fbpx
Pesquisar

Dicas de atendimento ao cliente para e-commerce

A maior parte do processo de compra é realizada sem contato direto entre o vendedor e o cliente, como você pode melhorar a experiência do cliente por meio do suporte?

Primeiramente, considerando que seu e-commerce está hospedado em uma plataforma que proporciona aos usuários uma boa navegação, a usabilidade deve ser, sem dúvida, a sua principal preocupação.

Crie e integre diferentes canais que permitam aos clientes interagir com sua empresa e expandir sua capacidade de fornecer serviços de qualidade, mesmo se você não estiver no local.

Afinal, o atendimento ao cliente para e-commerce é realmente a principal prioridade?

Então, como você evita a perda de clientes e aumenta as taxas de conversão por meio de um bom atendimento ao cliente? Neste artigo preparamos algumas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente no seu e-commerce.

O que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente, nada mais é que o ato de se preocupar com o problema do seu cliente, oferecer e prestar serviço e assistência profissional, útil e de alta qualidade antes, durante e depois que o cliente finaliza a sua compra em seu e-commerce.

A importância do atendimento ao cliente no comércio eletrônico

Em qualquer tipo de negócio, seja online ou físico, o atendimento ao cliente é vital quando se trata de vendas.

No entanto, no e-commerce, os empreendedores enfrentam um grande problema: a falta de garçons para ajudar os clientes a comprar.

Pense na estrutura de um comércio, por exemplo. Existem promoções na porta, vitrines, belas amostras… Mas quando um consumidor entra em um negócio, ninguém o serve.

Por isso, um bom relacionamento com os consumidores é melhor do que uma estrutura onde ninguém consome.

1.  Tenha agilidade

Um serviço eficaz em e-commerce é um serviço ágil na venda e no esclarecimento de dúvidas.

Se você não tiver uma equipe ágil, acabará perdendo oportunidades de vendas em potencial devido ao serviço ruim.

Acredito que você mesmo já tenha passado por uma situação dessas: você está esperando uma resposta da agência e finalmente desiste da compra devido ao tempo de espera.

Portanto, não cometa esse erro em seu negócio.

Por fim, você precisa definir metas de serviço para que possa responder e atender seus clientes de forma rápida, simples e clara.

2.  Conte com o apoio de um chatbot

Aproximadamente 92% dos consumidores preferem obter serviços por meio do chat em vez de outros métodos de contato da organização com a qual interagem. Isso é muito útil para empresas, especialmente para atendimento ao cliente de comércio eletrônico.

Além de permitir que o mesmo garçom responda a vários clientes ao mesmo tempo, o chat também é uma das formas de reduzir o tempo de espera no atendimento.

Para os clientes, existe a possibilidade de multitarefa. Em outras palavras, ele pode conversar com o garçom enquanto trabalha. O que não se consegue com o atendimento telefônico.

Com o chat, o cliente pode interagir com a sua empresa sem a necessidade de um atendimento com alguém. Isso economiza o tempo, tanto do cliente, como o seu.

Em outras palavras, esta função fornece um atendimento ao cliente mais eficiente e rápido para o e-commerce.

Acima de tudo, os chatbots começaram a ser usados ​​para atendimento ao cliente. Atualmente, alguns já possuem inteligência artificial para estabelecer conversas mais complexas com os usuários, podendo até fornecer suporte efetivo sem a participação de atendentes.

3.  Não deixe o telefone fixo de lado

Em primeiro lugar, lembre-se sempre: pessoas compram de pessoas.

Por isso, investir em atendimento de qualidade, transações “presenciais”, pode ser um grande diferencial para sua empresa.

Ter um telefone fixo é a melhor solução para este problema. Além de dar mais credibilidade, acaba humanizando o relacionamento com os consumidores, resolvendo problemas e esclarecendo dúvidas de maneira prática e ágil.

No entanto, se você ainda gosta de comunicação online, comprar um telefone virtual é uma boa sugestão.

O Skype pode comprar telefones virtuais por meio do DDD. Excelente opção para trazer mais um canal de atendimento à sua empresa.

4.  Automatize seus processos

O desenvolvimento do atendimento ao cliente levou ao início do atendimento automatizado ao cliente. Como a maioria das pessoas recorre à tecnologia para diversos fins, as organizações e empresas sentem a necessidade de se envolver diretamente com os clientes.

Isso pode ser feito de forma eficaz usando seu site. Hoje, existem muitas empresas e organizações de grande porte que fornecem software automatizado de atendimento ao cliente e outras soluções.

5.  Faça do atendimento ao cliente um diferencial do seu e-commerce

Acima de tudo, a maioria dos clientes que buscam ajuda no atendimento ao cliente da empresa deseja principalmente a oportunidade de entender melhor o produto.

Por isso, um bom atendimento ao cliente pode não apenas beneficiar os clientes, mas também ajudar sua empresa ou o desenvolvimento de seus negócios. Isso pode ajudar as empresas a descobrir onde podem ficar para trás ou mudar a percepção de clientes insatisfeitos.

Por tanto, um bom atendimento ao cliente pode criar milagres para qualquer e-commerce.

Conclusão

O atendimento ao cliente são várias ações que tem como objetivo melhorar e aprimorar o contato entre cliente e empresa.

O único propósito do atendimento ao cliente para e-commerce é atender às expectativas dos clientes para que fiquem satisfeitos com o resultado.

Por fim, o atendimento ao cliente para e-commerce existe para resolver o problema com seu cliente. Que eles tenham uma experiência agradável após a compra de qualquer produto da sua empresa.

O que achou do artigo? Gostou das dicas de atendimento ao cliente para e-commerce? Para receber mais conteúdos sobre o tema, continue acompanhando o nosso blog.

Comece agora a mudança no seu atendimento ao cliente do seu e-commerce

Finalmente, chegou a hora de escalar e aumentar sua empresa e o seu atendimento com a melhor plataforma do mercado.

Por fim, a Maxbot possui todas as soluções para ajudar você a garantir a melhor experiência para seu cliente.

Solicite agora mesmo uma demonstração com um de nossos especialistas e aproveite os benefícios da Maxbot.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp