Ter um SAC na sua empresa melhora a satisfação dos clientes, otimiza a reputaçãoe fideliza os consumidores. Aém disso, é um canal de comunicação que soluciona diversos assuntos relacionados às dúvidas, problemas, informações sobre os produtos e mais.
É um setor que precisa de bons direcionamentos e treinamentos de qualidade, além de investimentos em softwares de automatização para agilizar algumas etapas, evitando que os atendimentos cheguem até a ouvidoria. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo.
Índice
O que é SAC?
O serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal disponibilizado pelas empresas para a comunicação com o cliente, servindo para atender diversos assuntos, como tirar dúvidas, fazer reclamações, sugerir melhorias e mais. Existem empresas que ainda disponibilizam o telefone como forma de contato, outras já utilizam e-mails, chatbots e mensagens.
As empresas, geralmente, fazem um setor específico para o SAC, que é um dos grandes responsáveis pela experiência do consumidor. Por isso, é necessário que os colaboradores do atendimento tenham um treinamento eficiente para que conheçam os produtos e serviços e todas as etapas do processo da sua empresa, desde a compra dos produtos, processos logísticos e mais.
Para que serve o SAC?
O SAC é um setor que visa atender os consumidores de forma eficaz, além de serem grandes responsáveis por garantir a satisfação do cliente e reverter más impressões relacionadas à sua marca. Como dissemos anteriormente, algumas empresas possuem um setor próprio para o atendimento ao consumidor, outras podem optar por call centers terceirizados.
Os call centers oferecem a vantagem de desafogar algumas demandas dentro da sua empresa, porém é preciso que eles sejam bem direcionados e entendam tudo sobre a sua empresa para garantir a qualidade e o atendimento personalizado do seu negócio.
Principais tipos de SAC
Existem dois tipos de SAC, cada um com uma finalidade específica, mas que ambos podem ser implementados na sua empresa. Conhecê-los pode te trazer novos insights de atendimento e otimizar a comunicação com seus consumidores e possíveis leads.
Receptivo
O tipo de SAC mais comum é o receptivo, ocorre quando o cliente entra em contato com a empresa, seja para tirar alguma dúvida antes de realizar a compra ou após, como prazo de entrega do pedido, nota fiscal e reclamações que precisam ser solucionadas o quanto antes e de forma eficaz.
O SAC receptivo precisa ser ágil, pois quando os problemas não são solucionados, o consumidor irritado começa a fazer reclamações nas redes sociais, sites como o Reclame Aqui, órgão de proteção ao consumidor (PROCON), além de fazer propaganda negativa para amigos e familiares, prejudicando a imagem da sua marca.
Proativo
Conhecido também como SAC ativo, ocorre quando a empresa toma a iniciativa e entra em contato com seus clientes, visando antecipar as necessidades do consumidor e evitar futuras reclamações, inclusive essa é uma das formas de aplicar o atendimento humanizado e fidelizar o seu cliente.
Imagine uma situação hipotética, em que uma montadora de veículos descobre uma falha em um veículo específico. Logo, a empresa se antecipa, faz o levantamento de todos os carros que foram vendidos e entra em contato com todos os clientes informando a falha e sugere a troca da peça. Além de evitar possíveis acidentes, os clientes se sentem respeitados e certamente voltariam a comprar da marca.
Qual a diferença entre SAC e ouvidoria?
Os termos podem ser confundidos, pois são voltados para a comunicação com o cliente, porém, na prática, têm funções diferentes. O SAC é o primeiro canal de atendimento ao cliente, em que são solucionadas as dúvidas e necessidades dos consumidores, por isso, é importante treinar bem a sua equipe.
A ouvidoria é o canal responsável por resolver casos complexos e de grandes proporções, sendo a última instância de atendimento das empresas. Mas, para chegar até a ouvidoria, todas as demandas devem obrigatoriamente passar pelo SAC antes.
Como criar um SAC na sua empresa
Agora que você sabe o que é SAC, entenda como criar um na sua empresa, ou ainda, veja o que pode ser otimizado no setor para se adequar ao mercado e garantir que seu negócio se mantenha competitivo.
- Escolher o canal correto: conhecer o seu público-alvo e saber quais são os canais que eles utilizam para se comunicar pode ajudar na sua escolha. Por exemplo, se utilizam o WhatsApp como principal forma de conversar, foque nessa plataforma, ainda vale a pena investir em um robô para WhatsApp, para agilizar os atendimentos;
- Tenha um atendimento eficiente e ágil: quanto mais rápido e eficiente for o atendimento, mais tempo sua equipe tem para outras atividades. Além disso, seus clientes ficam satisfeitos e começam a propagar a sua marca para outras pessoas. Invista em alguns softwares de automação para o atendimento, desafogando o setor;
- Invista em conteúdos educativos: investir em conteúdos educativos, como ter um blog, fazer vídeos e posts para as redes sociais, pode reduzir a quantidade de pessoas que entram em contato com o SAC da sua empresa. Pois, as dúvidas mais simples já são solucionadas antes do atendimento;
- Acompanhar o desempenho: depois de criar um SAC e um atendimento automático, é preciso acompanhar e monitorar constantemente o setor para garantir atendimentos eficientes que condizem com a imagem da sua marca.
Por fim, agora que você sabe para que serve o SAC, saiba que esse setor pode fazer a diferença na sua empresa, sendo uma das principais formas de reverter cancelamentos e insatisfações.
Automatizar o atendimento é uma das formas de otimizar a comunicação com seu cliente, seja para mensagens proativas ou reativas. Então, aproveite para ler também: Software de atendimento ao cliente: conheça a melhor opção. Até lá!