A inteligência artificial (IA) é necessária para todas as empresas que desejam crescer e se modernizar, principalmente para quem deseja automatizar o atendimento ao cliente de uma forma personalizada e eficaz. “Conversar com inteligência artificial” é um dos melhores investimentos que pode fazer pelo seu negócio!
Preparamos este post para apresentar o que é a inteligência artificial, 5 benefícios que podem trazer ao serem utilizadas nas empresas, além de saber como escolher a melhor plataforma de chatbot. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.
Índice
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é uma forma de desenvolver as máquinas para realizarem algumas atividades humanas e simular comportamentos. A IA funciona mediante um grande volume de dados, utilizando diferentes métodos como o aprendizado de máquina (machine learning), aprendizado profundo (deep learning), processamento de linguagem natural (PLN), além de identificar padrões.
As IAs estão presentes no nosso dia a dia, como assistentes de voz, algoritmos de redes sociais, reconhecimento facial e mais. Está ligada à robótica e outras tecnologias. A IA com a automação de processos que facilitam diversas tarefas, agilizam e reduzem custos, além de aumentar a produtividade. A inteligência artificial ainda consegue tomar algumas decisões e pode realizar atendimentos como o chatbot conhecido como “conversa com robô”.
Como funciona a inteligência artificial?
A inteligência artificial coleta e combina diversos dados para identificar padrões, combinados com algoritmos pré-programados, a IA consegue tomar algumas decisões de modo autônomo. Já reparou quando você procura algum produto na internet e, depois disso, aparecem várias propagandas de produtos similares? São os algoritmos que identificaram o seu padrão.
5 benefícios de utilizar IA na empresa
A inteligência artificial está mais próxima do que podemos imaginar, inclusive é possível utilizá-las na sua empresa, principalmente para automatizar alguns processos. Confira as principais vantagens:
1. Tomar decisões baseadas em dados
Utilizar a inteligência artificial para tomar decisões baseadas em dados é uma grande vantagem no mercado. Com as informações corretas, as estratégias são precisas. Dados como a faixa etária dos seus clientes, gênero, costumes de compra, entre outros, ajudam a traçar o perfil da sua brand persona e adaptar suas estratégias.
2. Comodidade
Utilizando a inteligência artificial é possível segmentar determinadas atividades, como sugerir soluções conforme os perfis dos seus clientes. Além disso, os algoritmos conseguem filtrar e organizar informações relevantes para sua análise. Agilizando e simplificando algumas etapas.
3. Automação
A automação de atividades reduz tarefas repetitivas, permitindo que os funcionários possam focar em outras atividades mais estratégicas. Por exemplo, através da IA é possível automatizar o atendimento ao cliente, reduzindo o tempo de espera, acelerando os processos, além de guardar todas as informações no banco de dados.
4. Redução de erros e de custos
Os sistemas utilizam dados do banco de dados para gerar relatórios, identificar falhas e identificar pontos fracos nas etapas, reduzindo erros e economizando em custos. Essa vantagem funciona para serviços estratégicos e operacionais.
5. Atendimento ao público
Uma das tecnologias utilizadas no atendimento ao cliente é o chat AI conhecido também, como chatbot ou somente robô. Atualmente, muito utilizado nas redes sociais, o chatbot WhatsApp responde, envia mensagens personalizadas e informa horário de atendimento para vários clientes simultaneamente.
Basta configurá-lo com as informações corretas para otimizar o atendimento da sua empresa. Saber como utilizar a linguagem e entregar valor ao cliente são boas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente.
Como escolher o chatbot para WhatsApp?
Para escolher a melhor opção de chatbot WhatsApp, siga o passo a passo abaixo:
- Avalie a reputação da empresa que oferece o serviço;
- Analise as funcionalidades apresentadas: como variações de linguagem humana, se responde dúvidas e mais;
- Quantas pessoas consegue atender de uma só vez;
- Sabendo como o cliente gostaria de ser atendido, avalie se o software responde com rapidez;
- Se o robô consegue entender a linguagem dos clientes;
- Se o robô consegue aprender conforme o uso para melhorar o atendimento.
Chatbot da Maxbot
A Maxbot é líder no mercado e oferece uma plataforma de atendimento no WhatsApp com API Oficial, ou seja, somos parceiros oficiais do WhatsApp, garantindo segurança e o melhor serviço para sua empresa. Trabalhamos com diferentes segmentos como órgãos públicos, hospitais, clínicas, provedores de internet, entre outros.
Com o chatbot da Maxbot, você conta com todo o seu time em um único número de WhatsApp, implementação da plataforma para vários departamentos, organização e segurança. Conheça algumas possibilidades da plataforma:
- enviar boletos e lembretes de pagamento automaticamente;
- agendamento inteligente para consultas e reuniões;
- controlar processos internos;
- criar protocolo de todos os atendimentos;
- histórico de atendimento;
- gerar mensagens de horário de funcionamento da empresa;
- entre outros.
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Gostou do conteúdo? Então, continue navegando no nosso blog e confira também: “mensagens automáticas WhatsApp: como colocar e qual usar”. Até a próxima!