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Inteligência artificial nas empresas: veja exemplos

O uso de uma inteligência artificial (IA) é, atualmente, essencial para qualquer empresa que deseja se modernizar. Isso se deve pelo fato de que ela é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, tendo o potencial de modificar consideravelmente o modo de funcionamento das empresas.

Por isso, podemos dizer que tem um potencial benéfico para aquelas empresas que aceitarem essa tecnologia, independente da área em que atuam. E por que disso? Uma inteligência artificial consegue realizar aquelas atividades numerosas, repetitivas e manuais, além daquelas que precisam de análise e tomada de decisão.

E pensando nisso, a Maxbot te traz neste conteúdo um pouco mais sobre o que é uma inteligência artificial, além de suas vantagens e principais funções para uma empresa.

Mão robô e cérebro virtual

O que é inteligência artificial?

O termo “Inteligência Artificial” refere-se a um sistema que envolve o agrupamento de várias tecnologias, como algoritmos, sistemas de aprendizado, redes neurais artificiais e entre outras que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, percepção de ambiente, raciocínio e a habilidade de análise para a tomada de decisões.

É seguro dizer que o conceito de inteligência artificial está relacionado a sua capacidade de soluções tecnológicas, além de realizar aquelas atividades de um modo considerado inteligente. Elas também possuem uma capacidade de, digamos, “aprender por conta própria”, por conta dos sistemas de aprendizado que analisam enormes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

Podemos dizer que a inteligência artificial também é um campo da ciência, em que seu objetivo é desenvolver, estudar e conseguir empregar máquinas a ter atribuições que um humano teria de maneira autônoma.

Certo, entendemos o que é uma inteligência artificial, mas como ela realmente funciona? É isso que explicaremos a seguir!

Como funciona uma inteligência artificial?

Digamos que o funcionamento de uma IA é baseada em alguns algoritmos inteligentes e grandes volumes de dados digitais. Dessa forma, eles dão a possibilidade do sistema ler, interpretar padrões e informações para aprender automaticamente.

E para que esse funcionamento aconteça de maneira correta, é importante que a inteligência artificial tenha uma alimentação de novos dados com frequência. O desempenho pode se basear em:

  • Poder de processamento: se refere a capacidade operacional do sistema em processar e absorver novas informações;
  • Big Data: disponibilização para grandes volumes de dados;
  • Modelo de dados: são estruturas utilizadas para categorizar, analisar e processar dados.

Como dissemos anteriormente, a IA tem a capacidade de simular uma característica humana e esse é o seu objetivo. Ela é muito mais do que apenas seguir linhas de programação. Porém, essa não é uma tarefa fácil. A dificuldade da simulação se deve pelo funcionamento e entendimento de todos os processos biológicos que ocorrem em nosso cérebro.

Então a inteligência artificial funciona mediante de processamento de dados muito maiores do que podemos realizar em nossas atividades do dia a dia. Tudo isso ocorre por meio de programação e códigos, que operam por meio de funções matemáticas.

Para saber quais são as tecnologias que permitem a IA funcionar corretamente, veja nosso tópico a seguir!

Robô segurando chip

Tecnologias para o funcionamento de uma IA

Todo o processo anterior não acontece de maneira autônoma, na verdade, é necessário combinar algumas diferentes tecnologias para que a máquina consiga copiar o raciocínio lógico humano. Algumas dessas tecnologias são:

Machine Learning

A inteligência artificial é um enorme campo que pode conter inúmeros tipos de conceitos. E o principal, a base fundamental para todos os processos e que permite a IA atingir os resultados esperados pelos seus desenvolvedores, é o Machine Learning — aprendizado de máquina. É ele que possibilita de outras tecnologias conseguirem evoluir e aprender sozinhas.

Isso acontece pelo seu processamento de dados e identificação de padrões, possibilitando tomadas de decisões sem que haja a necessidade do sistema ser programado para chegar a uma certa conclusão.

Esse tipo de tecnologia é utilizada em sistemas de recomendações personalizadas, por exemplo, serviços da Amazon e Netflix.

Deep Learning

Podemos chamar o Deep Learning de aprendizagem profunda, pois se trata de um tipo especial de aprendizado da máquina. Nessa tecnologia, temos o envolvimento de redes neurais artificiais, que possuem diversas camadas de abstração, tendo o reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação sustentado por conjuntos de dados.

E como ocorre o processo de aprendizado? Ele acontece entre as camadas de neurônios matemáticos, em que as informações são transmitidas a cada camada. Porém, nesse esquema, a saída de camada anterior é a entrada da posterior. Um exemplo do Deep Learning na inteligência artificial seria a identificação de imagens e no reconhecimento de falas.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Esta tecnologia tem como objetivo o estudo e a tentativa de reproduzir alguns processos de desenvolvimento que são ligados ao comportamento da linguagem humana. E para isso ocorrer, ele faz o uso de softwares, programação e alguns outros tipos de soluções.

Então o PLN dá a possibilidade das máquinas de compreenderem melhor os textos, envolvendo o reconhecimento de contexto, desenvolvimento de resumos e extração de informações. É ainda possível criar textos com os dados obtidos pelos computadores.

O uso do Processamento de Linguagem Natural é muito utilizado em áreas de atendimento ao consumidor e na reprodução de relatórios corporativos.

Principais aplicações de IA nas empresas

Agora que sabemos para que serve o uso da inteligência artificial, como ela pode ser aplicada nas empresas? Bem, em particular nas empresas, ela é utilizada para poder potencializar os resultados, economizar tempo e o principal, aumentar a produtividade.

Ela pode ser implementada em diversos setores para que as tarefas tenham um melhor desempenho, além de ajudar os colaboradores e gestores a ter uma melhor administração do mapeamento dos processos.

Abaixo você pode observar quais são as principais aplicações de uma inteligência artificial dentro das empresas:

Aplicação de gestão

A IA é atualmente utilizada em corporações para um melhor auxílio na gestão. Elas são determinantes, por exemplo, para que a empresa possa identificar quais são os colaboradores que estão desempenhando as tarefas com mais eficiência.

Poder usufruir deste tipo de ferramenta ajuda e muito na tomada de decisões dos gestores, já que eles conseguem informações e dados precisos, além de confiáveis, sobre os processos da empresa. E sabemos que poder contar com dados relevantes, pode tornar tudo mais fácil, já que as análises serão assertivas sobre o que não está dando certo e o que está.

Assistente pessoal

Além de auxiliar nos processos e tarefas de uma empresa, a inteligência artificial também pode ser útil para agendamentos de reuniões, atividades, horários em agenda. Ela pode ser uma excelente assistente pessoal.

Um bom e bastante conhecido exemplo é a Siri, que está presente em muitos produtos da Apple. Ela funciona por comando de voz, sendo usada como uma facilitadora para atividades rotineiras.

E como dissemos anteriormente sobre o constante aprendizado que ela recebe, esse tipo de software é também constantemente atualizado. Tendo seus dados de preferência, ele consegue antecipar algumas solicitações conforme a tendência do comportamento de cada pessoa. Isso significa que a experiência do usuário sempre terá a tendência de melhorar.

Mecanismo de segurança

Claro que a inteligência artificial pode ser usada como um mecanismo de segurança, tanto em situações do cotidiano quanto a ataques digitais.

Um bom exemplo disso é em relação aos sistemas de internet banking. Poder contar com um sistema de inteligência artificial que seja vinculado a esses servidores que hospedam os serviços, pode identificar ataques com mais rapidez. Além de que ele consegue analisar novas formas de ataque que tiveram êxito, criando assim outras formas de neutralização para evitar novas tentativas.

Tratando-se do nosso mundo físico, outra forma de utilização dessa tecnologia seria em câmeras de trânsito, ajudando as entidades de segurança a monitorar o tráfego, podendo tomar melhores decisões que melhoram o fluxo de veículos nas vias.

Ensino

A educação vem cada dia mais se transformando. E a maneira como os conteúdos são passados pelos professores nem sempre se tem o resultado esperado. Por isso, o ensino tem requerido uma maior interação entre os alunos e professores dentro de uma sala de aula, sendo uma forma de potencializá-lo.

O uso da tecnologia seria de uma tecnologia ou computação como forma de professor. Ou seja, que ele atue 24h por dia, ficando sempre disponível aos alunos e podendo ser consultado sempre que necessário.

Vendas e marketing

A principal vantagem de usar a inteligência artificial nas empresas é a sua melhoria no atendimento ao cliente. Poder ter um atendimento personalizado pode gerar maior praticidade, além de conforto ao seu cliente.

Lembra que falamos do Machine Learning? Aqui ele é aplicado no sistema em que ele consegue aprender por conta própria uma nova função, sem que haja uma programação. E conforme os próprios dados são coletados, a IA vai se adaptando com o tempo.

Chatbot

A inteligência artificial é utilizada nos chatbots, que utilizam de uma linguagem para poder conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada. Podendo também reconhecer nomes e números de telefone, reproduzindo um comportamento humano.

São integradas a outros bancos de dados e ferramentas, podendo automatizar algumas rotinas simples de cadastro, consulta de informações e atualizações. Esse tipo de integração pode deixar os serviços mais rápidos e melhorar a experiência do cliente.

Robô mexendo no celular

Vantagens da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

Vimos que a inteligência artificial pode ser utilizada para muitos fins, e que com certeza sua tendência será crescer cada vez mais. Por isso, confira com a Maxbot quais são as vantagens para sua empresa poder contar com uma inteligência artificial que auxilie e melhore seu atendimento ao cliente:

1. Atendimento

A primeira vantagem de poder utilizar um chatbot para seu atendimento é de sua disponibilidade 24h por dia nos 7 dias da semana. Dessa forma o cliente pode conseguir as respostas a qualquer momento e em qualquer lugar, sem depender do horário comercial.

Essa total disponibilidade pode aumentar de forma considerável as oportunidades de venda, já que o cliente pode obter a resposta de imediato e realizar uma compra, se for o caso do e-commerce. E confira em outro post aqui do blog em que falamos mais sobre dicas de atendimento ao cliente.

2. Escalabilidade

Em um atendimento comum, a capacidade depende muito do tamanho da equipe. Com os chatbots, não existe uma limitação.

Somente um único bot pode atender vários contatos, por exemplo, o chatbot da Maxbot, um único atendente consegue fazer o atendimento para 500 contatos, o que permite a empresa escalar o serviço de atendimento, alcançando mais pessoas. Isso é importante para startups e scale-ups.

3. Atendimento omnichannel

Também conhecido como multicanal, é também garantido pela inteligência artificial, pois os chatbots podem ser integrados a outros tipos de canais diferentes. Com isso, a empresa pode fazer o uso da mesma tecnologia em vários sistemas de mensagem, o que facilita e muito a vida do cliente.

Para saber mais sobre o assunto, temos um conteúdo completo sobre Omnichannel aqui no blog!

4. Melhora a experiência do cliente

A principal reclamação que muitos clientes têm em relação aos atendimentos, são a demora. Com o chatbot, isso não é um problema.

Além de receber mensagens de maneira instantânea e que, com as atualizações que mencionamos anteriormente no texto, elas estão cada vez mais precisas. Outro ponto é que os consumidores conseguem acessar inúmeros conteúdos pelo chatbot sem precisar falar com alguém.

5. Otimização de equipe

Por último, a inteligência artificial pode trazer ao atendimento a otimização das equipes, o que torna tudo mais estratégico e prático. Os bots conseguem resolver a maioria das dúvidas e solicitações, com isso, as pessoas físicas conseguem ficar disponíveis para resolver problemas mais complexos, podendo desprender de mais tempo e um serviço mais qualificado.

E se você se interessou pela inteligência artificial, ainda mais ao seu uso no atendimento, a Maxbot te mostra com mais detalhes. É somente necessário que você veja qual o chatbot mais adequado e que atenda às suas necessidades, por exemplo, atendimento, gerenciamento de pedidos, funções de suporte e cardápio digital.

Após isso, é possível integrar a tecnologia aos seus canais de comunicação e aproveitar o que o chatbot tem a oferecer para você e ao seu cliente.

Dê uma olhada em nosso site para conferir mais sobre essa tecnologia, o chatbot, e veja como ela pode melhorar o seu atendimento ao cliente. E não esqueça de continuar a leitura em nosso blog para mais informações.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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