Não deveria ser segredo para ninguém que apps de mensagem ajudam nas vendas. Afinal, hoje em dia as pessoas estão conectadas a maior parte do tempo e tudo fica muito mais fácil pelo celular.
O mundo mudou e as técnicas de vendas precisam acompanhar, pois as dores do público-alvo também se alteram de acordo com a modernidade. É preciso aproveitar essas ferramentas para conseguir novas oportunidades.
Quando falamos em aplicativos de mensagem, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que o whatsapp é, de fato, ele é um grande aliado. Porém, há muitas outras opções que você também pode investir.
Índice
Apps de mensagem ajudam nas vendas: Telegram
O Telegram é um dos apps de mensagem que ajudam nas vendas e há algum tempo houve um boom de novos usuários por conta de algumas políticas estabelecidas no whatsapp.
Funciona perfeitamente como o seu concorrente, mas tem um grande diferencial: você pode criar um grupo onde apenas você tem permissão para postar.
Se você trabalha, por exemplo, com revenda de algo (perfumaria, bijuteria, lingerie ou coisas do gênero) conseguirá fazer os anúncios de suas peças para todos os seus clientes da base.
Aqueles que gostarem das novidades podem te chamar no privado e fazer os pedidos. Fácil, não é?
WhatsApp: a ferramenta mais utilizada
Não há dúvidas que o WhatsApp é (e ainda vai ser por muito tempo) o aplicativo de mensagem mais popular no Brasil.
Dificilmente alguém não possui o aplicativo, até mesmo o pessoal que não tem nenhuma familiaridade com tecnologia tem o famoso zap instalado no celular.
Você pode criar grupos, enviar conteúdos para diversos contatos de uma vez ou manter uma conversa com seus clientes (definir projetos, anotar pedidos… tudo isso depende do seu ramo de atuação).
WhatsApp business: seja mais profissional
O WhatsApp business é um dos apps de mensagem que ajudam nas vendas, sendo bem mais profissional que o whats convencional.
Como o próprio nome já diz, ele é um aplicativo voltado para negócios, sendo uma conta comercial do WhatsApp. Você pode separar os contatos por etiqueta, pode definir horário de trabalho e muito mais.
É uma grande ferramenta de gestão para quem necessita conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Também é possível direcionar mensagens personalizadas, o que ajuda na nutrição da sua base de clientes.
Facebook Messenger
O Facebook Messenger pode não ser amplamente usado para a questão das vendas, pois o whatsapp (convencional ou business) acaba nutrindo essa demanda.
Porém, tudo depende do seu público-alvo e, por sua vez, ele pode preferir usar o Facebook. A ferramenta não deixa de ser bacana, porque além da possibilidade de mensagem há como elaborar campanhas direcionadas.
Isso é realmente incrível, pois o algoritmo da rede social consegue entregar sua campanha apenas para os usuários que têm potencial para tornarem seus clientes.
Viber: um dos primeiros apps de ligação
O Viber é um dos primeiros aplicativos a permitir chamadas de voz, bem antes do whatsapp.
Entretanto, esse aplicativo acaba ajudando mais na gestão interna do seu negócio, visto que hoje em dia as pessoas possuem apenas o whatsapp.
Como ele é aplicável em qualquer versão de telefone, então fica interessante fazer dele a sua linha de comunicação com a própria equipe.
Apps de mensagem ajudam nas vendas: WhatSAC
Este é um dos apps de mensagem que ajudam nas vendas inspirados no whatsapp, como você já deve imaginar.
Esse software promove o contato dos seus clientes com o SAC de uma empresa através de mensagens. E o que isso promove ao cliente? Praticidade e conforto na hora de entrar em contato com o SAC.
Para o fornecedor isso também é ótimo, pois cobre a necessidade de desenvolver um sistema apenas para ele. Será possível atender vários clientes de uma vez de forma excelente.
É muito importante que durante as suas vendas você comece a levantar o valor do seu suporte. Quantas vezes você já não ouviu “Na hora de comprar ficam no pé, mas quando precisamos eles somem!”?
E o pior que é exatamente isso que acontece na maioria dos empreendimentos. Isso faz com que a sua credibilidade fique manchada no mercado, não deixe isso acontecer.
Indo além: Salesforce
Dentre os apps de mensagem que ajudam nas vendas, o Salesforce é realmente uma das ferramentas mais incríveis do mercado.
Não é um simples aplicativo de mensagem, é uma plataforma de gerenciamento dos seus clientes. Você terá um banco de dados integrado de modo que seja possível traçar várias estratégias.
Você conseguirá enviar mensagens, como e-mail, diretamente do software e tudo isso pode ser devidamente programado. Se você quer investir em uma plataforma de vendas, esse recurso é realmente incrível.
Zendesk: integração inteligente
Outros dos apps de mensagem ajudam nas vendas é o Zendesk. O Software integra mensagens dos aplicativos em uma única plataforma e ainda responde automaticamente.
Também é possível organizar os clientes em categorias para melhorar a gestão e ainda gerar relatórios.
É uma forma de manter o seu cliente amparado, de modo que ele tenha uma forma de contato com você.
Por onde começar?
Anteriormente demos uma série de apps de mensagem que ajudam nas vendas, mas é importante entender que cada um é melhor para determinada situação.
Os dois últimos, por exemplo, são para empresas mais estruturadas que buscam organizar seu funil de vendas, bem como dar apoio no Suporte ao Cliente. Obviamente, são plataformas com custo elevado.
Se você está começando o seu empreendimento aposte no básico: Whatsapp Business, Telegram e Facebook. Se não estiver dando conta de administrar esses três canais, reduza as opções.
Sobre as técnicas de vendas a serem usadas em cada um deles, isso depende muito do seu tipo de negócio e respectivo público-alvo.
Os aplicativos são ferramentas facilitadoras, mas você quem deve pensar em como usá-las de uma forma bem direcionada e eficiente.
Há vários conteúdos sobre como efetivamente usar os apps de mensagem ajudam nas vendas de modo a melhorar seu resultado, mas nesse artigo quisemos, primeiro, trazer as opções para você descobrir qual lhe atende.
Sabemos que os aplicativos de mensagens ajudam nas vendas, saiba como utilizar 11 gatilhos mentais para potencializar as vendas com o vídeo abaixo: