O WhatsApp Business é parte fundamental do relacionamento entre cliente e empresa. Por conta disso, é muito importante a criação de um link para tornar o contato ainda mais rápido. Essa função também permite que as conversas sejam iniciadas sem a necessidade de adicionarem o seu número.
O recurso é mais utilizado em redes sociais — como uma alternativa de contato, além das oferecidas no Instagram ou Facebook. Dessa maneira é uma das formas de automatizar seu WhatsApp, já que o link leva o usuário através do redirecionamento a outra página ou ao app, permitindo o início da conversa entre o cliente e a empresa.
Siga com a leitura para aprender a gerar um link do WhatsApp, divulgar nas suas redes sociais e aproximar o contato com os seus consumidores!
Índice
Criar link para o WhatsApp: passo a passo
Confira no seu menu de apps se o WhatsApp que está baixado no seu dispositivo se trata da versão business ou da pessoal.
Caso não encontre a opção focada em negócios, vá até a sua loja de aplicativos, baixe a versão business e confira se ela está atualizada.
Com o download do app confirmado, acompanhe os passos a seguir para utilizar o link do WhatsApp.
1. Acesse o app
Com o seu dispositivo móvel desbloqueado, abra o menu de aplicativos. Caso não encontre o aplicativo, busque por “WhatsApp Business” na barra de buscas para facilitar a pesquisa.
Em seguida, clique no ícone para entrar no app.
2. Entre nas configurações
Clique na opção de “Configurações” logo após abrir o WhatsApp Business no seu menu de aplicativos.
Uma vantagem da versão Business do WhatsApp é no processo de criação do link curto, já que ele é gerado automaticamente após ser criado na sua conta. Com isso, é necessário apenas encontrá-lo dentro da aplicação.
3. Encontre o link curto
Depois de ter aberto a aba de configurações, entre em “Ferramentas comerciais” para encontrar o link da sua conta do WhatsApp.
O link curto ficará posicionado logo abaixo do nome comercial que você definiu no momento da criação da conta.
4. Compartilhe o link curto
Após ter encontrado o link curto na aba de ferramentas comerciais das configurações do seu WhatsApp Business, basta copiá-lo para utilizar onde quiser.
Caso faça sentido para a estratégia do seu negócio, realize uma configuração de conta para WhatsApp no telefone fixo. Com essa nova configuração, você pode otimizar ainda mais o fluxo de contato com os clientes, já que você terá mais uma opção de contato.
Para usar o link gerado do WhatsApp
Para utilizar o link do WhatsApp, você só precisa copiá-lo e colar onde você tiver interesse de divulgar o telefone de contato da sua empresa. Você pode colocar no campo de biografia do Facebook ou Instagram, por exemplo.
Outra opção é clicar em “Compartilhar link” para que o link do seu contato seja enviado aos seus clientes. Desta forma, todas as pessoas que o receberem conseguirão entrar em contato e enviar mensagens.
Você também pode gerar uma mensagem padrão personalizável para que os clientes possam iniciar a conversa ao abrir o link. Para complementar o atendimento ao cliente e tornar o serviço mais completo, uma opção é configurar o chatbot da Maxbot — assim você facilita ainda mais o primeiro contato entre o cliente e a sua empresa. Desta forma, o fluxo de vendas também não fica prejudicado.
WhatsApp Pessoal X WhatsApp Business
Se realizarmos um comparativo entre as duas versões do WhatsApp, será possível afirmar que a diferença principal está na identificação, já que a versão Business possui finalidade comercial. Portanto, enquanto a versão comum conta com funções mais simplificadas para uso pessoal, a versão de negócios possui algumas mais avançadas.
O WhatsApp Business permite o acesso do cliente à todas as informações sobre a empresa, como e-mail, endereço, site e vários outros dados de contato. Além disso, é possível classificar e automatizar mensagens e configurar recursos de resposta.
Em outros sentidos e funcionalidades, os recursos são basicamente iguais e suas funções visam tornar o contato entre as pessoas mais simples e fluido. Com isso, a plataforma é capaz de aproximar a comunicação tanto entre pessoas quanto entre empresa e cliente.
Através desses recursos oferecidos, é possível, ainda, fazer uma análise das informações geradas para contribuir com o growth marketing. A partir dessas observações, sua equipe pode definir estratégias e estruturar processos que possam auxiliar no desenvolvimento do negócio.
Veja também: WhatsApp Business X Plataformas de Atendimento Integrada – Qual a escolha certa para o seu negócio?
Dica: insira um botão do WhatsApp no site da empresa
Colocar o link do WhatsApp na página de contatos do site costuma ser a maneira mais frequente de divulgar o número de WhatsApp para o público. Apesar da sua utilidade, é possível tornar o botão de contato ainda mais personalizado e funcional, criando um próprio para o WhatsApp.
O ponto positivo desse recurso é que ele aparece de maneira mais chamativa, flutuando nas páginas do site que você pré-definir. O botão, também, permite que o contato aconteça durante a navegação do usuário, fazendo com que ele não precise interromper a pesquisa para iniciar o contato.
Depois de aprender em apenas quatro passos simples como fazer link do WhatsApp para a sua empresa e divulgá-lo nas suas redes sociais para os clientes, aproveite para conferir como aliar essa estratégia com algumas dicas de vendas no WhatsApp e fazer os seus lucros bombarem!