O calendário comercial conta com datas comemorativas que são grandes oportunidades para os comércios chamarem seu público para conhecer seus produtos. Com algumas estratégias de marketing em cima deste planejamento, empresas de diversos nichos conseguem equilibrar suas vendas durante todo o ano.
Se você quer saber quais são as datas comemorativas de 2023 e como o seu negócio pode aproveitá-las para alavancar suas vendas, confira o post!
Índice
Calendário comercial 2023
Já estamos quase no mês de maio, mas ainda há muito tempo no ano para se programar, confira as datas comerciais dos próximos meses:
Maio
Maio é um mês muito importante do primeiro semestre para o comércio, pois ele possui uma das datas campeãs de vendas no Brasil: o dia das mães. Essa é uma ótima oportunidade para empresas de todos os portes e nichos apostarem em promoções e campanhas para alavancarem suas vendas.
Além disso, o mês comemora o dia do orgulho nerd e o dia mundial do hambúrguer que são datas mais nichadas. A primeira pode ser explorada em e-commerces de HQ, livrarias e lojas geek. Já a segunda em restaurantes que podem liberar cupons de desconto para clientes ou aproveitar para lançar um novo sabor em seu cardápio.
14 – Dia das mães
25 – Dia do orgulho Nerd
28 – Dia Mundial do Hambúrguer
Confira: Funil de vendas: o que é, para que serve e como montar um
Junho
A chegada do inverno e as festas juninas aquecem o mercado. Restaurantes, lojas de festas, de doces, de aluguel de roupas e outras ligadas a esta data festiva ficam movimentadas. O mês ainda conta com outra data de grande valor comercial no Brasil, o Dia dos Namorados. Muitos casais comemoram a data com troca de presentes, viagens, flores e jantares românticos.
É no mês de junho que foi criado um dia especial para relembrar os desafios e comemorar as conquistas do público LGBTQIA+. Neste dia, mais do que o foco em vendas, é importante o posicionamento da marca a favor da diversidade.
12 – Dia dos Namorados
13 à 29 – Festas Juninas
21 – Início do Inverno
28 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
Julho
Julho é um mês comercial mais tranquilo, apresenta algumas datas mais nichadas como o dia do rock e o dia nacional do futebol, que podem ser aproveitadas por lojas de instrumentos, de roupas e de artigos esportivos.
As outras comemorações do mês como o dia dos avós e o dia do amigo são oportunidades para as lojas criarem campanhas especiais e emotivas que tocam o consumidor.
13 – Dia do Rock
19 – Dia Nacional do futebol
26 – Dia dos avós
30 – Dia do amigo
Agosto
O mês de comemorar a vida dos pais! Assim como o dia das mães, é uma data em que as vendas podem subir muito para todos os tipos de nichos: lojas de roupas, de ferramentas, de calçados, de chocolate, de artigos esportivos, dentre outros. Tome cuidado com os clichês nas propagandas: aborde os diferentes tipos de paternidade para conquistar todos os públicos.
E para conquistar aqueles que estão solteiros, enrolados ou com um namoro não assumido, agosto é um ótimo mês para criar campanhas divertidas e chamar este público para a sua loja no Dia dos Solteiros.
13 – Dia dos Pais
15 – Dia dos Solteiros
Setembro
Setembro inicia com um feriado na primeira semana com grande valor nacional: o dia da Independência do Brasil. Além de movimentar o turismo brasileiro, a data marca o início da Semana do Brasil, uma ação organizada pelo Governo Federal para impulsionar as vendas nos comércios do país.
Entre as datas importantes do mês específicas para alguns nichos, o Dia do Cliente funciona como uma pré-Black Friday para as lojas que começam a se preparar com promoções e campanhas imperdíveis.
07 -Dia da Independência do Brasil
13 – Dia da Cachaça
15 – Dia do cliente
23 – Início da Primavera
Outubro
Outubro oferece muitas comemorações que são ótimas oportunidades para movimentar o comércio. O dia dos animais é a data perfeita para os pets shops divulgarem seus produtos, engajarem campanhas com vídeos e fotos de cachorros, gatinhos e outros animais de estimação.
O feriado nacional do dia 12 comemora o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Seguido pelo dia dos professores, que é uma data que os alunos e seus pais presenteiam esses profissionais. É um ótimo período de vendas para lojas de brinquedos, de artigos religiosos, de lembrancinhas e presentes.
A última semana do mês conta ainda com uma data mais nichada, o dia da decoração e o dia das bruxas, que é uma data ganha cada vez mais adeptos à comemoração no país.
04 – Dia dos Animais
12 – Dia das Crianças
15 – Dia dos Professores
30 – Dia da Decoração
31 – Dia das Bruxas
Veja também: Cross selling e up selling: técnicas de aprimoramento de vendas
Novembro
Novembro marca o início do período de dois meses mais promissores para os comerciantes. A Black Friday é a data mais aguardada pelos consumidores. Ela significa um pico de vendas tanto para o comércio físico quanto para os e-commerces. Os clientes esperam este dia para aproveitar descontos imperdíveis.
Ela é seguida pela Cyber Monday, que funciona como se fosse uma última oportunidade da Black Friday para as lojas zerarem seus estoques.
24 – Black Friday
28 – Cyber Monday
Dezembro
O início do verão aquece a venda de roupas para banho, artigos esportivos e aumenta o movimento nas sorveterias e piscinas. Com ela a comemoração do natal movimenta diversos nichos e segmentos do mercado. A data é uma oportunidade para explorar durante todo o mês de dezembro com campanhas alegres e emotivas.
O último dia do ano é a chance para fazer promoções para queimar todo o estoque e iniciar o novo ano com o financeiro em dia!
21 – Início do Verão
25 – Natal
31 – Ano Novo
Como aproveitar o calendário comercial 2023?
Agora que já vimos quais são as datas comerciais para este ano, é hora de pensar em como aproveitá-las para o seu negócio. Veja 5 dicas para não deixar nenhuma oportunidade de fora:
1. Analise o ano anterior
É importante selecionar quais as datas sazonais importantes para a sua empresa. Vimos que algumas são abrangentes a todos os nichos, mas outras são muito específicas. Se você vende bebidas, por exemplo, o dia dos animais não tem muito a ver com o seu negócio.
Veja o que deu certo e o que não deu nas campanhas do ano anterior e invista seus esforços nas datas que você analisou que mais agradou seu público-alvo.
2. Crie uma campanha personalizada
Em cada data comemorativa em que você realizar uma campanha, personalize todos os meios de vendas e comunicação. Literalmente, entre no clima! Decore o espaço físico, use banners comemorativos no e-commerces, sites, mensagens do WhatsApp e embalagens.
3. Planeje cada divulgação
As ações, promoções e campanhas que serão realizadas em cada data comercial, devem ser planejadas com calma e com tempo para produzir todo o material de divulgação e preparar o time de vendas.
Utilize os diversos meios de comunicação para antecipar cada comemoração e informar seu cliente o que sua empresa vai oferecer com antecedência. Pode ser enviado mensagens por WhatsApp, criar uma landing page em site com formulários para o cliente se inscrever e ser um dos primeiros a receber a promoção.
4. Organize o estoque
Com um calendário comercial bem organizado, fica mais fácil saber quando sua empresa tem potencial de vender mais. Assim você tem tempo para organizar e abastecer seus produtos, sem sofrer com a falta de algum item ou ter que comprar de última hora com um maior valor para revender.
5. Realize promoções realmente imperdíveis
Essa dica impacta positivamente na satisfação do cliente! Seja o mais fiel possível ao que você oferece em suas campanhas. Quem se interessa pelo que foi divulgado quer encontrar o que foi prometido. Se o cliente vai até a sua loja ou clica no seu e-commerce por causa de um desconto e vê que o valor não é menor, ele fica insatisfeito com a sua loja e vai para a loja concorrente.
Além das promoções realmente verdadeiras, utilizar gatilhos mentais podem aumentar as vendas. Aprenda 11 gatilhos mentais com o vídeo abaixo:
Confira: Customer Experience: o que é, qual a importância e mais
Você já utiliza o calendário comercial no seu negócio? Essa é uma estratégia que ajuda muito a aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas. Continue acompanhando o blog da Maxbot para mais dicas para sua empresa!