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Marketing de Conversação: O que é, benefícios e exemplos de aplicação

A experiência de compra com empresas que oferecem produtos ou serviços vem mudando com o crescimento de vendas pela internet. O consumidor passou a ser mais exigente e, diria um pouco…impaciente! Todos querem rapidez na hora de encontrar um produto, ter respostas para suas dúvidas ou reclamações. E toda essa mudança de comportamento foi usada para favorecer o mercado por meio do marketing de conversação.

Com certeza você já teve contato com um atendimento automatizado em algum momento que precisou entrar em contato com alguma empresa. Ele pode ter se tornado tão usual no nosso dia-a-dia que não nos damos conta mais quando conversamos com um assistente virtual e essa ferramenta é essencial para o sucesso da técnica de marketing que estamos explicando.

Se você quer saber mais sobre marketing de conversação e como ele pode ajudar a otimizar o atendimento da sua empresa, confira o artigo a seguir!

Imagem de um homem clicando em tela

O que é Marketing de Conversação? Entenda o conceito:

O marketing de conversação é uma estratégia utilizada por empresas para estabelecer um contato mais próximo com o cliente a partir de diálogos personalizados e em tempo real. O principal objetivo dessa estratégia é ganhar a confiança do cliente por meio de uma experiência de atendimento de qualidade. Redes sociais, e-mails automatizados, chatbots, suporte ao cliente on-line são alguns exemplos de marketing de conversação.

Geralmente, as ferramentas de conversação utilizam atendentes virtuais disponíveis para atender o cliente a qualquer hora que ele precisar. Mesmo assim é importante ressaltar que esse meio virtual não veio para substituir o contato presencial entre empresa e cliente, mas sim para agregar valor na relação e ampliar as possibilidades de negócios.

um homem sentado em uma mesa em frente a um computador

Benefícios que mostram por que aplicar o marketing de conversação

O marketing de conversação traz diversas vantagens para o seu negócios, confira algumas delas:

1. Possibilita um atendimento escalável

Ter um atendimento automático permite sua empresa atender diversos clientes ao mesmo tempo, de forma rápida e personalizada. Aplicar o marketing de conversação no primeiro atendimento te ajuda não somente a não deixar seus clientes sem uma resposta quanto a não perdê-los pela falta dela.

Falando nisso, que tal confirgurar mensagens automáticas no WhatsApp? Confira dicas!

2. Deixa a marca mais próxima do cliente

Fidelizar um cliente vai muito além da forma que ele é tratado durante o período de vendas. A partir das ferramentas de marketing de conversação é possível acompanhar a experiência do usuário mesmo após a finalização das compras através de, por exemplo, uma pesquisa de satisfação. Essa é um ótima forma de mostrar sua preocupação e fidelizar o cliente.

3. Gera inteligência de dados do atendimento

Com uma pré-programação envolvendo perguntas e respostas relevantes para o seu negócio, é possível armazenar um banco de dados com as informações dos cliente. Esses dados poderão ser utilizados para entender o perfil de cada cliente e auxiliar nas estratégias de venda.

4. Qualificação efetiva de leads

Ter alguém promovendo produtos e serviços da sua marca de forma estratégica 24 horas por dia pode parecer uma situação ideal não é mesmo? Pois saiba que tudo isso é possível com um atendente virtual. O marketing de conversação é um grande gerador de leads, por meio dos diálogo personalizados direciona os melhores incentivos de compra, ofertas e promoções além de esclarecer as principais dúvidas do cliente.

5. Gera mais conversões

O atendimento pelo método de conversação te traz respostas rápidas e específicas do perfil de compra daquele cliente. Dessa forma é possível traçar uma estratégia de venda de forma mais eficiente e assertiva, o que irá refletir positivamente no seu potencial de vendas.

Exemplos práticos de marketing de conversação:

Existem diversos exemplos de marketing conversacional com diferentes funcionalidades disponíveis para atender diversas formas de negócios. Confira 3 deles:

Exemplos de marketing de conversação

Chatbots de atendimento

O chatbot é um dos elementos principais dessa estratégia de marketing e vem se tornando uma grande tendência no mercado de vendas. Essa ferramenta de resposta permite responder algumas perguntas/ dúvidas do cliente pré-programadas. O diferencial dos chatbots é cultivar diálogos atrativos com os clientes até que seja necessário a intervenção humana. Funciona como uma “peneira” para o seu funil de vendas, capaz de identificar e qualificar o cliente que entrou em contato com a sua empresa.

Assistentes virtuais ligados à marca

Os assistentes virtuais são uma inovação do marketing conversacional. Diversas empresas criam seus próprios personagens que carregam características e valores da empresa. As assistentes virtuais estão cada vez mais personificadas e humanizadas a fim de criar um maior aproximação com os consumidores no meio digital.

Essa é uma ótima estratégia de atender bem o seu cliente com um sistema eficiente que estabelece uma conversa a fim de sanar suas dúvidas e, além disso populariza a sua marca. Quem é que não se lembra da empresa quando vê ou ouve a Magalu?

Chat online de rápida comunicação

O chat online pode ser utilizado nas redes sociais, em sites ou aplicativos e é um recurso indispensável no atendimento ao cliente. Sua função é responder de forma instantânea qualquer interação com a empresa. O atendimento deve sempre prezar com um atendimento mais humanizado, mesmo sendo de forma automática.

Com essas informações sobre marketing de conversação já é possível começar a buscar maneiras de aplicar essa estratégia e aumentar o número de leads de sua empresa, certo? Para isso, confira nosso conteúdo sobre automação de WhatsApp e descubra mais ferramentas que auxiliam essa técnica.

Se você quer ler mais conteúdos práticos e atualizados como esse, acompanhe o blog da Maxbot e confira tudo sobre vendas, marketing e atendimento ao cliente!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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