fbpx
Pesquisar

Assistente Virtual: descubra o que é, benefícios e como escolher

Um assistente virtual inteligente é um software que atende comandos de voz ou de texto, como a Siri, Alexa, chatbot, entre outros. Suas automações e facilidades podem ser um grande diferencial para a organização da sua empresa.

Investir nessa tecnologia pode otimizar muitas tarefas, além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos seus consumidores. Se deseja conhecer os detalhes e os benefícios dessa ferramenta, continue a leitura abaixo!

O que é e como pode ser utilizado um assistente virtual inteligente?

Essa tecnologia é capaz de automatizar processos, de modo que atende a comandos de texto ou voz, executando tarefas de assistência, como apagar a luz de um cômodo, agendar compromissos, tocar músicas, configurar alarmes, conversar e mais. Esse software precisa de conexão a internet e ser integrado com outro dispositivo para que funcione, como:

  • Lâmpadas;
  • Smartphones;
  • Câmeras de segurança;
  • Fechadura digital;
  • Televisores smart.

Quando são baseados em inteligência artificial (IA), Machine Learning e outros tipos de tecnologia, os assistentes virtuais conseguem melhorar suas funcionalidades. Além de otimizar suas funcionalidades conforme as atualizações dessas tecnologias.

Assistente virtual x Chatbots

O chatbot é um dos tipos de assistente virtual e são utilizados para facilitar o atendimento ao cliente. Essa tecnologia está sendo amplamente utilizada, pois consegue automatizar algumas etapas das interações com mensagens automáticas pré-configuradas. Dessa forma, os chatbots conseguem atender vários clientes por vez, simulando a linguagem humana.

Conhecido como “conversa com robô” um chatbot realiza atendimento 24/7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Respondendo todas as mensagens recebidas, essa tecnologia pode, inclusive, redirecionar o atendimento a um atendente humano, fazer agendamento de consultas, enviar boletos e mais! Tudo para aumentar a satisfação do usuário que tem resposta sempre que enviar uma mensagem.

Qual a sua importância para as empresas?

É importante por otimizar várias etapas, por exemplo, a automatização do atendimento por texto em redes sociais, chat, site e WhatsApp. Além de oferecer um atendimento inclusivo e aumentar a satisfação do consumidor.

Sua importância inclui a acessibilidade aos colaboradores PCDs, como pessoas com baixa visão ou cegas, os comandos de voz podem facilitar a execução das tarefas.

Vantagens de utilizar essa tecnologia

Existem diversas vantagens em implementar um assistente virtual inteligente na sua empresa. Isso porque conseguem aumentar o volume de vendas, garantir a satisfação dos seus clientes, reduzir custos operacionais e mais. Conheça outras vantagens abaixo:

Agilizar o atendimento

Entre as maiores vantagens de utilizar um assistente virtual inteligente, certamente é a agilidade em atender seus clientes, mesmo que seja para informar o horário de atendimento do seu negócio ou avisar o tempo da fila de espera. Além disso, um chatbot responde prontamente a dúvidas mais simples, em casos complexos, ele pode encaminhar para atendentes humanos.

Otimizar a comunicação com seus clientes

Utilizar os assistentes virtuais, como o chatbot, otimiza a comunicação da sua empresa tornando as interações mais amigáveis. Esse software permite que você configure as mensagens conforme a linguagem utilizada pela sua marca e atenda as dúvidas mais frequentes.

Criar conexão com seus clientes

Uma das maiores tendências do atendimento é criar conexões com seus clientes, afinal o comportamento do consumidor atual exige um atendimento humanizado e personalizado para atender suas necessidades. Além disso, a forma como sua empresa se comunica faz parte dos valores e posicionamento da marca, fatores importantes para que seu cliente se conecte com o seu negócio.

Disponibilizar horários de atendimento ao cliente 24/7

Com os assistentes virtuais inteligentes, é possível realizar o atendimento em tempo integral, assim seus clientes podem interagir no melhor horário para ele e sanar suas dúvidas. Há opções de ferramentas de chatbot que conseguem disponibilizar o autoatendimento, dessa forma, seu consumidor pode solucionar alguns problemas sozinho, sem a necessidade de interação humana, como agendar consultas médicas, solicitar segunda via de boleto, acompanhar o rastreio do seu pedido e mais.

Reduzir custos e retrabalhos

Investir em um assistente virtual é uma das formas de otimizar o atendimento, e ao mesmo tempo, reduzir os custos com novas contratações e treinamentos. Além de minimizar erros humanos, retrabalhos e insatisfação dos seus clientes.

Com o software automatizando seu atendimento, seus colaboradores podem ser direcionados ao atendimento dos casos mais complexos ou para outras atividades, como traçar estratégias para recuperar clientes perdidos.

Qual a melhor opção para minha empresa?

Para escolher a solução ideal para você e para a sua empresa, é preciso considerar as necessidades. Se a sua empresa possui um volume alto de atendimentos, uma plataforma de chatbot, como a da Maxbot, pode ser a ferramenta perfeita para automatizar o seu atendimento no WhatsApp.

Com a nossa plataforma, você consegue gerar relatórios precisos, coletar dados das interações, criar protocolos para todos atendimento e responder diversos clientes de uma vez. Além de funcionalidades direcionadas para cada segmento, facilitando a organização de modo eficiente e reduzindo as chances de ter a sua conta banida.

Para outros conteúdos sobre tecnologias, tendências, gestão e atendimento ao cliente, continue navegando pelo nosso blog e conheça tudo sobre a psicologia no atendimento ao cliente para saber como vender mais e como otimizar o seu relacionamento com eles. Até lá!

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp