Você já se viu diante de uma lista de transmissão e ficou na dúvida de como utilizá-la no gerenciamento e contato com os seus clientes? E se te dissermos que ela é um recurso essencial para a aplicação de estratégias de vendas, marketing e fidelização?
A essa altura, você muito provavelmente já sabe que o WhatsApp é a principal plataforma de troca de mensagens e mídias no Brasil e no mundo, sendo baixado diariamente por milhões de usuários. Portanto, nada melhor do que aliar duas técnicas assertivas e objetivas para estar presente no dia a dia dos consumidores.
Ficou convencido? Então continue a leitura e confira mais sobre o que é uma lista de transmissão, um passo a passo completo de como fazê-la e as principais dúvidas que surgem sobre o tema!
Índice
O que é uma lista de transmissão?
A lista de transmissão é uma funcionalidade pensada para o aplicativo WhatsApp e possibilita que você envie mensagens individuais para um número significativo de contatos de uma só vez.
Para o seu negócio, significa uma possibilidade de ampliação da comunicação, em que você consegue comunicar campanhas, agendas e outros direcionamentos importantes para a empresa.
Ela é um recurso muito útil, principalmente quando consideramos que os grupos nem sempre são uma abordagem bem recebida pelo público — que acaba não tendo tanta privacidade em espaços com mais usuários.
A lista também permite que você crie uma espécie de canal, tornando esse gerenciamento mais prático e evitando que você precise selecionar novamente todos os números quando precisar realizar outro envio.
Para ler depois: WhatsApp Business – entenda o que é e para que serve.
Como fazer uma lista de transmissão?
Agora que você conhece o que é uma lista de transmissão, entenda como criá-la de uma maneira facilitada.
Antes, saiba que só é possível estabelecer essa conexão com consumidores que tenham o número da sua organização salvo na agenda de telefone, e que existe um número máximo de 256 indivíduos que podem ser incluídos simultaneamente por listagem!
- Acesse a página do seu WhatsApp Business, que pode ser visto tanto no formato mobile quanto desktop;
- No canto superior direito clique nos três pontos verticais;
- Será gerada uma tela onde você se depara com a opção de ”Nova transmissão”. Selecione;
- Nesse momento, vai aparecer a sua agenda de contatos. Escolha quem são os usuários que deseja fazer o envio;
- Depois disso, aperte em ”Ok” e finalize a criação;
- Agora, você pode elaborar o texto, mídia ou outro formato de mensagem que deseja que seja encaminhada;
- Se preferir editar sua lista de transmissão ou até mesmo renomear, é só abrir a aba da conversa e clicar na imagem que aparece no canto direito inferior, com símbolo da letra ”i”.
Gerando uma lista de transmissão com o auxílio das etiquetas
Se você conta com o WhatsApp Business, sabe que ele dispõe da opção de etiquetas, que ajudam a criar uma catalogação visual, com o auxílio de cores, para a definição de cada usuário.
E se quiser deixar a sua lista de transmissão ainda mais prática, é só integrar essas funções:
- Na tela inicial, vá ao canto direito e clique em ”Mais Opções” e, logo depois, ”Etiquetas”;
- Selecione uma etiqueta e faça a sua nova listagem;
- Retorne para a página inicial e selecione ”Mais Opções” e ”Envio de Mensagem”;
- Clique no símbolo de verificar e escreva a mensagem desejada.
Não é bem o que procura? Então descubra o que fazer quando o seu número é banido do WhatsApp!
Como implementar a lista de transmissão no meu negócio?
Para garantir que a comunicação com os clientes permaneça transparente e objetiva, existem algumas considerações necessárias para o seu negócio.
Primeiro, é essencial fazer uma seleção prévia da segmentação dessa categoria. Ou seja: divida as listas de transmissão com base no tipo de comunicação que quer estabelecer, na jornada de compra que os clientes se encontram e nas estratégias de marketing digital adotadas.
Assim, você consegue entregar uma abordagem bem alinhada, coesa e que não soará como massiva ou generalista para cada usuário.
Também tenha atenção ao elaborar tópicos que sejam de fato relevantes e que façam a diferença na percepção e engajamento de cada um dos seus leads.
Por fim, não esqueça de, acima de tudo, demonstrar respeito e profissionalismo aos seus clientes, focando em ações que reconheçam sua privacidade e que de forma alguma manchem o valor da sua marca.
Posso apagar uma lista de transmissão?
Sim, caso perceba que não há mais utilidade, pode excluir a lista. Mas é importante ainda informar que, ao fazer essa ação, você também deleta todos os arquivos. Confira o passo a passo:
- Selecione a aba inicial;
- Clique e segure no ícone do catálogo que deseja apagar;
- Aparecerá na tela a opção de ”Apagar”, com um símbolo de lixeira ao lado;
- Clique em ”Ok”.
Dúvidas sanadas a respeito da lista de transmissão? Saiba utilizar a ferramenta a seu favor, amplie ainda mais o alcance e escalone sua atuação.
E que tal continuar a conhecer novas formas de qualificação e melhoria nessa comunicação com os usuários? Para isso, não deixe de conferir sobre chatbot e entenda porque eles podem ser o futuro do seu negócio.
Até o próximo post!