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O que é governança de TI e como aplicar essa estratégia no seu negócio

Se você está em busca de ampliar seu negócio na internet, provavelmente já se deparou com a famosa Tecnologia da Informação (TI) que abrange uma variedade de atividades e funções relacionadas ao uso de softwares, redes e outros dispositivos para processar, armazenar, proteger e transmitir informações na web.

Com um leque de funções a oferecer, desde gestão de dados e informações até a facilitação da comunicação e a colaboração da organização, é fácil de compreender porque tantas empresas estão usando a tecnologia e adotando a governança de TI, mas você sabe o que é?

A origem da palavra “governança” está em um termo grego que significa direção, aplicada a Tecnologia da Informação se torna um conjunto de práticas e processos usados para garantir que a TI de uma empresa esteja se alinhando com seus objetivos e estratégias. Em termos mais simples, é administrar e gerenciar a TI de forma que ajude a empresa a alcançar seus alvos.

Componentes chave da governança de TI

Existem alguns parâmetros que garantem com que a governança de TI seja executada de maneira correta e eficaz, sendo eles: alinhamento estratégico, gestão e otimização de recursos, estruturação de processos operacionais, gestão de riscos, avaliação de desempenho e conformidade e regulamentação.

1. Alinhamento com os objetivos do negócio

É a integração com os objetivos do negócio: assegurar que a estratégia de TI esteja alinhada com a estratégia de negócios da organização, suportando suas metas e objetivos, focando na realização de benefícios através de recursos da web, garantindo que os investimentos em tecnologia tragam retorno e valor para o negócio.

Em linhas gerais: é garantir que a TI esteja trabalhando em projetos e iniciativas que realmente se alinhem com a organização, como aumentar as vendas ou melhorar a satisfação do cliente no caso de um comércio.

2. Gestão e otimização de recursos

Gerenciar os recursos é essencial em um negócio e a Tecnologia da Informação por meio da governança deve otimizar recursos, incluindo orçamento, pessoal, infraestrutura, tecnologia e dados, para garantir que sejam utilizados de maneira eficaz e econômica. Basicamente, é a utilização da TI para evitar desperdícios e garantir eficiência.

3. Estruturação de processos operacionais

Esse componente é caracterizado pela elaboração de projetos para que as decisões tomadas sejam colocadas em prática. Neste momento, a Tecnologia da Informação se dá mais ênfase aos relacionamentos internos e externos para potencializar os resultados da empresa. Ou seja, é o planejamento para a elaboração de projetos organizacionais com os colaboradores.

Em alguns casos, também é um momento em que se analisa o comportamento do consumidor para compreender melhor como os projetos deveriam ser executados de forma a se alinhar ao usuário.

4. Gestão de riscos associados a TI

Neste parâmetro, deve-se identificar, avaliar e diminuir riscos associados a TI, protegendo a organização contra ameaças como ciberataques, falhas de sistema e perda de dados.

5. Avaliação de desempenho para a TI

O profissional de Tecnologia da Informação deve monitorar e mensurar como a TI está desempenhando, usando métricas e indicadores para garantir que tudo está funcionando como deveria. É o momento em que se avalia o andamento dos projetos para saber se os resultados estão positivos ou se é necessária alguma mudança para aperfeiçoar a qualidade das entregas.

6. Conformidade e regulamentação

Essa componente é sobre garantir que a TI esteja conforme as leis e regulamentações, evitando a ocorrência de problemas legais e garantindo a segurança das informações.

Como a governança de TI beneficia as organizações?

A governança de TI beneficia as organizações de várias maneiras, contribuindo para a eficiência operacional, reduzindo desperdícios e custos, permitindo que a empresa faça mais com menos, a segurança, garantindo a proteção de dados sensíveis, mantendo a confiança de clientes e parceiros e o alinhamento estratégico. Além disso, outros benefícios da governança de TI são:

1. Geração ou maximização de valor

Ao focar na entrega de valor, a governança de TI na organização assegura que os recursos tecnológicos sejam utilizados de forma eficiente, proporcionando um maior Retorno sobre Investimento (ROI).

2. Inovação e competitividade no negócio

Com uma governança de TI eficaz, a organização tem um maior fomento à Inovação, incentivando-a investir em novas tecnologias que aumentem a competitividade no mercado.

3. Transparência e controle interno

Outro benefício da governança de TI é a melhoria na tomada de decisões: proporcionando maior visibilidade sobre os recursos e operações de TI, permitindo que os gestores tomem decisões internas mais informadas e baseadas em dados, além de promover a transparência e a prestação de contas.

4. Engajamento de stakeholders

Se você não sabe o que são os stakeholders, tenha como base que são, em linhas bem gerais, todas as partes interessadas ou afetadas por uma organização, projeto ou decisão, são os sócios e os colaboradores.

A satisfação dos stakeholders garante que as necessidades e expectativas dos clientes, funcionários e acionistas, sejam atendidas, aumentando a confiança na organização.

Gostando desse conteúdo? Não deixe de conferir nosso post “Controle de fluxo: controle todos os processos com essa ferramenta” e leia sobre essa ferramenta extremamente versátil para te auxiliar na organização de demandas

Estratégias para implementar a governança de TI de forma eficaz

Para a implementação bem sucedida de uma governança de TI, primeiramente você deve se atentar a alguns passos. Confira abaixo como se organizar para usar a TI em sua empresa.

1. Elabore um planejamento estratégico geral

Antes de tudo, defina metas e objetivos claros. Certifique-se de que as iniciativas de TI estão conectadas aos objetivos e estratégias da empresa ao envolver líderes de TI em discussões estratégicas a respeito do planejamento da empresa. Um benefício desse planejamento se respalda no primeiro componente da governança de TI; ajuda a empresa a atingir suas metas de negócios, como aumentar a receita ou melhorar a satisfação do cliente, por exemplo.

2. Invista em ferramentas e tecnologias de gestão de TI

Se você está em busca de implementar uma governança de Tecnologia da Informação, utilize ferramentas que facilitem a gestão e o monitoramento dos recursos de TI. Como, por exemplo, softwares de gestão de serviços de TI (ITSM), ferramentas de monitoramento de redes e sistemas de gestão de riscos.

3. Capacite e treine sua equipe

Esse é o momento de garantir que todos os funcionários estejam bem informados sobre as políticas e práticas de governança de TI. Realize treinamentos regulares e ofereça programas de desenvolvimento profissional para uma maior imersão da equipe.

4. Mapeie o desempenho e a qualidade dos sistemas

Para aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços de Tecnologia de Informação, estabeleça indicadores de desempenho (KPIs) e utilize relatórios de monitoramento para avaliar a eficácia das operações de TI. Enquanto estamos falando de dados e internet, abra em outra guia, nosso post sobre o que é big data e leia depois.

Desafios comuns na governança de TI

Os desafios na hora de implantar uma governança de TI dependem muito do tamanho da sua organização e de como você irá introduzi-la. Por isso, abordar esses desafios requer uma forma proativa e cuidadosa, envolvendo a colaboração entre todas as partes interessadas e a adoção de práticas e frameworks reconhecidos no mercado. Os desafios mais comuns que você pode encontrar são:

1. Gestão de mudanças e integração de sistemas

Gerenciar mudanças tecnológicas e organizacionais sem interromper as operações, precisando adotar um processo que inclua a comunicação eficaz e o treinamento dos usuários finais. No objetivo de integrar diferentes sistemas e tecnologias dentro da organização, a solução é investir em soluções de integração de TI flexíveis, como APIs e serviços baseados em nuvem.

2. Capacitação e desenvolvimento de talentos na governança de TI

O desafio principal é atrair e reter profissionais de TI qualificados, capacitar colaboradores que não estão inteirados do sistema e da função do TI. A solução mais prática para esse problema é implementar programas de desenvolvimento profissional e também oferecer oportunidades de carreira claras e motivadoras.

Bom, agora que você compreendeu que a governança de TI é sobre garantir que a TI da empresa esteja bem gerida, segura e alinhada com os objetivos do negócio e seus benefícios na busca da empresa a alcançar seus objetivos de forma eficiente, não deixe de fazer uma boa análise sobre a necessidade do seu negócio e, se possível, invista na ideia! Ganhar seu espaço na internet é preparar sua organização para o futuro.

Continue navegando pelo nosso blog e conheça mais sobre o mundo digital para o comércio. Se você gostou desse post, com certeza vai gostar de saber sobre Omnichannel: como um multicanal pode auxiliar os negócios.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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