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Autoatendimento: o que é, como funciona e benefícios

Já ouviu falar do autoatendimento, mas não sabe o que significa e como pode ajudar o seu negócio? Esse termo vem ganhando espaço devido à facilidade de uso e à redução de custos dentro das empresas.

Com um software programado para automatizar processos, o autoatendimento consegue realizar o suporte ao cliente de forma eficaz e prática, além de outras funcionalidades para diversos segmentos, como o Internet Banking, no qual o cliente resolve vários assuntos de forma autônoma. Confira um guia completo sobre autoatendimento no artigo abaixo.

 

O que é autoatendimento

O que é autoatendimento?

O autoatendimento é uma das formas de automatizar e de agilizar o contato com o cliente, de modo que ele mesmo possa resolver algumas questões sem a necessidade de aguardar por um contato humano. Geralmente, os clientes esperam que as empresas ofereçam esse tipo de serviço para resoluções rápidas, como um caixa eletrônico bancário, em que as pessoas fazem diversas funções de forma prática.

Com as inovações tecnológicas e a Inteligência Artificial (IA), atualmente, existem diversos tipos de autoatendimento nas redes sociais, atendimento telefônico, aplicativos e chatbots. Afinal, a experiência do suporte ao usuário é capaz de torná-lo fiel à sua marca e trazer novos leads.

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Como funciona o autoatendimento?

O autoatendimento é realizado por um software com alguns comandos pré-programados. Esse programa conta com informações de um banco de dados para entender quais são as solicitações dos usuários da sua empresa e responda conforme a necessidade solicitada.

Além disso, os chatbots para atendimento possuem opções de configuração. Assim, você consegue personalizar algumas funções para que a assistência tenha a linguagem da sua marca, frases prontas de recepção, horário de atendimento, agradecimento e solicitação de feedback do atendimento para futuras análises, cobrança inteligente e mais.

 

Vantagens de usar o autoatendimento

Principais vantagens de utilizar o autoatendimento

Agora que você já entendeu o que é autoatendimento e como ele funciona, conheça as diversas vantagens de utilizar essa facilidade para otimização do seu negócio. Além de automatizar etapas, aumenta a satisfação do seu público-alvo devido a agilidade com a qual funciona.

1. Redução de custos

Com o autoatendimento, sua empresa não precisa contratar mais funcionários para atender mais clientes, pois o software consegue realizar múltiplos atendimentos de uma vez. Assim, o colaborador pode responder aos atendimentos mais complexos.

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2. Otimização da experiência do cliente

Sabemos que clientes satisfeitos se tornam fiéis à marca, sendo importante proporcionar uma boa experiência de atendimento que responda rapidamente às suas dúvidas e ofereça todas as informações necessárias.

Além do horário de atuação, que pode ser 24h por dia durante 7 dias por semana, ou seja, mesmo de madrugada, seu cliente pode ser bem atendido. Caso ele queira um atendimento humano, você pode registrar uma mensagem automática com horário de atendimento da sua empresa para que ele saiba quando entrar em contato.

3. Aumento da eficiência operacional

Como dissemos anteriormente, o autoatendimento se alimenta de um banco de dados, assim, consegue centralizar várias informações necessárias para uma maior eficiência operacional. Com os dados essenciais, o software atende às demandas da sua empresa de forma eficaz.

4. Escalabilidade

Com o autoatendimento, é possível aumentar e melhorar o contato com o cliente, resolvendo diversos casos ao mesmo tempo. Além disso, com o banco de dados, uma mesma estratégia pode ser aplicada em canais diferentes com poucas adaptações.

Dicas para implementar o autoatendimento na sua empresa

Para implementar o autoatendimento na sua empresa, basta seguir as dicas abaixo:

  1. Conhecer seu público-alvo: o primeiro passo é conhecer seu público-alvo, então, trace o perfil de sua persona, faça a segmentação de clientes e mais. Assim, você sabe quais são as suas necessidades e como atendê-las;
  2. Processo de compra: o segundo passo é conhecer o processo de compra do seu cliente para direcionar o atendimento para a etapa em que ele se encontra. Por exemplo, se já conheceu seu produto ou serviço e tem interesse de adquiri-lo, mas ainda não o fez, você pode enviar um cupom de desconto para finalizar a compra;
  3. Investir em uma ferramenta de autoatendimento: o terceiro passo é investir em uma empresa especializada em autoatendimento, como a Maxbot, que conta com uma plataforma de atendimento no WhatsApp com API Oficial. Independentemente do seu segmento, seja escritório contábil, imobiliária, e-commerce, clínicas e mais.

Por fim, agora que você sabe o que é autoatendimento, é mais fácil identificar suas facilidades e tudo o que pode oferecer de benefícios para o seu negócio, como redução de custos, automatização de etapas e otimização do atendimento ao cliente e muito mais.

Gostou do conteúdo? Se deseja aumentar seus lucros, confira mais sobre sazonalidade nas vendas, o que é e como se preparar. Esse artigo será muito valioso para você aproveitar as oportunidades dela. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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