No cenário atual, saber sobre outsourcing o que é e como funciona se torna essencial para gestores de empresas e empresários de negócios dos mais variados portes. No geral, esse é o processo de contratar recursos ou serviços externos, ou seja, de outras empresas em vez de contratar novos clientes.
Nesse ponto, a terceirização é a contratação de uma empresa externa para a realização de um serviço que seria feito por um colaborador da empresa, ou seja, envolve a transferência de responsabilidades relacionadas a algumas funções. Isso pode incluir o desenvolvimento de software, edição de vídeo, criação de conteúdo, atendimento ao cliente e diversos outros – entenda tudo o que precisa saber sobre outsourcing, o que é e mais!
Índice
Definição de outsourcing
O outsourcing trata-se de uma prática comum em empresas de variados portes que envolve a contratação de profissionais externos para realizar tarefas específicas. A estratégia, em questão, permite que as empresas se concentrem em outras tarefas enquanto os parceiros externos tratam de outras áreas.
No entanto, antes de buscar pelo tipo de serviço, é fundamental entender mais sobre o recurso e fatores como Outsourcing o que é e seus principais exemplos. Por exemplo, uma loja virtual exige muitas demandas técnicas que apenas um profissional pode fazer.
Com isso, o proprietário pode contratar terceiros para realizar trabalhos, como desenvolvimento de templates, atendimento ao cliente, configurações do site e diversos outros. Investir em Outsourcing é muito mais barato que contratar um novo colaborador, que exige custos rescisórios para o antigo funcionário, além de benefícios e diversos outros gastos com o novo funcionário.
Vale lembrar que o recurso pode ser aplicado em negócios de diversos tamanhos e setores e é especialmente importante para preencher áreas que os colaboradores e gestores não possuam conhecimento necessário.
Vantagens e desvantagens do outsourcing
A terceirização de serviços, ou Outsourcing, também possui vantagens e desvantagens que podem impactar significativamente na área em questão. Além de entender Outsourcing o que é, é essencial compreender quais as vantagens, tais como:
- Eficiência: a empresa para transferir a tarefa de determinada tarefa para um profissional experiente;
- Agilidade: o processo de contratação é muito mais ágil que a efetivação de um novo colaborador;
- Redução de custos: as empresas podem reduzir consideravelmente os custos com a contratação de novos funcionários que exigem benefícios, equipamentos, treinamentos e outros;
- Retorno sobre investimento (ROI): a estratégia pode facilmente trazer retorno sobre o investimento, ou seja, o sucesso esperado;
- Redução de riscos: ao terceirizar um serviço, a empresa pode reduzir os riscos de realizar uma tarefa muito arriscada e complexa demais.
Além disso, a empresa também pode se destacar em um mercado em constante crescimento e desenvolvimento, especialmente por recorrer a profissionais que possuem a competência necessária para realizar uma tarefa específica. Por outro lado, o Outsourcing também possui desvantagens, como:
- Falta de controle: uma das principais desvantagens é que a empresa não possui o controle em relação ao serviço prestado e se ele sairá como o esperado;
- Risco de precarização do serviço: existem muitos riscos relacionados a entrega do serviço e a sua qualidade;
- Riscos relacionados à confiabilidade: se o serviço não for devidamente monitorado, ele pode não ter a qualidade ou resultado esperado.
Nesse sentido, ao contratar uma empresa para realizar um serviço, é fundamental conferir a qualidade dos trabalhos anteriores. Assim como, também, ao contratar freelancers, é fundamental ter muito cuidado e procurar saber sobre suas experiências passadas.
Áreas comuns para aplicação do outsourcing
O outsourcing é uma prática amplamente procurada por empresas de diversos segmentos e portes como pequeno, médio ou grande. Assim, é possível delegar tarefas para outras empresas, nos quais as áreas mais comuns incluem:
- Atendimento ao cliente: essa é uma das aplicações mais comuns do outsourcing e empresas especializadas oferecem diversos serviços, como suporte ao cliente, chat online e atendimento ao telefone;
- Contabilidade: pequenas empresas e startups costumam contratar esse serviço com frequência;
- Tecnologia da Informação (TI): esse tipo de serviço inclui o desenvolvimento de software, suporte técnico, configuração de sites e manutenção de hardware;
- Advocacia: diversas empresas buscam por outsourcing para serviços jurídicos;
- Recursos Humanos: alguns serviços burocráticos como o processo de desligamento de colaboradores e folha de pagamento pode ser realizado por empresas terceirizadas;
- Marketing e vendas: alguns serviços de telemarketing, administração de mídias sociais, pesquisa de mercado, consultoria de vendas e e-mail marketing podem ser terceirizados;
- Logística: o transporte e distribuição de produtos e outros também pode ser realizado por outras empresas.
Ao escolher qual empresa realizará o serviço é importante avaliar com cuidado as vantagens e desvantagens de cada alternativa e sempre optar pela melhor solução para a empresa.
Exemplos de empresas que utilizam outsourcing
Atualmente grandes empresas utilizam outsourcing como recurso para delegar determinadas tarefas que podem ser complexas demais para serem resolvidas. Algumas das principais empresas incluem:
- GitHub: reconhecida como uma das principais plataformas de versionamento de código;
- Kumon: é um método de estudo que visa desenvolver alunos autodidatas e é atualmente utilizado em diversos países ao redor do mundo;
- WhatsApp: um dos aplicativos de conversa mais utilizados do mundo e acreditaram que o outsourcing é a melhor opção em sentido financeiro;
- Skype: o Skype é uma das plataformas de conversas pioneiras e muito utilizada por corporações;
- 12 minutos: um dos melhores aplicativos de audiobook e resumos de livros;
- Google: empresa multinacional de serviços online e software que utiliza o outsourcing há alguns anos;
- Alibaba: reconhecido como um dos principais mercados online do mundo e também utiliza o outsourcing;
- Opera: é a maior empresa de telecomunicações da Noruega e utilizou o outsourcing para a criação da plataforma e sua implementação.
Outras grandes empresas que utilizam ou já utilizaram o outsourcing inclui o Basecamp, MySQL, Studytube, Slack e diversas outras. Nesse contexto, além de entender a fundo sobre o outsourcing o que é e como funciona, é crucial ficar por dentro das empresas que a utilizam para saber que a sua empresa também pode crescer ainda mais ao terceirizar recursos ou serviços.
Como escolher um parceiro de outsourcing
Além de entender sobre o outsourcing o que é e como funciona, é importante saber como escolher um parceiro de outsourcing de maneira segura. Esse processo exige uma análise cuidadosa, que inclui os seguintes fatores:
- Defina quais as necessidades da empresa;
- Faça uma pesquisa de mercado;
- Avalie as propostas;
- Negocie os contratos;
- Escolha uma empresa confiável.
Além disso, é crucial conferir se a empresa possui a expertise necessária e comprovada na área em que precisa de do serviço. Caso não tenha conhecimento sobre o assunto, entre em contato com um especialista.
Impactos do outsourcing na empresa
Quando se diz respeito ao outsourcing o que é e como funciona para empresas, a estratégia desempenha um papel crucial no que se refere a trabalhos imediatos. Além disso, outros impactos incluem:
- Acesso a serviços de qualidade;
- Redução de custos;
- Flexibilidade;
- Minimização de riscos;
- Aumento da eficiência.
A melhor parte é que independente do segmento ou porte do negócio, é possível recorrer ao outsourcing. O chatbot, por exemplo, é um exemplo disso e a Maxbot é uma solução voltada para a otimização do atendimento ao cliente automatizado!
Entender sobre outsourcing o que é, como funciona e quais são as aplicações mais comuns é essencial para empresas de variados portes e segmentos. O outsourcing é basicamente o ato de terceirizar serviços de atendimento ao cliente, recursos humanos, desenvolvimento de software e diversos outros. Acesse o site da Maxbot e entre em contato com um especialista.