Todas as empresas, independentemente do ramo ou do porte, tem nas vendas a sua sobrevivência. Apesar de parecer um processo simples, a troca de um serviço ou produto por uma quantia em dinheiro envolve diversos fatores que vão mudando conforme o cenário e as necessidades dos clientes.
Durante e após a pandemia do coronavírus, por exemplo, observou-se um aumento expressivo das vendas pela internet e aqueles que quiseram se diferenciar dos seus concorrentes, tiveram que mudar suas táticas e atualizar suas ferramentas de venda usando e-commerces, chats on-line e WhatsApp para se comunicar e oferecer seus produtos aos interessados.
Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso nascer com habilidades especiais para negociar seus produtos. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas práticas para você começar a aplicar hoje mesmo na sua empresa e vender mais, confira!
Índice
1. Mire no seu público-alvo
Existem diversos tipos de clientes que podem variar a partir de fatores como idade, gênero, particularidades e preferências, a rotina profissional dentre outros fatores. Cada um tem o seu perfil de compra e tentar conquistar todos eles é um dos erros mais graves de um vendedor!
É preciso encontrar qual é o público alvo da sua empresa e trabalhar bem o funil de vendas. Para isso, reúna todas as informações possíveis sobre seus clientes, peça feedbacks e no caso de usar uma ferramenta digital como um blog, crie conteúdos interessantes que atraiam sua atenção e o direcione de forma sútil para a compra.
2. Seja competitivo
Para se destacar da concorrência e chamar a atenção dos seus clientes, é também preciso de uma dose de competitividade. Mas é claro que ela deve ser usada com equilíbrio para influenciar em ações positivas no dia-a-dia do seu trabalho.
3. Qualifique sua equipe
Um trabalho em equipe gera maior motivação para superar os desafios. Se você conta com uma equipe de vendas ou faz parte de uma, apoie o parceiro e troque experiências. Todos devem estar dispostos a se qualificar e a querer aprender sempre mais as táticas e maneiras de vender.
Para montar uma equipe de qualidade é importante que eles saibam fazer uma apresentação boa para o cliente. Para saber como, veja o vídeo abaixo:
4. Elabore o seu script de venda
Os scripts de venda funcionam como um roteiro de abordagem para atrair seu consumidor e ajudam a direcionar os vendedores desde o primeiro contato até o pós-venda. Existem alguns modelos pronto disponíveis, mas é interessante cada empresa adaptar o texto para ter um script personalizado para seus clientes, para cada etapa e para o canal de contato que utiliza.
Lembre-se sempre de usar uma linguagem que se aproxime do seu público-alvo e faça alterações sempre que identificar pontos que podem ser melhorados para garantir uma melhor experiência ao seu cliente.
5. Adicione valor ao que você vende
Uma das maiores habilidades de um vendedor é adicionar valor ao que vende. Esse fator, hoje, tem mais relevância para um cliente do que se o valor está mais baixo ou mais alto que a concorrência.
Um cliente que entra em uma loja para comprar um tênis, por exemplo, entrou ali por diversos motivos, o papel de quem vende é identificar quais foram eles, tirar todas as suas dúvidas para que ele se sinta confortável e confiante de gastar seu dinheiro ali.
O tênis é para passeio ou corrida? Ele está interessado em um modelo específico? Ele foi indicado por alguém para comprar na loja, viu alguma propaganda ou entrou por acaso?
Todas essas perguntas são relevantes para que um tênis não seja vendido somente como um sapato. O vendedor pode oferecer um tênis próprio para corrida da Nike que é exclusivo da loja, vê como já soa diferente?
6. Esteja preparado para ouvir “não”
As pessoas não estão preparadas para ouvir não, mas entenda que mesmo aplicando todas as técnicas e ouvindo seu cliente, você não tem o controle total de uma venda, pois ela depende também das condições da outra parte envolvida.
É muito comum o vendedor ouvir as frases “vou pensar”, “vou ver com meu marido” ou “volto depois”, mas isso não significa que você não esteja fazendo um bom trabalho. Esse contato que não foi concluído com uma venda de primeiro momento pode render futuras negociações, então não desperdice nenhum atendimento.
7. Use ferramentas digitais a seu favor
Agora se você quer saber como vender mais pela internet, essa é a dica de ouro: use os recursos valiosos do marketing digital. Divulgação da sua marca e produtos por e-mail, redes sociais, WhatsApp, chatbot para atendimentos vão te ajudar a chegar a mais pessoas de uma só vez e de forma mais rápida.
8. Fidelize seu cliente
O seu contato com um cliente não termina logo após a sua venda, é preciso contar com um pós-venda eficiente para fidelizá-lo e o convencer de que aquela foi uma ótima compra. Ofereça cupons de descontos, sugira kits promocionais e mande mensagens interativas nas datas festivas.
Esse contato mais próximo, vai ajudar o consumidor a lembrar da sua marca e se a experiência dele foi boa, indicar a marca para outras pessoas.
9. Ofereça diversas formas de pagamento
Essa dica parece simples, mas pode ser um dos fatores decisivos na decisão de compra. Em alguns casos é até mais importante que o valor pago por um produto ou serviço. Algumas pessoas preferem pagar no dinheiro, outras no boleto, no cartão de crédito ou débito, não disponibilizar alguns desses meios pode fazer você perder a venda para a concorrência.
10. Faça networking
Ter uma rede de contatos também é muito importante para divulgar o que você vende. Não adianta vender um produto de qualidade ou oferecer um ótimo serviço se ninguém o conhece ou fala dele. O famoso “boca a boca” ainda é uma tática que funciona bem para vender mais.
E aí, gostou das nossas dicas para vender mais? Esperamos que você tenha sucesso em seu negócio! A propósito, aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre WhatsApp Business e entenda melhor essa ferramenta comercial e para que ela serve.
Continue acompanhando o blog da Maxbot para continuar aprendendo formas de atender melhor o seu cliente! Até a próxima!