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Sazonalidade nas vendas: o que é e como se preparar?

Você consegue identificar a sazonalidade dos produtos ou serviços que oferece? Entender a sazonalidade de vendas é essencial para manter o equilíbrio financeiro do seu negócio, além de auxiliar na gestão do seu time.

Preparamos este post para que você entenda o que é a sazonalidade de vendas e como ela impacta diretamente no resultado das vendas, assim você consegue se preparar para implementar outras estratégias. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

sazonalidade nas vendas

O que é a sazonalidade nas vendas?

Uma venda sazonal está diretamente ligada a eventos sazonais, ou seja, ocasiões que acontecem em determinada época do ano. Como datas comemorativas, estações do ano, copa do mundo, entre outros. Já reparou como as vendas aumentam no Natal? Assim como casacos de frio que tendem a vender mais no inverno.

A sazonalidade é o período em que existe uma alta demanda de determinados produtos. Entender como funciona a sazonalidade nas vendas pode te ajudar a controlar seu negócio e traçar estratégias para manter os lucros de modo constante.

Você também pode se interessar: O que é follow up nas vendas? Aprenda tudo sobre o processo

Tipos de venda sazonal

Existem 4 tipos de sazonalidade que podem influenciar nas suas vendas. Seja de produtos ou de serviços:

  • Diária: empresas de alimentos e restaurantes, possuem demandas diárias, geralmente nos horários das refeições, como almoço e jantar;
  • Semanal: as demandas ocorrem em determinados dias da semana;
  • Mensal: algumas empresas possuem demandas no começo do mês, quando os consumidores recebem o pagamento. Outras, contam com melhores vendas no meio do mês, quando o pagamento de clientes costuma ocorrer;
  • Anual: são mais fáceis de detectar devido aos eventos anuais, como dia das mães. Além disso, existem empresas que são mais requisitadas no final do ano, como as consultorias, para traçar estratégias para o próximo ano.

Mesmo com diferentes períodos de vendas, entenda como funciona a jornada do cliente, para encantá-los e saber como transformá-los em leads qualificados.

7 dicas para se preparar

Entenda como se preparar para a sazonalidade nas vendas, visando manter seu time engajado e estabilizar os lucros para não ter quedas bruscas que possam afetar seu negócio.

1. Conheça a sua empresa e o mercado

Compreender bem o mercado do seu segmento é o fator mais importante para saber como lidar com a sazonalidade de vendas. Dessa forma, você consegue prever as principais ameaças e buscar rápidas soluções para resolver esse problema.

Conhecer a sua empresa e os produtos que comercializa, permite que você visualize as melhores formas de contornar a situação, como lançar novos produtos, conceder descontos, pacotes e mais.

2. Entenda o seu cliente

Entender o seu cliente e seu comportamento de compra vai auxiliar a prever as oscilações da sazonalidade de vendas. Ainda, é possível traçar estratégias para alcançar novos públicos. Saiba como realizar com um bom pós-venda para manter a fidelidade dos novos clientes.

3. Analisando sua concorrência

Analise seus concorrentes, saiba o que estão fazendo e o que está funcionando. Veja como eles lidam com as oscilações do mercado e de eventos sazonais, assim você consegue obter novos insights.

4. Estabeleça um plano de vendas realista

Estabelecer um plano de vendas realista é uma das formas de manter a estabilidade do seu negócio. Dessa maneira, você não se frustra com metas inalcançáveis não cumpridas, diferente de vendas que não atingiram a meta que deveria. Nesse segundo caso, é preciso analisar as dificuldades que ocasionaram a baixa.

5. Incentive o time de vendas

Deixe seu time de vendas engajado e saiba quando motivá-los a alcançar as melhores metas. Além disso, em épocas de baixa sazonalidade, invista em treinamentos para aumentar as vendas, melhorar o atendimento ou implementar novas ferramentas de otimização de processos.

6. Tenha variedade de produtos

Para manter boas vendas durante o ano todo, tenha um mix de produtos ou serviços que possam dar destaque nas épocas certas. Assim, além de manter as vendas constantes, você consegue ter controle de estoque, para não faltar e nem ter produtos em excesso.

7. Invista em marketing

Investir em marketing pode resultar em ótimas vendas. Aproveite a sazonalidade a seu favor e faça campanhas que alcancem e atendam a necessidade do seu público-alvo. Assim, é possível analisar a taxa de conversão para traçar os próximos passos.

Quais as vantagens em gerenciar a sazonalidade?

Saber como gerenciar a sazonalidade de vendas possui diversas vantagens, como controlar o estoque, os processos logísticos, gestão de equipes, além de manter a saúde financeira da sua empresa.

  • Redução de gastos: sabendo a sazonalidade de seus produtos, é possível fazer uma gestão mais assertiva do seu negócio. Reduzindo custos para compra de matéria-prima, produção e até em novas contratações;
  • Aumento dos lucros: com estratégias e metas bem definidas, é possível aumentar os lucros e ainda fidelizar seus clientes;
  • Rotina mais saudável para os colaboradores: entendendo a sazonalidade de vendas, as equipes conseguem trabalhar com tranquilidade tanto em épocas de alta demanda quanto de baixa;
  • Processos inteligentes e eficientes: empresas bem estruturadas que conseguem lidar com as oscilações da sazonalidade, alcançam bons resultados. Além disso, possuem processos definidos e otimizados garantindo eficácia em todas as etapas.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: confira 5 métodos para vender sem estoque. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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