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Guia de atendimento digital para empresas de microcrédito

um homem entregando a outro homem uma pilha de dinheiro

Empréstimos fazem parte da vida de muitos empreendedores em diferentes momentos. Seja para abrir um negócio, quitar dívidas ou investir no desenvolvimento de uma empresa, o microfinanciamento para o pequeno empresário é uma das alternativas disponíveis no mercado.

Esse novo cenário traz algumas tendências e necessidades, como a substituição do contato interpessoal e a resolução de diversos problemas. 

Neste artigo preparamos algumas dicas de atendimento digital para empresas de microcrédito.

O que é uma empresa de microcrédito?

Este empréstimo destina-se especificamente a pessoas físicas ou microempresários que pretendem iniciar ou expandir seus negócios. Uma das maiores vantagens é a redução das taxas de juros e a facilidade de aprovação.

Este é um empréstimo para pequenos empresários que desejam expandir seus negócios, comprar equipamentos, mudar de organização, etc. 

Microcrédito é uma proposta para estimular o microempreendedor e promover o aumento da renda da população.

Importância do atendimento digital aos clientes

Uma das grandes vantagens da prestação de serviços digitais é que pode estreitar o relacionamento com os consumidores, graças à experiência online disponibilizada, que normalmente é instantânea.

Certos formatos de suporte (como chamadas telefônicas e e-mails) podem cansar os agentes de serviço e nem sempre levam a uma comunicação de alta qualidade.

Portanto, os serviços digitais podem mudar o relacionamento com os clientes externos, principalmente quando se trata de tecnologia.

Ao investir em plataformas de atendimento online, a empresa passa a contar com diversos canais de comunicação para promover a atração e a conquista de clientes.

Como diferenciar atendimento de cobranças

Um fato indiscutível é que essas empresas de microcrédito oferecem crédito para muitas pessoas e, em alguns casos, até mesmo para aqueles que entraram em inadimplência em outros negócios. 

Essa alta demanda significa um alto índice de endividamento que não pode ser pago a tempo por vários motivos.

Por esse motivo, o cuidado humano deve ser aliado à coleção. É preciso entender o ambiente em que essas pessoas se encontram e dar sugestões adequadas, para que tenham a oportunidade de pagar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os clientes de hoje só se sentirão à vontade para falar sobre suas dívidas e fechar negócios quando se sentirem respeitados e verem tratamentos personalizados para seus casos. Somente um bom serviço acontecerá.

Dicas de atendimento digital para empresas de microcrédito

O setor bancário é um dos setores mais inovadores do setor de atendimento ao cliente no Brasil: no século passado, foi responsável pela utilização do serviço telefônico 24 horas, e posteriormente popularizou o uso da Internet e de aplicativos de transações financeiras para oferecer segurança aos clientes e conveniência.

1. Invista em humanização

Nesse campo digital cada vez mais automatizado, as empresas trouxeram outras atrações além das finanças. Conquistar e reter clientes é um serviço humano essencial.

Na prática, esses serviços tratam seus clientes como se estivessem participando de um atendimento presencial, afinal, por exemplo, os clientes não têm pontos físicos para pedir ajuda e conversar com os gestores.

 Portanto, neste caso, é fundamental utilizar os canais online para responder aos desafios com uma perspetiva mais humana.

O desafio aqui é coordenar tecnologia e humanidade, sem scripts com problemas mecanizados, esses problemas não podem resolver os problemas do usuário e criar frustração.

A humanização é um dos pilares do atendimento digital para empresas de microcrédito.

2. Comece um marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser entendido como uma série de ações realizadas pela empresa para interagir com o público. Nesse caso, o bom marketing de relacionamento faz parte da satisfação do cliente e como isso impacta positivamente no mercado.

Quando o público está satisfeito, ele naturalmente vai repassar para outras pessoas, daí a importância de fidelizar os clientes, pois a partir de uma experiência positiva, eles podem dar instruções valiosas sobre seus produtos e serviços, resultando em publicidade quase gratuita e o resultado da base aumentar.

3. Crie um processo de atendimento

Antes de integrar a tecnologia em seu processo de serviço, você deve se lembrar de qual é o seu processo e qual o papel que a tecnologia desempenha nele. 

Acompanhe o caminho percorrido pelo cliente ao receber os serviços da empresa e como encontrar a solução que ele busca.

Durante seu plano, lembre-se de como você planeja usar cada canal de serviço e de quais ferramentas precisará. 

Com base nisso, você pode fazer outras estimativas e usá-las para desenvolver planos de ação mais claros e consistentes.

4. Defina seus canais de atendimento

Para qualquer empresa, uma das vantagens dos serviços digitais é a capacidade de integrar vários canais de atendimento ao cliente em sua estratégia. 

Conectar via telefone, rede social, WhatsApp, etc. é uma opção viável. No entanto, você deve se lembrar que cada um deles desempenha um papel em sua estratégia.

Um erro comum é tentar criar um help desk que seja muito amplo, usando muitos canais que não produzirão retornos.

Por exemplo, investir no atendimento ao cliente em redes sociais que seu público não usa com frequência pode aumentar os custos sem melhorar o serviço.

Portanto, antes de decidir como implementar o atendimento digital para empresas de microcrédito, considere os objetivos de cada canal e como eles se enquadram em sua estratégia.

Conclusão

Pesquisa do Invesp mostra que 73% dos consumidores acreditam que o chat de atendimento é o canal de comunicação online mais satisfatório. 

O que torna este serviço digital tão interessante é sua agilidade, canais sempre abertos, facilidade de uso e a possibilidade de operá-lo através de chatbots ou humanos.

O atendimento digital é fundamental para qualquer tipo de negócio, e investindo nisso, seu negócio aumenta consideravelmente seu número de clientes.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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