Existem diversas tecnologias que vêm sendo cada vez mais utilizadas na nossa rotina, como a inteligência artificial no varejo. Otimizando processos, aumentando a satisfação dos usuários e prevendo tendências, essas inovações têm feito a diferença nas empresas.
Em um mercado tão competitivo, aplicar a IA permite que seu negócio se destaque da concorrência de várias formas. Veja as aplicações e as vantagens da inteligência artificial no varejo no conteúdo abaixo e tenha uma boa leitura!
Índice
O que a inteligência artificial no varejo pode fazer pelo seu negócio?
A inteligência artificial (IA) aplicada no varejo auxilia em diversos processos e desempenha um papel crucial para a gestão do negócio. Sua importância se deve aos diversos benefícios que otimizam várias etapas do trabalho, inclusive para tomada de decisões estratégicas, como a escolha de produtos que devem ser vendidos.
Com o avanço na tecnologia e as IAs cada vez mais presentes no nosso dia a dia, é comum que as empresas as utilizem para otimizar processos, aumentar a produtividade e ainda reduzir custos.
Aplicações da inteligência artificial no varejo
São muitas as possibilidades de aplicações da inteligência artificial no varejo, desde o uso de chatbots no WhatsApp, APIs, reconhecimento facial e mais. Conheça as principais funcionalidades da IA, abaixo:
Histórico de produtos visualizados ou adquiridos
Se você sabe o que o cliente visualizou, adicionou no carrinho e não finalizou a transação, você pode enviar mensagens para lembrá-lo dos produtos ou ainda oferecer um cupom de desconto. Caso você tenha o histórico da sua loja e sabe que um cliente comprou um par de tênis masculino, você pode explorar produtos relacionados que complementam a compra, como meias ou cadarços.
Com a IA no varejo, você pode automatizar esse processo e enviar mensagem ou e-mail marketing para lembrar esses consumidores desses produtos e converter em vendas. Aqui, você pode utilizar o Midjourney, a inteligência artificial capaz de produzir imagens.
Otimizar o processo de compra do seu cliente
Baseando-se nos padrões de consumo dos seus consumidores, como a compra de produtos recorrentes, você pode ajudá-lo criando programas de compras desses produtos ou ainda oferecer desconto para incentivar a aquisição de mais unidades.
Identificar o comportamento do cliente
Uma das aplicações mais eficientes da inteligência artificial no varejo é a identificação do comportamento do consumidor. Dessa forma, você sabe em quais produtos investir os seus esforços de vendas, por exemplo, se você tem um mercado em um bairro familiar, pode notar que a venda de pães está associada à de doces.
Gestão do estoque
A gestão do estoque é algo de extrema importância para as empresas que vendem produtos. Com a inteligência artificial no varejo, você consegue criar a recorrência de compras de determinados produtos. Além disso, consegue automatizar a compra, enviando um pedido de compra para o seu fornecedor toda vez que determinado produto chegar no estoque mínimo.
Previsão de tendências
A inteligência artificial baseia-se em dados para identificar padrões, por isso, consegue prever tendências e novas demandas. Dessa forma, você pode investir no estoque ou ainda otimizar a sua cadeia de suprimentos para não faltar produtos, garantindo os melhores preços.
Chatbots para automatizar o atendimento
O chatbots é um software capaz de se comunicar com os usuários, podendo enviar e responder mensagens personalizadas, simulando a linguagem natural. É possível utilizar chatbots para WhatsApp, sites, e-commerces, órgãos públicos e muito mais.
Detecção de fraudes
Existem tecnologias de inteligência artificial e machine learning que conseguem detectar indicativos de ações fraudulentas. Isso pode ajudar a sua empresa a prevenir seus sistemas e evitar prejuízos. Desde APIs que podem ser utilizadas por e-commerces, até câmeras inteligentes com reconhecimento facial.
Segmentação de clientes
A segmentação de clientes é uma estratégia de marketing que separa seus clientes em grupos menores por meio de características em comum. Assim, você consegue direcionar suas campanhas publicitárias e outras ações para conduzir seus clientes pelo funil de vendas.
Vantagens de utilizar a inteligência artificial no varejo
Pelas aplicações já conseguimos entender que a inteligência artificial no varejo oferece diversas vantagens e otimizações para o seu negócio. Confira os principais benefícios abaixo:
- Melhorar a experiência do consumidor: quando a empresa possui um bom fluxo interno e etapas bem desenvolvidas, a experiência do cliente é excelente, desde a descoberta do produto até o pós-venda;
- Automação de tarefas: uma das vantagens da inteligência artificial que se destaca é a automação de tarefas. Como a IA no WhatsApp, com análise preditiva, envio e resposta automática de mensagens e mais;
- Redução de custos: com as ferramentas de IA no varejo, você consegue otimizar diversas etapas do seu negócio reduzindo os gastos com diversas atividades e contratações.
Desafios para implementar a IA no varejo
Entre tantas tecnologias e funcionalidades, é comum existir desafios para escolher e implementar as ferramentas de inteligência artificial no varejo. É preciso pesquisar sobre as empresas, se os produtos se integram de forma completa com os sistemas que utiliza, e conhecer também a opinião de outros clientes e consumidores dessas ferramentas. Como os cases de sucesso da Maxbot, no vídeo abaixo:
Agora que você conhece mais sobre a inteligência artificial no varejo, continue navegando no nosso blog e aproveite para ler e aprender sobre os insights da descoberta do comportamento do consumidor online. Até lá!