O chatbot é um recurso tecnológico que automatiza e otimiza alguns processos, facilitando tarefas e trazendo resultados benéficos, como a redução de custos e clientes satisfeitos.
Esse serviço permite personalizar conforme a identidade da sua marca, além de configurações previamente estabelecidas conforme as demandas do seu negócio. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira o post abaixo.
Índice
O que é chatbot?
O termo “chatbot” significa “conversa com robô”. Na prática, é um software capaz de estabelecer uma conversa com os usuários, simulando a linguagem natural. Também são chamados de assistentes virtuais, bot, business chat e outros. Atualmente, as empresas utilizam esse programa para automatizar tarefas repetitivas e manter contato com seus clientes a qualquer hora do dia.
Uma clínica médica, por exemplo, pode utilizar o chatbot para realizar o agendamento das consultas online, ou uma loja pode informar o rastreio das entregas de forma automática, otimizando o atendimento e o contato com seu público. Além disso, é possível criar chatbots integrados com diversas plataformas, como:
- WhatsApp;
- Sites;
- Redes sociais;
- E-commerces;
- Call centers.
Como funciona?
O chatbot funciona seguindo as etapas abaixo:
- O usuário envia uma mensagem;
- O bot analisa a conversa;
- A necessidade e a intenção são identificadas;
- Os dados mais relevantes são coletados;
- A resposta é elaborada e dirigida ao cliente.
Provavelmente, você já se deparou com um chatbot. Alguns conseguem identificar e responder rapidamente a sua mensagem, já outros respondem somente aquelas previamente configuradas. Isso ocorre pois existem tipos diferentes de chatbots, variando como compreendem a sua necessidade.
Tipos de chatbots
Os programas possuem algumas diferenças e seu uso depende da necessidade da empresa que a utiliza.
Chatbot baseado em regras
O software possui vocabulário e algumas situações predefinidas, automatizando algumas etapas. Esse tipo de bot pode ser um ótimo recurso para empresas de pequeno e médio porte, oferecendo opções mais práticas, como mensagens automáticas no WhatsApp.
Chatbot com Inteligência Artificial (IA)
Aqui, o software recebe uma quantidade de informações essenciais no começo do seu funcionamento, com esses dados, a IA vai se desenvolvendo conforme interage com os usuários. Assim, o bot consegue interpretar as mensagens e procura soluções para respondê-las.
Quais são as vantagens do chatbot?
O chatbot oferece diversos benefícios para as empresas ao automatizar vários processos, assim como para os usuários, que tiram as suas dúvidas rapidamente em qualquer hora do dia. Confira outras vantagens:
- Automatização de processos: o software permite automatizar o atendimento ao cliente, como mensagens de cobrança, informações sobre o horário de atendimento, direcionamento do atendimento ao setor responsável e mais. Dessa forma, os colaboradores da empresa podem ser direcionados a outras demandas;
- Otimização do tempo de espera: algumas dúvidas mais simples podem ser respondidas pelo bot, mas, se o cliente deseja conversar com um atendente, é possível informar o tempo de espera;
- Personalização: o chatbot pode apresentar uma excelente experiência ao seu cliente, conforme a personalidade da sua marca. Basta configurá-lo com os dados referentes a identidade do seu negócio;
- Redução de custos: com o bot, você poderá disponibilizar um atendimento em tempo integral, incluindo feriados e finais de semana, o que reduz custos sobre os recursos humanos;
- Atendimento múltiplo: o software permite vários atendimentos de uma só vez;
- Satisfação dos consumidores: o rápido atendimento melhora a experiência do cliente, proporcionando altas chances de fidelização dos compradores.
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Para quais empresas o chatbot é recomendado?
O chatbot é recomendado para empresas de pequeno, médio e grande porte em todos os ramos de atuação. O que define o tipo de chatbot é a demanda e necessidade que deseja atender. Além disso, pode ser utilizado em diferentes setores, confira algumas opções:
Vendas
No setor de vendas, o software oferece algumas facilidades, como identificação do consumidor pelo nome, integração com as redes sociais, como o chatbot WhatsApp, envio de promoções e mais. Além disso, consegue identificar produtos similares ao histórico de vendas do cliente.
Marketing
Para o setor de marketing, o bot pode alcançar novos públicos, melhorar o engajamento da sua marca, reconhecer novos leads e outros.
Agendamentos
Como dissemos anteriormente, o chatbot consegue automatizar agendamentos, facilitando a experiência do usuário. Assim, o paciente não precisa chegar até a clínica ou ao hospital para agendar a consulta, o procedimento é totalmente online.
Atendimento ao cliente
Uma das melhores formas de otimizar o atendimento ao cliente é certamente pelo chatbot. Oferecendo suporte e atendimento 24 horas por dia, além de responder de forma rápida e prática, auxiliando na relação e na fidelização dos seus consumidores.
Por fim, a utilização do chatbot pode otimizar diversas etapas da experiência completa do seu público-alvo, além de facilitar e automatizar várias tarefas. Para isso, é preciso conhecer a sua persona, as demandas e o posicionamento da sua marca para utilizar o chatbot da melhor maneira possível.
Para aumentar suas vendas e encantar seu público, confira também como recuperar clientes perdidos. Até a próxima!
Imagens: https://claudeai.wiki/