Hoje em dia, a maioria das empresas colocam a qualidade do serviço em primeiro lugar. O atendimento automatizado é uma das chaves para isso.
Automatizar esses processos pode trazer muitos benefícios porque existem muitos recursos inovadores que podem ajudar as empresas e clientes a otimizar o tempo.
Por meio da automação, a empresa pode reduzir a chance de falha, pois tudo sairá conforme o planejado, e os clientes podem obter serviços de alta qualidade e eficiência sem ter que investir pesado para atingir essa meta.
Neste artigo vamos falar sobre atendimento automatizado. Como fazer da maneira correta e aumentar seus resultados?
Índice
O que é um atendimento automatizado?
O atendimento automatizado ao cliente se refere a qualquer serviço que permite que seus clientes resolvam problemas sem interagir com outras pessoas.
À primeira vista, pode parecer contra-intuitivo excluir pessoas da equação que resolve o problema.
No entanto, desde que tentou desesperadamente alcançar os humanos do outro lado da gravação automática, o software fez grandes avanços.
Ao contrário dos humanos, os sistemas de suporte automatizados podem fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Eles também são mais econômicos do que os representantes humanos do suporte ao cliente.
Eles ajudam sua equipe de suporte ao cliente lidando com tarefas simples e repetitivas e enviando ordens de serviço para o departamento apropriado.
Isso libera seus representantes para que possam se concentrar mais nos clientes que realmente precisam de suporte humano.
Vantagens de ter um atendimento automatizado
Otimização do tempo da empresa
Por meio da automação, a empresa terá muitos benefícios em termos de otimização de tempo.
O que antes era feito apenas por telefone, agora pode ser misturado a outras mídias para fornecer sempre a mesma qualidade, sem que os clientes esperem que alguém fique online para resolver seus problemas.
Dessa forma, a empresa pode focar em outras estratégias sem ter que contratar mais profissionais para esse fim.
Segurança de dados
Existem tecnologias que permitem à gestão coletar todas as informações e dados para gerar relatórios sobre o processo de atendimento.
Por meio dessa centralização, a empresa pode analisar o que realmente teve um bom desempenho, bem como o desempenho da equipe.
Por meio desse tipo de controle, também é possível criar novas estratégias a partir dos dados do cliente, entender suas preferências e desejos e formular ações que fiquem satisfeitas com os serviços prestados pela empresa.
Experiência
Com um atendimento eficiente e ágil, a empresa consegue manter um relacionamento mais próximo com o público, gerando um sentimento de confiança na marca.
Depois de armazenar todos os dados corretamente, eles evitam repetir cada chamada e perder tempo com o registro em excesso.
Com o auxílio de ferramentas técnicas, você pode ter interações mais ativas, basta escolher aquelas interações que podem garantir bons resultados para o seu negócio.
Dicas de automação do seu atendimento
Alguns clientes ficam com a satisfação de uma solução rápida, enquanto outros ficam arrancando os cabelos de frustração. Você provavelmente se lembra de uma ocasião em que comprou um produto que acabou não sendo o que você esperava.
Você iniciou o longo e chato processo de tentar obter uma substituição ou reembolso.
A cada passo, você se deparava com um bloqueio de robôs desafiando suas tentativas de resolver o problema.
Apesar de suas melhores tentativas, suas solicitações foram perdidas no deserto de robôs de atendimento ao cliente.
Avalie a automação certa para o seu negócio
Haverá alguns tipos de automação que ajudarão sua empresa e outros não. Dedique algum tempo para descobrir o que mais beneficiará seus clientes e concentre-se em refinar esses processos.
Por exemplo, se você está vendendo um produto de natureza particularmente complexa, um bot de bate-papo pode não ser capaz de acompanhar perguntas ou solicitações complicadas de assistência.
Se for esse o caso, você pode querer dedicar seu tempo à criação de FAQs bem pensados e categorizados que podem responder a perguntas sobre uma variedade de tópicos.
Tenha vários canais de atendimento
Como você deve ter adivinhado, só existe um canal de mídia como serviço que é completamente incompatível com a realidade tecnológica de hoje.
Além de reduzir a sobrecarga das linhas telefônicas e dos serviços de hospitalidade da empresa, a existência de múltiplos canais de contato também pode ampliar a influência da empresa no dia a dia do público.
Por exemplo, você pode usar os serviços de SMS para atender a necessidades mais simples, como obter informações sobre pagamento, entrega de produtos e serviços por chat ou usar bots de chat quando precisar de serviços de suporte personalizados.
Invista em um bom CRM
Com um bom sistema de gerenciamento de atendimento ao cliente (CRM), você pode salvar os dados do cliente para que não pergunte novamente a cada vez que atender.
Além disso, o software elimina a necessidade de formulários de registro em papel ou planilhas e arquivos distribuídos em várias pastas.
Com a ajuda de um sistema de gerenciamento de serviços, sua empresa pode reunir todas as informações em um só lugar.
O fácil acesso aos dados e a boa segurança da informação, assim como o uso de softwares para automatizar os serviços do seu negócio, podem ser um divisor de águas na sua trajetória de desenvolvimento de negócios.
Investir em um com CRM é importante para um melhor atendimento, aprenda como usar o programa com o vídeo abaixo:
Conclusão
O atendimento automatizado ao cliente pode ser simples ou complexo, dependendo do seu setor e do tamanho da empresa.
Talvez tudo o que você precise que seu software de atendimento ao cliente faça seja garantir aos clientes que recebeu a mensagem e que irá respondê-los.
Ou talvez sua equipe de suporte tenha volume suficiente para merecer um chatbot de IA sofisticado que pode aprender e resolver problemas por conta própria.
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