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Mensagem de saudação WhatsApp: 6 exemplos para usar

Um vendedor moderno não deve subestimar nem por um momento uma boa mensagem de saudação WhatsApp business. A mensagem de saudação é o primeiro contato que o cliente tem com a empresa. Um estudo mostrou que, no atual mercado, mais de 80% das empresas utilizam o WhatsApp para vender, ou seja, podemos considerar o aplicativo um ambiente comum no mercado.

Como o WhatsApp já conquistou a posição de aplicativo uniforme para todo o mercado, os vendedores devem se atentar e descobrir métodos de tornar seu atendimento diferente, inovador e assertivo na plataforma. E as mensagens de saudação, por exemplo, podem ser um meio básico e eficaz para isso. Elas são as boas-vindas que o cliente precisa, um cartão de apresentação da empresa.

E mesmo sua simplicidade pode esconder muita estratégia. Uma mensagem de saudação pode ser muito bem pensada, e contar com recursos interessantes e inteligentes para lidar com seu cliente. Conheça opções de mensagens de saudação para vender muito pelo WhatsApp!

1. Mensagem de saudação simples

Uma mensagem de saudação simples é aquela que não contém tantos elementos de aproximação com o cliente. Ela é mais comedida, aposta em um tratamento impessoal, mas, ao mesmo tempo, completo.

Conta ainda com poucos elementos, sendo que a saudação é um deles, e algumas informações diretas e práticas sobre a empresa. Embora a humanização no atendimento e a personalização sejam tendências no mercado, este tipo de saudação simples é efetiva para empresas de caráter mais impessoal, como um escritório de advocacia, por exemplo. Entre os exemplos de mensagens desta natureza podemos citar:

  • Olá! Bem-vindo à empresa X. Digite sua solicitação e aguarde nosso atendimento;
  • Somos a empresa X, como podemos ajudar? Digite o que você precisa e aguarde atendimento;
  • Boa tarde, tudo bem? Bem-vindo à empresa X. Em breve um dos nossos atendentes irá começar o atendimento;
  • A empresa X tem a honra de te atender. Sou o atendente Y, me diga no que posso ajudar.

São exemplos de mensagens de saudação simples que podem ser adotados em sua empresa!

2. Mensagem de saudação com tempo de espera

Para empresas com muita demanda, é necessário estipular um tempo de espera para o cliente, para que ele não se sinta deixado de lado. É importante, no entanto, que este tempo seja sempre honrado para que o cliente não fique estressado. Elas contam com dois elementos: a mensagem de saudação e o tempo médio de espera para o atendimento. Conheça exemplos:

  • Olá! Somos da empresa X. Em cerca de Y minutos um dos nossos atendentes irão iniciar o atendimento;
  • Bem-vindo à empresa X! Em breve você será atendido por um de nossos colaboradores. Você está na posição Y da fila, o tempo médio de espera é Z.

E mais uma vez reforçando: respeitar o tempo de espera que o estipulado é essencial. A mensagem perderá seu valor caso o tempo não seja respeitado pela empresa.

Aproveite e leia também: Como fidelizar clientes: 7 dicas para colocar em prática.

3. Mensagem para coleta de informações

A mensagem de saudação WhatsApp para clientes pode contar com uma função dupla de auxílio para a empresa: além de entender o cliente, serve também para conseguir dados sobre aquele consumidor que entrou em contato. Essa é uma vantagem com dois benefícios: a conquista do dado, que pode ser uma informação interessante e ser integrada no banco de dados da empresa, e a agilidade do atendimento.

  • Olá! Bem-vindo à empresa X. Em breve você será atendido. Mas, para agilizar o atendimento, envie, por gentileza, sua dúvida, endereço, nome, telefone e e-mail para contato. Aguarde um dos nossos atendentes;
  • Somos a empresa X, no que podemos auxiliar? Para agilizar o atendimento informe seu nome completo, documento e número do protocolo;
  • Olá! Em breve um dos colaboradores de nossa empresa irá te atender. Aguarde com o número do documento ou protocolo.

Esse tipo de mensagem costuma aparecer em equipes ou empresas que realizam suporte. Assim, o cliente já adianta quais são suas necessidades, queixas ou problemas que está enfrentando antes mesmo de ser atendido.

4. Mensagem com catálogo de produtos

Para empresas que trabalham com catálogo ou cardápio, uma opção maravilhosa é inserir o catálogo de produtos e serviços na mensagem de saudação. Assim, se o cliente entrar em contato para conhecer seus produtos ele será atendido imediatamente, e o serviço de forma geral será mais ágil e prático. Entre os exemplos podemos citar:

  • Olá! Bem-vindo a empresa X. Em breve iremos atendê-lo(a), confira nosso catálogo de produtos [link ou catálogo em PDF/imagem];
  • Bem-vindo! Somos a empresa X e oferecemos os seguintes produtos [insira catálogo]. Obrigado pela preferência!;
  • Bem-vindo cliente! Verifique nosso catálogo aqui, e aguarde o atendimento de um de nossos colaboradores.

Viu mensagens de saudação assim são funcionais e práticas para uso no WhatsApp? Toda empresa que trabalha com catálogos deveria implementar.

5. Mensagens para vendas e prospecção

Você também pode utilizar uma mensagem de saudação para clientes a fim de procurar por novos consumidores no mercado. Essa seria uma mensagem de prospecção, quando a empresa é ativa e apresenta o seu negócio para um novo consumidor.

É um tipo de mensagem que deve ser mais cuidadosa, estratégica e bem pensada. Porém, oferece benefícios para empresa quando atinge seus objetivos. Podemos citar como exemplos de mensagens para prospecção no WhatsApp:

  • Olá cliente X, você já conhece a empresa Y? Estamos começando novas atividades, e oferecendo o produto Z em uma promoção especial! Entre em contato com nossa empresa para saber mais;
  • Precisando de uma ajudinha com atividade X? Conheça a empresa Y, especialista no assunto! Entre em contato com a gente!

Essas são mensagens de prospecção que podem trazer novos clientes para sua empresa. Não deixe de utilizar!

6. Mensagens de saudação para sinalizar ausência

E caso o cliente entre em contato para conversar com a empresa em um momento não muito propício? Quando não há quem o atenda? Nesses casos, para manter o relacionamento com o cliente mesmo assim, é necessária uma mensagem de saudação para sinalizar ausência.

Com este tipo de mensagem a empresa sinaliza para o cliente que neste momento não há ninguém para atender. Veja alguns modelos de mensagens de ausência para WhatsApp Business!

  • Olá! Infelizmente no momento nosso time de atendentes está ausente e não pode te atender. Pedimos desculpas pela inconveniência, entraremos em contato assim que possível;
  • Boa noite, cliente! Nós da empresa X pedimos desculpas e reforçamos que nosso horário de atendimento é das 08:00 horas até as 18:00. Por favor, entre em contato amanhã no horário de atendimento;
  • Olá, agradecemos seu contato! Infelizmente já encerramos nossas atividades por hoje, mas amanhã às X horas iremos responder sua solicitação. Abraços!

Essas são algumas das mensagens de ausência, necessárias para períodos onde não há ninguém para atender o cliente.

 

como automatizar o envio das mensagens

Como automatizar o envio dessas mensagens?

Há uma ótima função no WhatsApp que permite que o envio de mensagens como essas seja configurado para envio automático! Isso facilita bastante a vida de qualquer empresa. No entanto, o modelo de mensagem deve ser aprovado pela Meta antes de ser utilizado. Para programar basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse configurações do WhatsApp;
  • Vá até “mensagens de ausência”;
  • Toque em “editar mensagem”;
  • Programe o horário e prontinho! Você tem suas mensagens programadas.

Agora você pode programar suas mensagens para adiantar e agilizar o processo de atendimento de sua empresa.

Quais os cuidados ao criar frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp Business?

Existem cuidados que devem ser tomados antes de programar uma mensagem automática no WhatsApp. As mensagens devem ser criativas, cordiais, respeitosas e educadas. Erros de português não são tolerados, e a linguagem deve ser adequada ao público.

Também é importante que essas mensagens tenham o espírito do seu atendimento, e sejam condizentes com o caráter do seu consumidor. Mas nada muda que a mensagem de saudação WhatsApp Business pode ser uma ferramenta essencial para sua empresa!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a ter ideias de mensagens para mandar a seus clientes no WhatsApp de seu negócio. Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre como fazer um bom pós-venda e manter seus clientes sempre com você!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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