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Chat interno para empresas: otimize a comunicação interna

O chat corporativo, ou workchat, é uma ferramenta que otimiza a comunicação dentro do ambiente de trabalho. Assim, todos os funcionários e líderes podem se comunicar de forma rápida e eficiente, além de criar grupos entre as equipes ou relacionados a assuntos específicos.

Para te auxiliar na escolha da melhor opção para a sua empresa, selecionamos as principais informações relacionadas ao tema. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo abaixo e tenha uma boa leitura!

O que é o chat interno para empresas?

O chat interno para empresas, também chamado de workchat ou chat corporativo, é um software desenvolvido para a comunicação interna entre funcionários, gestores e líderes. Sendo uma ferramenta ideal para envio e recebimento de mensagens e avisos de forma segura e eficiente, permite interações entre funcionários em modelos de trabalhos flexíveis, como os híbridos e o home office.

Com o workchat, é possível se comunicar com a sua equipe, realizar alinhamentos, conexões e agendar reuniões. Isso facilita os processos internos, além de ser ágil e aumentar a produtividade dos colaboradores. Ainda, o chat interno registra todas as interações e os arquivos enviados que podem ser acessados facilmente quando for necessário.

Para o que serve o chat interno para empresas?

O workchat tem o objetivo de facilitar a comunicação interna das empresas, por isso, conta com funcionalidades, como sistema de notificação, acesso seguro, histórico de mensagens, murais e mais. Cada software possui seus diferenciais, avalie-os antes de escolher o chat e implementar no seu negócio.

Benefícios do uso de chat interno para empresas

Utilizar um workchat oferece diversas vantagens para o seu negócio, como a facilidade de interações individuais ou em grupo, segmentando assuntos. Conheça outros pontos positivos de implementar um workchat abaixo:

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1. Agilidade nas interações

Com o chat corporativo, você consegue gerar interações rapidamente com qualquer pessoa, inclusive de diferentes setores. Dessa forma, é possível tirar dúvidas, gerar soluções e alinhar decisões sobre as tarefas operacionais e outros assuntos relacionados ao seu trabalho.

A maioria dos softwares de workchat são intuitivos e fáceis de utilizar, agregando um certo tom de informalidade nas interações com o uso de emojis e abreviações, como no WhatsApp.

2. Melhoria nos processos internos

A utilização do chat interno para empresas permite a melhoria dos processos internos, pois todo o histórico fica salvo para consultas posteriores. Assim, caso você tenha se esquecido do que já foi conversado ou do horário da reunião, pode conferir na própria conversa.

Além disso, um workchat é uma forma de gerar transparência nas conversas e no alinhamento das demandas para que todos possam tirar suas dúvidas e saber quais são as suas atribuições.

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3. Minimiza falhas na comunicação

Ruídos na comunicação podem acontecer de diversas formas, no entanto, com o chat e a facilidade de diálogo, é possível reduzir essas falhas, pois você pode sanar suas dúvidas em tempo real. Para reduzir ainda mais esse tipo de erro, invista em treinamentos de equipes para melhorar as habilidades de comunicação dos colaboradores.

Como escolher o melhor workchat para sua empresa?

Todas as tecnologias devem considerar as necessidades de cada empresa, no entanto, há alguns fatores que precisam ser analisados independentemente do seu segmento ou porte. Conheça os principais abaixo:

Segurança digital

A segurança digital é essencial para que nenhuma das informações compartilhadas no chat caia nas mãos de pessoas mal-intencionadas, por isso, esse deve ser o primeiro passo a ser avaliado ao escolher um workchat.

Analise se o software conta com criptografia para aumentar a proteção dos seus dados, se conta com autenticação multifator e políticas de privacidade objetivas. Caso a sua empresa utilize o WhatsApp, entenda como garantir a segurança no mensageiro.

Funcionalidades para comunicação interna

As funcionalidades também são importantes para garantir a boa comunicação entre os colaboradores. Verifique se o workchat conta com agendas, chamadas de vídeo, armazenamento de arquivos, murais e mais. Além disso, confira se todas as funcionalidades podem ser utilizadas em dispositivos diferentes e não ocupam muito espaço interno.

Versões pagas e gratuitas

Existem versões de chat interno para empresas que podem ser gratuitas e outras pagas, analise os diferenciais de cada uma e escolha conforme as necessidades do seu negócio. Ainda, alguns chats oferecem períodos de teste, aproveite para utilizar e conhecer tudo o que o software pode oferecer.

Histórico de mensagens armazenadas

O histórico de mensagens e arquivos salvos é uma excelente funcionalidade para o chat corporativo. Há opções de softwares gratuitos que limitam o período de armazenagem, confira esse detalhe antes de implementar o software no seu negócio.

Integração com outras plataformas

As integrações oferecem facilidades para a troca de informações entre diferentes plataformas e ferramentas. Há opções que integram redes sociais ou serviços em nuvem para aumentar a produtividade das tarefas operacionais das empresas, além de auxiliar no controle do fluxo de trabalho.

Confira os requisitos mínimos para a instalação

Se o software vai ser instalado nos dispositivos, confira os requisitos mínimos relacionados aos sistemas operacionais, memória e processamento em disco. Assim, o uso do workchat não vai atrapalhar a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Agora que você sabe mais sobre o chat interno para empresas, aprenda outros assuntos no blog da Maxbot, como outsourcing: entenda o que é e os benefícios para seu negócio. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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