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Outsourcing: o que é e como funciona

No cenário atual, saber sobre outsourcing o que é e como funciona se torna essencial para gestores de empresas e empresários de negócios dos mais variados portes. No geral, esse é o processo de contratar recursos ou serviços externos, ou seja, de outras empresas em vez de contratar novos clientes.

Nesse ponto, a terceirização é a contratação de uma empresa externa para a realização de um serviço que seria feito por um colaborador da empresa, ou seja, envolve a transferência de responsabilidades relacionadas a algumas funções. Isso pode incluir o desenvolvimento de software, edição de vídeo, criação de conteúdo, atendimento ao cliente e diversos outros – entenda tudo o que precisa saber sobre outsourcing, o que é e mais!

Definição de outsourcing

O outsourcing trata-se de uma prática comum em empresas de variados portes que envolve a contratação de profissionais externos para realizar tarefas específicas. A estratégia, em questão, permite que as empresas se concentrem em outras tarefas enquanto os parceiros externos tratam de outras áreas.

No entanto, antes de buscar pelo tipo de serviço, é fundamental entender mais sobre o recurso e fatores como Outsourcing o que é e seus principais exemplos. Por exemplo, uma loja virtual exige muitas demandas técnicas que apenas um profissional pode fazer.

Com isso, o proprietário pode contratar terceiros para realizar trabalhos, como desenvolvimento de templates, atendimento ao cliente, configurações do site e diversos outros. Investir em Outsourcing é muito mais barato que contratar um novo colaborador, que exige custos rescisórios para o antigo funcionário, além de benefícios e diversos outros gastos com o novo funcionário.

Vale lembrar que o recurso pode ser aplicado em negócios de diversos tamanhos e setores e é especialmente importante para preencher áreas que os colaboradores e gestores não possuam conhecimento necessário.

Vantagens e desvantagens do outsourcing

A terceirização de serviços, ou Outsourcing, também possui vantagens e desvantagens que podem impactar significativamente na área em questão. Além de entender Outsourcing o que é, é essencial compreender quais as vantagens, tais como:

  • Eficiência: a empresa para transferir a tarefa de determinada tarefa para um profissional experiente;
  • Agilidade: o processo de contratação é muito mais ágil que a efetivação de um novo colaborador;
  • Redução de custos: as empresas podem reduzir consideravelmente os custos com a contratação de novos funcionários que exigem benefícios, equipamentos, treinamentos e outros;
  • Retorno sobre investimento (ROI): a estratégia pode facilmente trazer retorno sobre o investimento, ou seja, o sucesso esperado;
  • Redução de riscos: ao terceirizar um serviço, a empresa pode reduzir os riscos de realizar uma tarefa muito arriscada e complexa demais.

Além disso, a empresa também pode se destacar em um mercado em constante crescimento e desenvolvimento, especialmente por recorrer a profissionais que possuem a competência necessária para realizar uma tarefa específica. Por outro lado, o Outsourcing também possui desvantagens, como:

  • Falta de controle: uma das principais desvantagens é que a empresa não possui o controle em relação ao serviço prestado e se ele sairá como o esperado;
  • Risco de precarização do serviço: existem muitos riscos relacionados a entrega do serviço e a sua qualidade;
  • Riscos relacionados à confiabilidade: se o serviço não for devidamente monitorado, ele pode não ter a qualidade ou resultado esperado.

Nesse sentido, ao contratar uma empresa para realizar um serviço, é fundamental conferir a qualidade dos trabalhos anteriores. Assim como, também, ao contratar freelancers, é fundamental ter muito cuidado e procurar saber sobre suas experiências passadas.

Áreas comuns para aplicação do outsourcing

O outsourcing é uma prática amplamente procurada por empresas de diversos segmentos e portes como pequeno, médio ou grande. Assim, é possível delegar tarefas para outras empresas, nos quais as áreas mais comuns incluem:

  • Atendimento ao cliente: essa é uma das aplicações mais comuns do outsourcing e empresas especializadas oferecem diversos serviços, como suporte ao cliente, chat online e atendimento ao telefone;
  • Contabilidade: pequenas empresas e startups costumam contratar esse serviço com frequência;
  • Tecnologia da Informação (TI): esse tipo de serviço inclui o desenvolvimento de software, suporte técnico, configuração de sites e manutenção de hardware;
  • Advocacia: diversas empresas buscam por outsourcing para serviços jurídicos; 
  • Recursos Humanos: alguns serviços burocráticos como o processo de desligamento de colaboradores e folha de pagamento pode ser realizado por empresas terceirizadas;
  • Marketing e vendas: alguns serviços de telemarketing, administração de mídias sociais, pesquisa de mercado, consultoria de vendas e e-mail marketing podem ser terceirizados;
  • Logística: o transporte e distribuição de produtos e outros também pode ser realizado por outras empresas.

Ao escolher qual empresa realizará o serviço é importante avaliar com cuidado as vantagens e desvantagens de cada alternativa e sempre optar pela melhor solução para a empresa.

Exemplos de empresas que utilizam outsourcing

Atualmente grandes empresas utilizam outsourcing como recurso para delegar determinadas tarefas que podem ser complexas demais para serem resolvidas. Algumas das principais empresas incluem:

  • GitHub: reconhecida como uma das principais plataformas de versionamento de código;
  • Kumon: é um método de estudo que visa desenvolver alunos autodidatas e é atualmente utilizado em diversos países ao redor do mundo;
  • WhatsApp: um dos aplicativos de conversa mais utilizados do mundo e acreditaram que o outsourcing é a melhor opção em sentido financeiro;
  • Skype: o Skype é uma das plataformas de conversas pioneiras e muito utilizada por corporações;
  • 12 minutos: um dos melhores aplicativos de audiobook e resumos de livros;
  • Google: empresa multinacional de serviços online e software que utiliza o outsourcing há alguns anos;
  • Alibaba: reconhecido como um dos principais mercados online do mundo e também utiliza o outsourcing;
  • Opera: é a maior empresa de telecomunicações da Noruega e utilizou o outsourcing para a criação da plataforma e sua implementação.

Outras grandes empresas que utilizam ou já utilizaram o outsourcing inclui o Basecamp, MySQL, Studytube, Slack e diversas outras. Nesse contexto, além de entender a fundo sobre o outsourcing o que é e como funciona, é crucial ficar por dentro das empresas que a utilizam para saber que a sua empresa também pode crescer ainda mais ao terceirizar recursos ou serviços.

Como escolher um parceiro de outsourcing

Além de entender sobre o outsourcing o que é e como funciona, é importante saber como escolher um parceiro de outsourcing de maneira segura. Esse processo exige uma análise cuidadosa, que inclui os seguintes fatores:

  • Defina quais as necessidades da empresa;
  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Avalie as propostas;
  • Negocie os contratos;
  • Escolha uma empresa confiável.

Além disso, é crucial conferir se a empresa possui a expertise necessária e comprovada na área em que precisa de do serviço. Caso não tenha conhecimento sobre o assunto, entre em contato com um especialista.

Impactos do outsourcing na empresa

Quando se diz respeito ao outsourcing o que é e como funciona para empresas, a estratégia desempenha um papel crucial no que se refere a trabalhos imediatos. Além disso, outros impactos incluem:

  • Acesso a serviços de qualidade;
  • Redução de custos;
  • Flexibilidade;
  • Minimização de riscos;
  • Aumento da eficiência.

A melhor parte é que independente do segmento ou porte do negócio, é possível recorrer ao outsourcing. O chatbot, por exemplo, é um exemplo disso e a Maxbot é uma solução voltada para a otimização do atendimento ao cliente automatizado!

Entender sobre outsourcing o que é, como funciona e quais são as aplicações mais comuns é essencial para empresas de variados portes e segmentos. O outsourcing é basicamente o ato de terceirizar serviços de atendimento ao cliente, recursos humanos, desenvolvimento de software e diversos outros. Acesse o site da Maxbot e entre em contato com um especialista.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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