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Pesquisa de satisfação por WhatsApp: como fazer e por quê

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo e o Brasil está entre os países que mais utilizam a ferramenta para se comunicar, seja pessoal ou profissionalmente. Para as empresas, ele é um recurso fundamental para implementar melhorias e entender quais são os pontos fortes do seu atendimento ao cliente.

Além disso, você também pode fazer pesquisas de satisfação por WhatsApp, garantindo feedbacks sinceros e eficientes para levantar dados e buscar otimizar os seus processos dentro da empresa. Se você quer saber tudo sobre o assunto, continue a leitura e descubra todos os recursos e dicas para fazer uma pesquisa de satisfação por WhatsApp prática e eficiente.

Como criar uma pesquisa de satisfação no WhatsApp

Bom, para começar, você vai precisar ter o WhatsApp Business API. Essa versão do aplicativo permite que você trabalhe com diversos recursos adicionais, inclusive montar uma pesquisa de satisfação e também programar respostas automáticas de agradecimento e ausência, por exemplo.

Antes de criar a pesquisa propriamente dita, você precisa definir qual é o seu objetivo, ou seja, o que deseja descobrir a respeito do comportamento dos seus clientes durante as compras. Depois, é hora de criar as perguntas para a pesquisa. Lembre-se, em primeiro lugar, que perguntas muito longas e pesquisas demoradas não são atrativas e você pode ter um baixo índice de resposta. Por isso, pense em perguntas claras, relevantes e objetivas.

Para criar pesquisas de satisfação por WhatsApp e outros tipos de atendimento automatizados, a melhor opção são as plataformas de atendimento digital da Maxbot. Dentro delas, é possível enviar uma mesma pesquisa simultaneamente para vários clientes por um único número. Você pode configurar os melhores horários para enviar as pesquisas de satisfação e ainda acompanhar o histórico completo dos feedbacks dos clientes.

Por que usar o WhatsApp para pesquisas?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo e, aqui no Brasil, a grande maioria das pessoas utiliza esse recurso para se comunicar com pessoas e empresas. Isso significa que a probabilidade de respostas à sua pesquisa de satisfação aumenta consideravelmente, já que as pessoas estão sempre com a ferramenta aberta no celular.

Exemplos de perguntas para pesquisas de satisfação no WhatsApp

Exemplos de perguntas para pesquisas de satisfação no WhatsApp

Criar perguntas para pesquisas de satisfação no WhatsApp não é uma tarefa difícil. Basta que você tenha um objetivo de pesquisa bem definido e terá ideias simples e práticas para enviar aos seus clientes. Confira abaixo alguns exemplos para te inspirar nessa jornada. Aprenda também como fazer disparo em massa no WhatsApp e multiplique suas chances de resposta nas pesquisas de satisfação.

1. Sobre o atendimento

Perguntas sobre avaliação de atendimento são fundamentais para você entender como a sua equipe está se comportando perante os clientes. Muitas vezes, a pesquisa de satisfação sobre o atendimento pode trazer insights valiosos para você aprimorar ainda mais sua metodologia e os meios de atendimento.

  • Como você avaliaria o atendimento que recebeu?
    • ( ) Excelente
    • ( ) Bom
    • ( ) Regular
    • ( ) Ruim
  • Você se sentiu bem atendido pela nossa equipe?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não
  • A nossa equipe foi clara nas informações fornecidas?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não

2. Qualidade do produto ou serviço

Saber como o cliente recebeu o seu produto ou serviço é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu negócio. Somente assim você poderá identificar pontos de melhoria e se houve algum tipo de problema em relação a esse assunto durante a experiência de compra do seu cliente. Exemplos de perguntas sobre a qualidade do produto ou serviço incluem:

  • O produto/serviço atendeu às suas expectativas?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não
  • Como você avaliaria a qualidade do produto/serviço que recebeu?
    • ( ) Excelente
    • ( ) Boa
    • ( ) Regular
    • ( ) Ruim
  • Você encontrou algum problema com o produto/serviço?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não

    Caso sim, por favor, descreva o problema:

3. Tempo de resposta

Compreender como está a agilidade da sua empresa em responder às solicitações do cliente pode melhorar muito a entrega para a demanda que você tem. Além disso, isso pode ser o diferencial entre a possibilidade de fidelização do cliente ou a perda completa da relação com ele. Um recurso interessante para melhorar o seu tempo de resposta é a IA no WhatsApp. Entenda como otimizar o atendimento.

  • O tempo de resposta foi satisfatório?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não
  • Você ficou satisfeito com o tempo de espera para atendimento?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não

4. Experiência de compra

Entender como foi a experiência de compra do seu cliente desde o primeiro contato com a sua marca é fundamental para encontrar pontos de melhoria na jornada do consumidor. A forma como o cliente percebe o processo de compra pode influenciar diretamente sua satisfação e fidelização.

  • O processo de compra foi fácil e intuitivo?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não
  • Como você avaliaria a nossa plataforma de vendas?
    • ( ) Muito boa
    • ( ) Boa
    • ( ) Regular
    • ( ) Ruim

5. Recomendação

A probabilidade de recomendação é uma métrica importante para medir a lealdade e o potencial de crescimento da sua base de clientes por meio do marketing boca a boca. Essa é a essência da metodologia NPS, que avalia a disposição dos clientes em recomendar a sua empresa, produto ou serviço para outras pessoas.

  • Você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para amigos ou familiares?
    • ( ) Sim
    • ( ) Não
  • Se você pudesse sugerir alguma melhoria para nossa empresa, o que seria?
    • [Espaço para resposta aberta]

Como interpretar e usar os dados

Interpretar e usar os dados de uma pesquisa de satisfação por WhatsApp exige uma abordagem estruturada para entender os feedbacks dos clientes e transformar essas informações em ações concretas.

Primeiro, você precisa organizar as respostas de maneira eficiente. Como você estará coletando essas informações no WhatsApp para negócios, é possível usar as ferramentas de automação da Maxbot para compilar e organizar as respostas, tanto quantitativas quanto qualitativas.

Depois, é hora de analisar as respostas para obter insights. As perguntas quantitativas são mais precisas e fáceis de mensurar nesse aspecto. Por fim, é hora de criar ações baseadas nesses insights das respostas. Essas ações podem incluir:

  • Treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • Melhorias no processo de compra;
  • Ajustes no produto ou serviço;
  • Ajustes no prazo de entrega.

Pronto. Agora é só monitorar os resultados ao longo do tempo e fazer novas pesquisas para avaliar se as melhorias surtiram efeito. O acompanhamento regular das métricas ajudará a ajustar as estratégias e manter altos níveis de satisfação.

Interpretar e usar os dados da pesquisa de satisfação por WhatsApp exige um olhar atento às métricas quantitativas, mas também uma análise cuidadosa dos comentários qualitativos. O objetivo é identificar padrões de satisfação e insatisfação, implementar mudanças baseadas no feedback dos clientes e monitorar os resultados. Essa abordagem contínua permite uma melhoria constante na experiência do cliente, aumento da lealdade e crescimento do negócio.

Se você gostou do conteúdo, continue no blog, pois temos muito mais dicas sobre WhatsApp para você. Garanta a segurança da sua empresa no WhatsApp e aproveite todos os recursos que essa ferramenta primordial tem a oferecer. Boa leitura!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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