Ter uma agenda de pacientes é essencial para otimizar a organização das consultas, respeitando os clientes e os horários dos profissionais para que o atendimento não atrase. Para isso, você pode utilizar agenda física ou agendas online, que oferecem outras funcionalidades, como o autoatendimento para agendamentos, assim, o paciente pode marcar a consulta sem a necessidade de ir até a clínica ou precisar aguardar ser atendido por uma pessoa.
Para auxiliar seus agendamentos, selecionamos sete 7 práticas para aplicar no consultório para deixar seus pacientes satisfeitos e manter um bom fluxo de atendimentos. Confira!
Índice
O que é agenda de pacientes?
Uma agenda de pacientes oferece diversas vantagens e é uma ferramenta necessária na rotina de consultórios e clínicas. Para melhor organização da agenda, são registrados os horários, as consultas, o nome dos pacientes e o procedimento que será realizado. Dessa forma, todos eles recebem o melhor atendimento evitando atrasos.
Essa ferramenta pode ser utilizada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais da área da saúde que necessitam de facilidade e organização na sua rotina de atendimentos. Para isso, pode ser utilizada uma agenda física, planilhas ou plataformas de agendamento.
Como organizar a agenda de pacientes?
A organização é primordial para uma rotina de atendimento eficiente, por isso, é importante ser preenchida de forma cuidadosa. Assim, todos os pacientes são atendidos no horário dos agendamentos e as consultas são realizadas de forma atenciosa, sanando as dúvidas do paciente e fazendo os procedimentos necessários. Para manter a agenda de pacientes organizada, confira as dicas a seguir.
1. Segmente as consultas no agendamento
Cada consulta é única e conta com períodos de atendimento diferentes, por exemplo, uma consulta de acompanhamento é mais rápida do que um procedimento. Ao adicionar uma consulta na agenda, considere o tipo de serviço que será prestado para manter o planejamento diário.
2. Tenha uma ferramenta de agendamento online
Utilize uma agenda de pacientes online automatizada, assim, os clientes podem agendar ou cancelar a consulta sem a necessidade de atendimento humano ou ter que comparecer presencialmente na clínica somente para realizar um agendamento.
Com essa ferramenta online, as ligações e as mensagens são reduzidas e os seus colaboradores podem ser direcionados para outras tarefas. Além disso, os chatbots conseguem responder às dúvidas mais simples, basta configurá-lo para automatizar etapas do atendimento.
3. Confirme a consulta no dia anterior
Um dos procedimentos a ser realizado no atendimento é a confirmação da consulta. Assim, se o paciente informar que precisará faltar, você pode remanejar horários e encaixar outros ou até mesmo adiantar consultas.
Essa etapa pode ser automatizada enviando um lembrete no dia anterior para o paciente confirmar ou cancelar a consulta. Para facilitar ainda mais, você informe o endereço da clínica na mensagem.
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4. Crie políticas claras de agendamento
Defina uma política de agendamentos e informe aos pacientes, isso minimiza os cancelamentos de última hora e também que os clientes que faltam na consulta e não informem. Ofereça um prazo razoável para cancelamentos sem penalizações e alerte a possível demora para reagendamentos da consulta.
5. Defina um tempo aproximado para cada consulta
Como dissemos anteriormente, para otimizar a agenda de pacientes, é preciso considerar o tempo médio de cada procedimento e tipo de consulta. Definir um tempo aproximado para cada consulta evita o atraso dos agendamentos seguintes, por isso, acrescente uma margem de 15 minutos entre as consultas.
6. Avalie e ajuste a agenda regularmente
As plataformas de automação, como a agenda inteligente, contam com relatórios ou métricas para que você possa fazer análises e ajustes. Dessa forma, é possível identificar certos padrões, como horário de pico, baixo fluxo de pacientes e dúvidas mais comuns para traçar novas melhorias e garantir a satisfação dos seus pacientes.
7. Treine suas equipes para gerenciar a agenda de pacientes
Faça treinamentos regulares com suas equipes para que todos conheçam as políticas de atendimento humanizado e agendamentos, além de saberem como utilizar a agenda. Implementando todas as dicas acima, seus pacientes terão uma experiência otimizada e se sentirão mais satisfeitos com seus serviços. Fidelizando os consumidores ao mesmo tempo que se tornam propagadores do seu negócio.
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Além disso, todo o seu time vai utilizar um único número do WhatsApp, organizando os atendimentos. Ainda, gera relatórios e protocolos por atendimento para facilitar o acesso aos históricos das consultas e fazer uma gestão de contatos completa.
Os dados do seu negócio e dos seus clientes estão seguros e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que proporciona maior segurança para a realização dos atendimentos da sua equipe e das etapas automatizadas.
A agenda de pacientes já sabemos que é essencial para o seu negócio e para melhorar a comunicação, agora, saiba tudo sobre a psicologia no atendimento e aumente a satisfação dos seus clientes.