatsApp Business API e crie uma conta de pessoa física;
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Acrescente os dados da sua empresa;
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Crie um template (modelo) e envie para aprovação da empresa Meta;
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Contrate o chatbot da Maxbot, parceiro oficial do WhatsApp Business API;
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Crie mensagens personalizadas e configure conforme a finalidade que deseja. Por exemplo, se precisa deixar uma mensagem automática de ausência e horário de atendimento, ou mensagem de saudação;
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Dispare mensagens em massa para clientes que já autorizaram o recebimento da sua mensagem para informar as novidades.
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