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API para E-commerce: como funciona, vantagens e principais APIs

O comércio online está cada vez mais presente entre as compras e contratações de serviços dos brasileiros. Ter um e-commerce com bons produtos não é suficiente para garantir a venda, para isso é preciso facilitar a compra para seu consumidor, com recomendações do produto, mostrar o valor do frete para o CEP que ele deseja, realizar o pagamento de forma rápida e mais.

Para isso, você pode contar com as APIs. Elas integram o seu e-commerce com outros tipos de serviços externos que deixam seu site muito mais completo, melhorando a experiência de compra. Conheça mais sobre o assunto no conteúdo abaixo.

Como funciona a API para e-commerce?

A sigla API significa Interface de Programação de Aplicativos, resumidamente é um conjunto de processos que funciona como uma ponte para conectar duas plataformas ou programas. Essa conexão resulta em diversas otimizações para o software, automatizando algumas etapas específicas.

O e-commerce permite que sistemas diferentes se comuniquem, como as lojas virtuais com outros tipos de serviços externos. Resultando em automações de diversas etapas e melhorias para a experiência de compra do consumidor, como emissão de nota fiscal ou orçamento de frete na página do produto, entre outros.

Quais são as vantagens da API para e-commerce?

Utilizar as APIs oferece diversos tipos de benefícios para o seu e-commerce, pois além de otimizar o seu site, é seguro, reduz custos operacionais e aumenta as taxas de conversão. Confira outras vantagens:

  • Automatização e praticidade: como dissemos, as APIs tornam diversos processos automáticos, como a recuperação de um carrinho abandonado ou a realização de cadastros no seu site com a mesma conta do Gmail ou das redes sociais;
  • Segurança de dados: realizar a conexão da sua loja com serviços externos significa que as duas empresas vão compartilhar informações. Para tornar esse processo mais seguro, as duas partes escolhem os dados que serão compartilhados;
  • Melhorias para o seu negócio: ter APIs aliadas ao seu site deixa sua empresa mais completa. Afinal, os consumidores conseguem encontrar diversas facilidades em um só lugar, imagine se o cliente quisesse comprar um produto do seu e-commerce e tivesse que ligar para saber o valor do frete?

Confira também: Como recuperar clientes perdidos: 8 dicas para sua empresa

conheça os 10 principais api para e-commerce

Conheça os 10 principais API para e-commerce

Com tantas facilidades e benefícios, várias empresas investem em APIs para que os processos de compra e venda online sejam cada vez mais eficientes. Além de utilizá-las para fazer pesquisas e traçar novas estratégias para o seu negócio.

1. API para comparação de preço

Com esta automatização, você consegue comparar os preços dos seus concorrentes para saber se os seus estão competitivos. As APIs com esta finalidade conseguem gerar relatórios comparando os valores dos seus produtos com outras lojas virtuais.

2. API para aprovação social

Para auxiliar na decisão de compra, esta API consegue trazer os comentários e avaliações sobre os seus produtos nas redes sociais para o seu site. Deixando essas informações visíveis para demonstrar a aprovação social e credibilidade dos seus itens ou serviços. Essa é uma forma de aumentar as vendas no seu e-commerce.

3. API para evitar fraudes

Existem diversos tipos de fraudes na internet, saber como se prevenir em comércios eletrônicos se tornou uma necessidade. Esse tipo de API consegue identificar comportamentos suspeitos relacionados à compra com cartão de crédito e evita golpes contra sua loja online.

4. API para informação de produtos

Para quem realiza os cadastros de diversos produtos, essa API pode ser uma ótima solução. Neste caso, seu site é conectado a um banco de dados com as informações sobre produtos, especificações, fotos e mais. Personalize as informações e adapte conforme a linguagem da sua marca.

5. API para personalização de produtos

Esta API consegue identificar o padrão e comportamento de compra de um cliente e mostrar itens relacionados ao que ele já visualizou ou comprou no seu site. Essa reorganização de itens é feita de forma automática para cada visitante do seu e-commerce.

6. API para recomendação de produtos complementares

Uma das formas de otimizar as vendas da sua loja é oferecer produtos que complementam a compra do seu cliente, itens que talvez ele não conheça. Por exemplo, se o seu lead procura por um tênis esportivo para corrida, a API pode recomendar meias, viseira, óculos e mais.

7. API para logística e rastreio de entregas

Essa é uma das APIs mais utilizadas pelos e-commerces e consumidores que realizaram compras. Permitindo que o cliente acompanhe o rastreio da entrega, além de auxiliar também no controle do estoque das lojas.

8. API para emissão e gestão de nota fiscal

Existem APIs que emitem notas fiscais automaticamente, conforme os tributos de cada estado. Assim, seus consumidores se sentem mais seguros após finalizarem a compra, pois logo recebem a nota fiscal emitida, aumentando a credibilidade do seu negócio.

9. API para WhatsApp Business

Se você utiliza o aplicativo no seu negócio para atendimento ao cliente, saiba que existe uma API para WhatsApp. Com ela, você consegue automatizar parte do atendimento, configurando mensagens, agilizando as respostas e otimizando todo o processo da jornada de compra do seu cliente.

10. API para automatizar e-mail marketing

Com esta API você consegue enviar e-mails automáticos, conforme a segmentação dos seus clientes e os produtos procurados pelos seus leads. Assim, você pode aumentar as conversões com o envio do e-mail marketing com cupons de desconto e promoções dos itens que são interessantes para eles.

Agora que você sabe o que é API para e-commerce e as diversas funcionalidades que consegue automatizar no seu site. Conheça outros conteúdos do nosso blog e leia também: Chatbot para e-commerce: por que você precisa ter. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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