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Mensagens automáticas no WhatsApp Business: Dicas para configurar

As mensagens automáticas são uma ferramenta essencial atualmente para as empresas.

Em um mercado tão concorrido, alguns detalhes podem ser o diferencial que faça seu cliente decidir por sua empresa e não pelo seu corrente concorrente. O bom atendimento vai além de um mero detalhe, ele é um fator decisivo na hora do consumidor escolher aonde realizará sua compra.

As mensagens automáticas do WhatsApp Business podem ajudar você nessa parte tão importante de seu negócio. Elas proporcionam um atendimento melhor e mais ágil aos seus clientes, respondendo eles com alguma informação ou saudação no momento em que enviam uma mensagem. Assim, elas contribuem para criar um melhor relacionamento entre empresa e consumidor.

Mas você deve estar pensando: como posso fazer isso? Continue a leitura aqui e nós vamos te ensinar, por meio de um passo a passo, como criar as suas próprias mensagens e aumentar suas vendas no WhatsApp!

Pessoas mexendo no Whatsapp

Como colocar mensagem automática no WhatsApp — Passo a passo

No aplicativo você pode configurar mensagens de saudação e ausência que serão enviadas de forma automática quando alguém entrar em contato com sua empresa. Veja a seguir o tutorial de como colocar essas mensagens.

Passo 1: no app, procure por “Ferramentas comerciais”

Acessando o botão de menu — aqueles 3 pontos que ficam no canto superior direito — você pode encontrar as opções de ferramentas comerciais do WhastApp. Clique na opção para ir aos próximos passos.

Passo 2: acesse o “Perfil comercial”

Nas ferramentas comerciais, você deve encontrar a opção de “Perfil comercial”. Clique nela e depois em “Horário de atendimento”. Será aberta uma aba com o campo de horários. Clique nesse espaço e na opção “Aberta no horário selecionado”, agora você pode escolher a hora de funcionamento. Ajuste conforme o atendimento da sua empresa.

Para terminar esse passo basta clicar na opção “Salvar”.

Passo 3: adicione a sua mensagem automática

Volte para a tela de “Ferramentas comerciais”, você terá as opções de criar uma mensagem de saudação e outra de ausência. Vamos aprender a configurar primeiro a de ausência.

Mensagem de ausência

No menu, clique na opção de mensagem de ausência. Habilite essa função no botão de “Enviar mensagem de ausência”. Abaixo você encontrará a opção de mensagem de ausência e o ícone para edição, clique nele e edite sua mensagem. O aplicativo oferece uma opção de texto pronto, mas você pode colocar o seu próprio.

Após fazer as alterações, é só clicar no botão de “Salvar” e sua mensagem de ausência está pronta! Agora, vamos ver como fazer a sua mensagem de saudação ou boas-vindas.

Mensagem de saudação

O processo é quase o mesmo de configurar uma mensagem de ausência, mas a diferença desse tipo de mensagem é que ela será enviada para quem entrar em contato com você pela primeira vez. Por isso, é muito importante ter uma saudação no seu WhatsApp.

Caso ela contactar sua empresa novamente em um intervalo de 14 dias, a mensagem será enviada novamente.

Mas vamos direto ao ponto, como configurar ela. No menu de “Ferramentas comerciais” clique em mensagem de saudação e depois na opção de enviar mensagem. Da mesma forma que na opção de ausência, você vai editar o seu texto e clicar em “OK”. Após isso, é só ir ao botão de “Salvar”.

Agora você tem mensagens totalmente automáticas para receber o seu cliente imediatamente após o contato ou no seu período de ausência.

Mensagem no whatsapp

Quando as mensagens automáticas podem ser utilizadas?

As mensagens podem ser usadas no momento em que o cliente entra em contato com você pela primeira vez ou no momento que seu negócio estiver fechado. Você pode utilizá-las como saudação, recado, lembretes, abordagem comercial, entre outras formas.

No caso da mensagem de saudação, ela pode ser usada também como uma maneira de resgatar aquele cliente que ficaram alguns dias sem conversar com você. Podendo ser uma abordagem muito interessante para fechar a venda. E a mensagem de ausência pode ser utilizada também em um período que você estiver ocupado, mesmo que esteja no seu horário de atendimento normal. Basta configurar o período que você não vai poder ficar de olho no aplicativo e salvar.

Pessoas mexendo no celular com caneta na mão

5 dicas para criar mensagens automáticas realmente eficientes

As mensagens automáticas realmente são uma ótima ferramenta de atendimento na sua empresa, mas só utilizar frases prontas e genéricas não vai te dar os resultados que gostaria.

Por isso, é essencial fazer algo que realmente acolha o cliente e faça ele se sentir especial. Confira aqui algumas dicas da Maxbot para te ajudar a criar mensagens de muita qualidade para o seu consumidor.

  • Use uma linguagem cordial e atenciosa com o seu cliente;
  • Trate os clientes pelo nome;
  • Seja objetivo e claro;
  • Deixa a mensagem o mais humanizada possível;
  • Ofereça outras opções de atendimento.

Seguindo elas você pode criar mensagens que mesmo sendo automatizadas, ainda carregam um calor humano e atenção especial ao consumidor.

Além dessas dicas, vamos dar mais uma como bônus para melhorar ainda mais o seu atendimento!

Use as frases prontas para agilizar o seu atendimento via mensagens automáticas no WhatsApp Business, elas são fáceis de configurar e você pode usar as dicas que aprendeu aqui para escrever uma frase humanizada e acolhedora.

Veja também: 40 frases prontas e poderosas para atendimento ao cliente via WhatsApp

Automatize ainda mais seu atendimento: conheça a Maxbot

E se você quiser deixar seu atendimento ainda mais automatizado e eficiente, conte com a Maxbot! Temos ótimos recursos de automação para o seu aplicativo nunca mais ficar cheio de clientes sem resposta.

Você pode configurar vários atendentes em um único número, programar o dia e hora do envio de uma mensagem, encaminhar clientes para outros setores de maneira rápida e fácil, personalizar os textos para cada tipo de atendimento e muito mais!

Com a Maxbot suas vendas vão decolar!

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe com colocar mensagens automáticas no WhatsApp, pode aplicar no seu negócio e melhorar o seu atendimento ao cliente.

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto, confira aqui no blog da Maxbot um post explicando tudo o que você precisa saber de automação no WhatsApp.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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