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Brand persona: o que é, como estruturar e qual seu impacto?

Você sabe se comunicar com seus clientes? Quais metodologias sustentam a maneira pela qual dialoga com eles? As etapas de construção de uma marca forte e consolidada perante o mercado passam pela capacidade de gerar um alcance percebido de forma orgânica e personalizada, com uma linguagem entendida como acessível ao público-alvo.

É nesse cenário que surge o conceito de brand persona, que busca direcionar as ações e estratégias de marketing com foco nessas trocas. Mas, afinal, o que de fato significa essa persona da marca? Qual o seu impacto e principais diferenciais com relação ao conceito de buyer persona? E, por fim, como aplicá-la do zero na sua empresa? Para responder a essas perguntas, continue a leitura e confira a seguir com o blog da Maxbot!

O que é brand persona?

A brand persona, também identificada como persona da marca, é um conceito relacionado à sintetização da imagem, propósitos e valores de um negócio por meio da estruturação de um personagem fictício que represente esse conjunto de personalidade, estilo e tom de voz da marca. É nesse direcionamento que se apoiam as principais estratégias de marketing, pensadas diretamente na satisfação de uma comunicação clara, direta e objetiva.

Ou seja, o foco é fazer com que todos os profissionais responsáveis por esse relacionamento saibam exatamente como dialogar, impactar, alcançar e sensibilizar seus consumidores, disseminando os principais propósitos da organização.

Essa interação gera um maior potencial de envolvimento, fazendo com que você aperfeiçoe os produtos e serviços, investido nos recursos certos e entregando uma troca cada vez mais legítima — principalmente quando opta por utilizar canais de comunicação automatizados, como serviços de chatbot via WhatsApp, garantindo o aspecto mais natural dessa troca.

Qual a importância da brand persona?

A expansão das organizações e o mercado cada vez mais competitivo e tecnológico faz com que as empresas estejam sempre em busca de formas de criar uma conexão mais humana com os consumidores. Por isso, esse relacionamento passa a ser visto como ponto central dos negócios, que buscam uma segurança que atenue ruídos de comunicação e torne a experiência do usuário autêntica e personalizada.

Imagine que você tenha uma empresa de acessórios para celulares, tendo como público-alvo a chamada ”Gen Z”, que identifica pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de noventa. Conhecidos pelo engajamento digital e por um vocabulário jovem e despojado, não faria qualquer sentido estabelecer uma formal, certo? Essa é uma das percepções facilmente reconhecidas no processo de estabelecimento da persona da marca.

Assim, a criação de uma brand persona bem qualificada auxilia a definir um tom de voz assertivo dentro do script de vendas, ampliando as chances de aceitação dos clientes e na criação de oportunidades de reproduzir mensagens que fortaleçam a relevância e autoridade da marca perante o público, transformando-os em verdadeiros promotores, intensificando os resultados e consolidando uma posição diferenciada perante a concorrência.

Ao fundo, uma pessoa segurando um copo e o óculos acima de uma agenda. A frente da imagem, representação de uma rede de pessoas conectadas

Quais as diferenças entre brand persona e buyer persona?

É comum que surjam dúvidas quanto a alguns conceitos que, inicialmente, podem parecer similares — é o caso dos termos brand persona e buyer persona. No entanto, é preciso conseguir diferenciá-los no momento de pensar na personalização da marca.

A brand persona é única e é responsável por ditar o tom de atendimento e de toda comunicação exercida pela organização, de forma que os propósitos e valores consigam ser transmitidos. Já a buyer persona sintetiza a construção de um cenário de ”consumidor ideal” da empresa, com foco nas estratégias de vendas.

Essa concepção é feita com base em comportamentos, objetivos, preocupações, demandas, interesses e expectativas daqueles que já possuem um histórico de conexão com a empresa, auxiliando também na organização e definição dos estágios interação e decisão de compra, direcionando o funil de vendas e gestão do seu e-commerce.

Como estruturar a brand persona da minha marca?

Deve ser uma estruturação monitorada de forma contínua, para a garantia de que haverá uma atualização constante, capaz de acompanhar as principais transformações e tendências do mercado. Como produto, aspectos como necessidades, desejos, sentimentos e ideais precisam estar traçados.

1. Sintetize os pilares da sua brand persona

De início, defina os 4 elementos essenciais dessa elaboração, sendo eles:

  1. Compromisso: o que você entrega como diferencial nos produtos e serviços comercializados e que tipo de promessa é feita ao comercializar determinado produto ou serviço. O que os consumidores podem esperar em termos de melhoria e satisfação? Por que devem escolher fechar negócio com você, e não com a concorrência?
  2. Suportes: essa etapa diz respeito a como você retrata a marca e se o que está expondo condiz com os propósitos esperados. Reflita se o que tem dialogado tem sido compreendido de forma clara e objetiva;
  3. Essência: tente imaginar 3 ou 4 conceitos que definiriam perfeitamente a sua organização e que a fazem sem facilmente percebidas pelo público-alvo;
  4. Missão apresentada: a missão está relacionada à razão pela qual você decidiu conceber esse negócio. Fora a expectativa de retorno financeiro, o que o motivou a criar essa solução? Ao demarcá-los, você pavimenta a trajetória pela qual vai direcionar os negócios.

2. Guie o foco de comunicação

Esboce a documentação responsável por traduzir todos os elementos elencados anteriormente, elaborando o storytelling da marca e abordando pontos como:

  • Estilo de linguagem: se é formal ou não formal;
  • Se haverá o uso de gírias e coloquialismo;
  • Qual o conjunto semântico apresentado;
  • Quais são as principais referências;
  • Tom de voz.

3. Aplique testes

Recorra inicialmente a uma parcela menor dos consumidores, experimentando o nível de aceitação e se haverá um apontamento direcionado para alguma possível melhora. Assim que essas questões estiverem qualificadas, utilize a persona da marca como referência para todos os conteúdos e comunicação veiculada pela empresa. Dessa forma, você assegura que haverá uma percepção positiva e entendida como personalizada por eles.

Quanto mais você gerar uma identificação, maiores serão as chances de transformar seu público-alvo em verdadeiros evangelizadores da marca, promovendo o sucesso e expansão da empresa.

E então, o que achou de conhecer mais sobre a estratégia de brand persona? Pronto para colocá-la em prática? E para continuar tendo acesso às principais dicas, não deixe de acompanhar nosso blog. Aproveite e confira a seguir como fazer um bom pós-venda e impulsionar ainda mais a qualidade de ações e estratégias do seu negócio.

Nos vemos no próximo post!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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