Se você está procurando formas de otimizar o atendimento da sua empresa, certamente já se deparou com o termo “chatbot”, mas afinal, o que é isso? Essa tecnologia é capaz de simular uma conversa utilizando a linguagem humana, além de atender múltiplos clientes de uma vez.
Investir em um chatbot para atendimento pode ser a solução para as organizações que possuem altas demandas e precisam desafogar seus atendentes, economizar recursos e aumentar a satisfação dos clientes. Conheça todos os detalhes desse software no conteúdo abaixo. Tenha uma boa leitura!
Índice
O que é um chatbot para atendimento?
O chatbot para atendimento é um software que automatiza parte da comunicação escrita com seus clientes. Também conhecido como conversa com robô, essa tecnologia é bastante útil para as empresas que precisam atender centenas de conversas de uma vez de forma personalizada. Os chatbots podem ser integrados com sites, chats, Instagram, Facebook e WhatsApp e outros canais de comunicação.
Muito similar à linguagem humana, esse robô pode ser configurado para responder mensagens simples e complexas conforme seu banco de dados e integração com outras tecnologias, como inteligência artificial (IA) e machine learning. Essa tecnologia consegue automatizar diversas etapas da comunicação, confira as principais funcionalidades:
- Enviar mensagens automáticas de agradecimento, horário de funcionamento do seu negócio, boas-vindas e mais;
- Enviar boletos para pagamento;
- Fazer agendamento de consultas online;
- Enviar informações de rastreio;
- Direcionar a conversa para o setor responsável;
- Coletar dados para gerar relatórios precisos.
Principais tipos de chatbot
Existem dois tipos de chatbots para atendimento, cada modalidade é utilizada para uma finalidade específica. Por isso, conheça as características de cada uma e veja qual se adapta melhor à sua empresa.
Chatbot de palavra-chave predeterminadas
Esse tipo também é conhecido como chatbot baseado em diretrizes, pois o robô interage com os clientes utilizando parâmetros predeterminados inseridos em seu banco de dados. Para conversar de uma forma eficiente, esse chatbot oferece opções para que o consumidor possa escolher e direcionar o atendimento.
Essa versão é utilizada pelas empresas que desejam automatizar o atendimento mais simples e responder as dúvidas mais comuns, como o rastreio do pedido, solicitar a segunda via do boleto e saber o horário de atendimento da loja nos feriados.
Chatbot de inteligência artificial
Para as empresas que precisam de chatbot que respondem a dúvidas mais complexas, esse tipo pode ser a solução ideal. Esse software é alimentado pela inteligência artificial e consegue interpretar frases e até intenções, oferecendo respostas mais certeiras conforme as interações dos consumidores.
O chatbot de inteligência artificial exige um mapeamento de dúvidas frequentes, você precisa inserir variações da mesma frase para que ele compreenda a intenção de diferentes tipos de perguntas. Ao contratar esse tipo de chatbot para atendimento, geralmente, o fornecedor oferece alguns modelos de frases ou o serviço profissional para ajudar nessa identificação.
Vantagens de utilizar um chatbot para atendimento
Investir no chatbot para atendimento oferece diversas vantagens para o seu negócio. É possível personalizar com a linguagem da sua marca para que fique mais próximo do seu público e fazer um atendimento ao cliente automatizado. Confira 4 benefícios dessa tecnologia abaixo:
1. Funcionamento 24 horas por dia
Os chatbots para atendimento ficam online 7 dias por semana e 24 horas por dia, assim, seus consumidores têm retorno sempre que enviarem uma mensagem. Caso o problema seja mais complexo, o robô pode informar os horários de atendimento ou direcionar o consumidor para um atendente humano e informar o tempo de espera para o atendimento.
2. Agilidade na resolução de dúvidas simples
Muitos clientes entram em contato para tirar dúvidas simples, por isso, oferecer uma forma ágil de saná-las é necessário para a satisfação do seu consumidor. Dessa forma, seus clientes não precisam esperar horas por um atendimento humano, além de evitar o congestionamento dos canais.
3. Satisfação dos consumidores
Conquistar a satisfação dos consumidores certamente é um dos objetivos da maioria das empresas. Afinal, um cliente satisfeito engaja a sua marca, faz propaganda positiva e volta a negociar. Faça uma pesquisa de satisfação eficiente para medir o sucesso do seu atendimento.
4. Redução de custos
Com um chatbot para atendimento, é possível atender múltiplos clientes por vez, por isso, não é necessário contratar muitos funcionários, além de reduzir erros humanos, padronizar a comunicação da sua empresa e otimizar o tempo da sua equipe. Dessa forma, você consegue direcionar seus colaboradores para atender os casos mais complexos ou os clientes que preferem o atendimento humano.
Como tornar o atendimento via chatbot mais humanizado?
O atendimento humanizado ao cliente é uma das maiores tendências da atualidade. Esse conceito consiste em tratar o consumidor de forma empática, respeitosa e personalizada, resolvendo suas necessidades de forma eficiente.
Para tornar o chatbot mais humanizado, você pode personalizar o tom de voz do robô, criar um nome e um rosto para ele, podendo ser um avatar. Se você contar com os dados do cliente no seu banco de dados, é possível direcionar o atendimento conforme as interações anteriores.
Apesar de resolver muitos problemas com o chatbot, ofereça sempre o atendimento humano, como dissemos anteriormente, há pessoas que preferem conversar com o suporte feito por pessoas.
Leia também: Chatbot para educação: conheça a melhor solução para você!
O chatbot para atendimento substitui o atendimento humano?
Mesmo otimizando diversas etapas do atendimento, um chatbot não substitui o atendente humano. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada e pronta para resolver os problemas mais complexos que podem ocorrer na sua empresa.
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Agora que você sabe da importância do chatbot para atendimento, suas funcionalidades e vantagens, continue no nosso blog e aproveite para ler também por que você precisa ter chatbot para e-commerce. Até lá!