Os leads são o centro do seu negócio! São clientes em potencial que podem comprar seus produtos ou contratar seus serviços, caso vejam as suas necessidades atendidas. Existem diversas estratégias para qualificar esses leads e torná-los clientes fiéis à sua marca. Entenda o que são leads, os principais tipos e como nutri-los no conteúdo abaixo.
Índice
O que são Leads?
Leads são pessoas que podem se tornar clientes da sua empresa, ou seja, representam uma oportunidade de conversão de venda. Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse por algum produto ou serviço de sua empresa e gostaria de saber mais, por isso, forneceu algumas informações de contato, como nome, e-mail ou telefone, desejando receber conteúdos, descontos e mais.
Esses leads devem entrar no seu radar de possíveis clientes e para transformá-los em consumidores, de fato, é preciso realizar uma abordagem estratégica seguindo o funil de vendas de modo que ele se sinta confortável em realizar a compra ou a contratação do seu serviço.
O que são leads qualificados?
Os leads qualificados de marketing (MQL) são pessoas com boas chances de se tornarem consumidores, demonstrando altos níveis de interesse em produtos e serviços que sua empresa oferece. Por exemplo, pessoas que baixam e-book, clicam em anúncios do seu produto, interagem nas redes sociais e mais. Existem 3 tipos de MLQ, confira abaixo:
Lead qualificado por informações (IQL)
Essa é a primeira etapa de um lead qualificado, ele já realizou o primeiro contato ao fornecer algumas informações em troca de materiais que possam solucionar sua dor. Esses materiais podem ser diversos, como e-book, webinar, infográficos, entre outros. É nesta etapa que você começa a construir seu relacionamento com o cliente e fidelizá-lo.
Conhecendo um pouco mais sobre seus produtos e sua marca, esse lead vai decidir se aprofunda um pouco mais até realizar a compra ou se não é algo relevante para ele. Para atrair ainda mais esse cliente, considerado como “lead frio”, envie amostras grátis, panfletos de especificações sobre os serviços ou até mesmo um catálogo.
Lead qualificado de marketing (MQL)
Nesta segunda etapa, o cliente já é considerado como “lead morno”, ou seja, já está no meio do funil de vendas. Ele já demonstrou interesse e deseja continuar conhecendo a sua marca e procurando informações mais profundas e especializadas dos produtos ou serviços que o atraem.
Entenda: Marketing de Conversação: O que é, benefícios e exemplos de aplicação
Lead qualificado de vendas (SQL)
Nesta terceira etapa, o cliente já está no fundo do funil de vendas, considerado como “lead quente”. Aqui, ele já está pronto para fechar a compra, por isso, acione seu time de vendas para abordá-lo rapidamente. Quanto mais rápido conseguir atender suas expectativas e tirar suas dúvidas, mais chances de conversão.
Por que gerar leads é importante para os negócios?
Entre todas as estratégias de marketing, gerar leads é uma das principais, pois sem cliente não há vendas para manter o seu negócio. Conheça bem a sua brand persona e trace estratégias para alcançá-los e fidelizá-los à sua marca.
Qual a diferença entre lead, visitante e assinante?
Como vimos, é importante gerar leads para que seu negócio possa se manter. Conheça as principais diferenças entre lead, visitante e assinante para saber como direcioná-los ao funil de vendas.
- Visitante: o visitante é a pessoa que conhece pouco sobre sua marca ou ainda não possui interesse nos seus produtos. Por isso, é importante criar conteúdos de qualidade no seu site, blog e redes sociais, além de estratégias de SEO para ranquear nos mecanismos de busca;
- Assinante: ao entrar no seu site ou nas redes sociais, uma forma de transformar um desconhecido em assinante é oferecer conteúdos relevantes caso ele se inscreva na sua newsletter. Ao preencher um formulário simples com nome, telefone e e-mail é a sua chance de direcioná-lo ao meio do funil de vendas;
- Lead: ao se tornar um assinante, a pessoa passa a ser um lead, utilize estratégias de marketing e vendas para realizar as abordagens necessárias para finalizar a compra e reter o cliente.
O que é nutrição de leads?
Significa alimentar um lead de modo que siga a jornada de compra conhecendo mais sobre seus produtos e empresa com conteúdos relevantes, além de utilizar táticas de comunicação para aprofundar o relacionamento até que ele se sinta seguro e confortável para finalizar a compra. A nutrição de leads possui outras funções, entenda:
- Cultivar relacionamentos: quando o lead entende que você é uma autoridade no assunto, capaz de resolver suas dores e atende prontamente suas necessidades, ele sabe que sua empresa se preocupa com o consumidor e se sente valorizado. Veja aqui exemplos práticos de ações de marketing de relacionamento;
- Educar o lead: significa oferecer conteúdos relevantes sobre sua empresa, produtos e serviços, de modo que ele perceba que sua marca atende suas dores e desejos;
- Construir autoridade: sabendo que sua marca oferece conteúdo de qualidade, o lead entende que você é uma autoridade sobre a sua área de atuação, se sentindo mais seguro e confiante com relação à sua empresa.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Vendas por aplicativos de mensagens é o futuro. Até a próxima!