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Crie um diferencial competitivo com tecnologia e inovação

Ter um diferencial competitivo é necessário para a sua empresa, seja para aumentar as vendas, atrair novos leads, valorizar a imagem da sua marca e se destacar entre os concorrentes. Se você observar as organizações mais famosas do mundo, vai reparar que cada uma delas possui um diferencial específico, como atendimento, entregas rápidas, qualidade e mais.

Encontrar o seu diferencial pode ser um desafio, por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar a entender — principalmente, utilizando a tecnologia a seu favor. Para saber mais, continue a leitura a seguir!

O que é diferencial competitivo?

O diferencial competitivo da sua empresa é o que a destaca em comparação com os seus concorrentes. Essa visibilidade é o que chama a atenção dos consumidores, atraindo e fazendo com que eles prefiram comprar ou contratar os seus produtos. Ele gera o aumento do ticket médio, além de otimizar o reconhecimento da sua marca. Essa identificação pode ser:

  • Atendimento humanizado;
  • Qualidade dos produtos;
  • Alguma especificação técnica utilizada para sua produção;
  • A experiência do cliente;
  • Um ambiente físico propício para tirar fotos;
  • Entrega rápida;
  • Tecnologia para facilitar o atendimento.

O diferencial da sua empresa precisa ser único e mensurável, afinal, é necessário metrificar os resultados dos seus esforços para saber se estão funcionando ou se precisam ser ajustados. Por exemplo, temos a qualidade do atendimento do Starbucks com os copos personalizados com o nome do cliente. Mesmo com preços altos, é uma cafeteria que atrai muitas pessoas e possui várias lojas espalhadas pelo mundo.

Qual é a importância do diferencial competitivo?

Para os empreendedores que desejam vender mais e expandir o seu negócio, o diferencial competitivo é o que vai trazer os resultados esperados. Por isso, é preciso escolher o seu diferencial gerando valor aos seus clientes e que seja difícil de ser copiado. Dessa forma, você consegue oferecer uma experiência única, atraindo novos leads e fidelizando os seus consumidores. Confira alguns exemplos de diferencial competitivo que você pode implementar.

Preços baixos

Se uma empresa oferece produtos semelhantes de outras organizações, oferecendo valores parecidos e preços baixos, como fast food, os clientes tendem a escolher o menor preço. Isso porque a experiência será quase a mesma, dessa forma, é preciso que os preços sejam mais baixos do que os concorrentes, mas que seja sustentável financeiramente para o seu negócio.

Confira também: O que é follow up nas vendas? Aprenda tudo sobre o processo

Exclusividade de produtos

Há empresas que oferecem produtos exclusivos e altamente valorizados, associados às novas tendências, à alta qualidade e à autenticidade. Com isso, atraem clientes que preferem pagar altos valores para ter os produtos das marcas desejadas, como um smartphone da Apple ou bolsas da Louis Vuitton.

Tecnologia como Diferencial Competitivo

Tecnologia como diferencial competitivo

Não podemos negar que utilizar a tecnologia nas empresas facilita e automatiza diversos processos e pode ser entendido como diferencial competitivo. Muitos restaurantes já utilizam tablets e totens de atendimento para que seus clientes realizem os seus pedidos de forma rápida e intuitiva. Há empresas que entregam seus produtos com drones e outras que utilizam chatbots nos atendimentos.

Confira três vantagens de utilizar a tecnologia como diferencial do seu negócio:

1. Otimização de processos e aumento da produtividade

A tecnologia pode tornar seus processos mais rápidos, seja para emitir documentos fiscais, realizar pedidos de compra, atender várias pessoas de uma vez, gerar relatórios, enviar e-mails e mais. Com os processos automatizados, além de reduzir os erros humanos, a produtividade das equipes é aumentada.

2. Redução de gastos

Investir em tecnologia pode reduzir os custos da sua empresa, automatizando processos repetitivos e diminuindo o consumo de recursos. Assim, além de economizar, você pode direcionar os colaboradores para atividades mais complexas. Por exemplo, se você tem uma clínica, pode automatizar o agendamento de consultas e deixar a sua equipe de atendimento livre para solucionar problemas mais complexos.

3. Inovação

As inovações tecnológicas não param. Cada vez mais, é possível proporcionar novas experiências para atrair seus clientes. O uso da inteligência artificial no varejo, por exemplo, pode mostrar o histórico de produtos visualizados, permitindo que sua empresa possa personalizar a sua abordagem. Com isso, dá para prever tendências para se antecipar e oferecer o melhor, assim como utilizar a realidade aumentada para que seus leads consigam visualizar seus produtos.

Como a Maxbot para te auxiliar?

A Maxbot é uma plataforma de atendimento API oficial do WhatsApp e pode auxiliar no diferencial competitivo do seu negócio. Com a nossa ferramenta de chatbot, você automatiza o seu atendimento com segurança, menor taxa de bloqueio e mais credibilidade e unifica todo o seu time em um único número no WhatsApp.

Organize o atendimento da sua empresa, crie protocolos por atendimento, ofereça agendamento online, cobrança inteligente, mensagens automáticas personalizadas, encaminhamento para o setor responsável e muito mais, além de gerar dados para você acompanhar os seus resultados. Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Para melhorar ainda mais as suas estratégias de negócio, continue no nosso blog e confira o guia completo sobre marketing de relacionamento e aumente suas vendas. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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