fbpx
Pesquisar

O que é governança de TI e como aplicar essa estratégia no seu negócio

Se você está em busca de ampliar seu negócio na internet, provavelmente já se deparou com a famosa Tecnologia da Informação (TI) que abrange uma variedade de atividades e funções relacionadas ao uso de softwares, redes e outros dispositivos para processar, armazenar, proteger e transmitir informações na web.

Com um leque de funções a oferecer, desde gestão de dados e informações até a facilitação da comunicação e a colaboração da organização, é fácil de compreender porque tantas empresas estão usando a tecnologia e adotando a governança de TI, mas você sabe o que é?

A origem da palavra “governança” está em um termo grego que significa direção, aplicada a Tecnologia da Informação se torna um conjunto de práticas e processos usados para garantir que a TI de uma empresa esteja se alinhando com seus objetivos e estratégias. Em termos mais simples, é administrar e gerenciar a TI de forma que ajude a empresa a alcançar seus alvos.

Componentes chave da governança de TI

Existem alguns parâmetros que garantem com que a governança de TI seja executada de maneira correta e eficaz, sendo eles: alinhamento estratégico, gestão e otimização de recursos, estruturação de processos operacionais, gestão de riscos, avaliação de desempenho e conformidade e regulamentação.

1. Alinhamento com os objetivos do negócio

É a integração com os objetivos do negócio: assegurar que a estratégia de TI esteja alinhada com a estratégia de negócios da organização, suportando suas metas e objetivos, focando na realização de benefícios através de recursos da web, garantindo que os investimentos em tecnologia tragam retorno e valor para o negócio.

Em linhas gerais: é garantir que a TI esteja trabalhando em projetos e iniciativas que realmente se alinhem com a organização, como aumentar as vendas ou melhorar a satisfação do cliente no caso de um comércio.

2. Gestão e otimização de recursos

Gerenciar os recursos é essencial em um negócio e a Tecnologia da Informação por meio da governança deve otimizar recursos, incluindo orçamento, pessoal, infraestrutura, tecnologia e dados, para garantir que sejam utilizados de maneira eficaz e econômica. Basicamente, é a utilização da TI para evitar desperdícios e garantir eficiência.

3. Estruturação de processos operacionais

Esse componente é caracterizado pela elaboração de projetos para que as decisões tomadas sejam colocadas em prática. Neste momento, a Tecnologia da Informação se dá mais ênfase aos relacionamentos internos e externos para potencializar os resultados da empresa. Ou seja, é o planejamento para a elaboração de projetos organizacionais com os colaboradores.

Em alguns casos, também é um momento em que se analisa o comportamento do consumidor para compreender melhor como os projetos deveriam ser executados de forma a se alinhar ao usuário.

4. Gestão de riscos associados a TI

Neste parâmetro, deve-se identificar, avaliar e diminuir riscos associados a TI, protegendo a organização contra ameaças como ciberataques, falhas de sistema e perda de dados.

5. Avaliação de desempenho para a TI

O profissional de Tecnologia da Informação deve monitorar e mensurar como a TI está desempenhando, usando métricas e indicadores para garantir que tudo está funcionando como deveria. É o momento em que se avalia o andamento dos projetos para saber se os resultados estão positivos ou se é necessária alguma mudança para aperfeiçoar a qualidade das entregas.

6. Conformidade e regulamentação

Essa componente é sobre garantir que a TI esteja conforme as leis e regulamentações, evitando a ocorrência de problemas legais e garantindo a segurança das informações.

Como a governança de TI beneficia as organizações?

A governança de TI beneficia as organizações de várias maneiras, contribuindo para a eficiência operacional, reduzindo desperdícios e custos, permitindo que a empresa faça mais com menos, a segurança, garantindo a proteção de dados sensíveis, mantendo a confiança de clientes e parceiros e o alinhamento estratégico. Além disso, outros benefícios da governança de TI são:

1. Geração ou maximização de valor

Ao focar na entrega de valor, a governança de TI na organização assegura que os recursos tecnológicos sejam utilizados de forma eficiente, proporcionando um maior Retorno sobre Investimento (ROI).

2. Inovação e competitividade no negócio

Com uma governança de TI eficaz, a organização tem um maior fomento à Inovação, incentivando-a investir em novas tecnologias que aumentem a competitividade no mercado.

3. Transparência e controle interno

Outro benefício da governança de TI é a melhoria na tomada de decisões: proporcionando maior visibilidade sobre os recursos e operações de TI, permitindo que os gestores tomem decisões internas mais informadas e baseadas em dados, além de promover a transparência e a prestação de contas.

4. Engajamento de stakeholders

Se você não sabe o que são os stakeholders, tenha como base que são, em linhas bem gerais, todas as partes interessadas ou afetadas por uma organização, projeto ou decisão, são os sócios e os colaboradores.

A satisfação dos stakeholders garante que as necessidades e expectativas dos clientes, funcionários e acionistas, sejam atendidas, aumentando a confiança na organização.

Gostando desse conteúdo? Não deixe de conferir nosso post “Controle de fluxo: controle todos os processos com essa ferramenta” e leia sobre essa ferramenta extremamente versátil para te auxiliar na organização de demandas

Estratégias para implementar a governança de TI de forma eficaz

Para a implementação bem sucedida de uma governança de TI, primeiramente você deve se atentar a alguns passos. Confira abaixo como se organizar para usar a TI em sua empresa.

1. Elabore um planejamento estratégico geral

Antes de tudo, defina metas e objetivos claros. Certifique-se de que as iniciativas de TI estão conectadas aos objetivos e estratégias da empresa ao envolver líderes de TI em discussões estratégicas a respeito do planejamento da empresa. Um benefício desse planejamento se respalda no primeiro componente da governança de TI; ajuda a empresa a atingir suas metas de negócios, como aumentar a receita ou melhorar a satisfação do cliente, por exemplo.

2. Invista em ferramentas e tecnologias de gestão de TI

Se você está em busca de implementar uma governança de Tecnologia da Informação, utilize ferramentas que facilitem a gestão e o monitoramento dos recursos de TI. Como, por exemplo, softwares de gestão de serviços de TI (ITSM), ferramentas de monitoramento de redes e sistemas de gestão de riscos.

3. Capacite e treine sua equipe

Esse é o momento de garantir que todos os funcionários estejam bem informados sobre as políticas e práticas de governança de TI. Realize treinamentos regulares e ofereça programas de desenvolvimento profissional para uma maior imersão da equipe.

4. Mapeie o desempenho e a qualidade dos sistemas

Para aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços de Tecnologia de Informação, estabeleça indicadores de desempenho (KPIs) e utilize relatórios de monitoramento para avaliar a eficácia das operações de TI. Enquanto estamos falando de dados e internet, abra em outra guia, nosso post sobre o que é big data e leia depois.

Desafios comuns na governança de TI

Os desafios na hora de implantar uma governança de TI dependem muito do tamanho da sua organização e de como você irá introduzi-la. Por isso, abordar esses desafios requer uma forma proativa e cuidadosa, envolvendo a colaboração entre todas as partes interessadas e a adoção de práticas e frameworks reconhecidos no mercado. Os desafios mais comuns que você pode encontrar são:

1. Gestão de mudanças e integração de sistemas

Gerenciar mudanças tecnológicas e organizacionais sem interromper as operações, precisando adotar um processo que inclua a comunicação eficaz e o treinamento dos usuários finais. No objetivo de integrar diferentes sistemas e tecnologias dentro da organização, a solução é investir em soluções de integração de TI flexíveis, como APIs e serviços baseados em nuvem.

2. Capacitação e desenvolvimento de talentos na governança de TI

O desafio principal é atrair e reter profissionais de TI qualificados, capacitar colaboradores que não estão inteirados do sistema e da função do TI. A solução mais prática para esse problema é implementar programas de desenvolvimento profissional e também oferecer oportunidades de carreira claras e motivadoras.

Bom, agora que você compreendeu que a governança de TI é sobre garantir que a TI da empresa esteja bem gerida, segura e alinhada com os objetivos do negócio e seus benefícios na busca da empresa a alcançar seus objetivos de forma eficiente, não deixe de fazer uma boa análise sobre a necessidade do seu negócio e, se possível, invista na ideia! Ganhar seu espaço na internet é preparar sua organização para o futuro.

Continue navegando pelo nosso blog e conheça mais sobre o mundo digital para o comércio. Se você gostou desse post, com certeza vai gostar de saber sobre Omnichannel: como um multicanal pode auxiliar os negócios.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Baixe o E-book gratuitamente!

  • conquiste clientes e impulsione vendas

  • Posts recentes


  • Intensifique suas vendas!


  • Tags

  • API Atendimento ao cliente Marketing Plataforma Maxbot Redes sociais Vendas WhatsApp

  • Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Botão WhatsApp