Em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de empresas disputando pelos mesmos objetivos e consumidores, é fundamental contar com estratégias de marketing e vendas que ajudem o seu negócio a se diferenciar dos demais. É preciso aproximar a marca dos clientes, criar campanhas memoráveis e fortalecer o seu relacionamento com os consumidores.
E, para esse último ponto, temos o marketing de relacionamento, um conjunto de táticas e técnicas focadas em construir essa relação próxima com os clientes, tornando-os fiéis à marca. Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas de como implementá-lo no seu negócio? Então, continue a leitura e confira o nosso guia completo!
Índice
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma série de estratégias e técnicas voltadas para o fortalecimento do relacionamento da sua empresa com os clientes. Por meio dele, você consegue fazer com que o seu público-alvo se identifique com a marca e se torne fiel aos produtos.
A ideia é praticamente criar uma relação de amizade entre a empresa e seus consumidores, fazendo com que eles cheguem até mesmo a defender as posições da marca no dia a dia, divulgar seus produtos espontaneamente, entre outras coisas que ajudam a gerar mais autoridade.
Ele segue basicamente três etapas: prospectar os clientes, fidelizá-los e criar uma autoridade no nicho. Tudo isso ajuda a proporcionar uma experiência ainda melhor ao seu público-alvo, conquistando um market share ainda maior e aumentando as suas conversões.
Para que serve o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é fundamental para deixar os seus consumidores mais engajados com a marca, tornando-se verdadeiros fãs que defendem e promovem a empresa. E isso é ótimo para as vendas, uma vez que esse tipo de cliente consegue atrair muitos outros e sempre voltam para comprar mais da sua organização.
A aproximação que essas estratégias trazem é benéfica tanto para a empresa quanto para os consumidores, já que estes têm uma experiência cada vez melhor e a marca recebe feedbacks verdadeiros que podem ajudar a entender melhor o próprio público, além de contribuir para melhorar as suas soluções.
Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?
Como vimos, ele é muito importante para as empresas que desejam estar mais próximas dos seus clientes e garantir uma melhor experiência a eles. Confira a seguir outros benefícios que o marketing de relacionamento pode trazer para o seu negócio:
Maior fidelização dos clientes
Ao criar vínculos emocionais com os seus consumidores, oferecendo um bom atendimento e ótima experiência com a marca, é muito mais fácil garantir a retenção dos clientes e evitar que eles escolham outra empresa. Com essas estratégias de marketing de relacionamento, você os torna fiéis à sua marca.
Dessa forma, mesmo que aconteça algum problema em determinado momento, é mais simples conseguir contornar isso e estimular a lealdade do seu cliente. Além disso, manter os clientes que já estão com você é muito mais barato do que tentar conquistar novos. Isso é o que diz Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing moderno”:
“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo.”
O que nos mostra que vale muito a pena investir nossos esforços em fidelizar os clientes que já estão conosco, promovendo práticas que proporcionem uma jornada agradável para eles.
Otimização do funil de vendas
As estratégias utilizadas ajudam a descobrir mais detalhes sobre o seu público-alvo, recolhendo informações valiosas sobre os seus desejos e comportamentos, permitindo que você monte um funil de vendas personalizado para a sua persona e garanta uma conversão ainda melhor.
Dessa forma, você consegue deixar a jornada de compra ainda mais fácil e, assim, aumentar o ROI da sua empresa. Então, se você está pensando em melhorar o seu funil de vendas, as táticas utilizadas no marketing de relacionamento são essenciais.
Maior satisfação do cliente
Por fim, esse é provavelmente um dos maiores benefícios que ele traz, o aumento da satisfação dos clientes com a marca, afinal, com promoções e campanhas voltadas para fortalecer esse relacionamento, é esperado que os consumidores fiquem mais felizes com suas compras.
E é por meio da satisfação do seu público que ele começará a se fidelizar à sua marca. Então, esse é um dos primeiros passos para começar a transformar clientes comuns em verdadeiros fãs.
Como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa?
Agora que você sabe o que é o marketing de relacionamento e as suas vantagens, é hora de aprender como aplicá-lo no seu negócio com algumas dicas:
Faça ações personalizadas de acordo com o perfil dos clientes
Criar campanhas e ações personalizadas conforme o perfil de comportamento do seu público-alvo é fundamental para fortalecer o relacionamento. Os conteúdos e ações devem solucionar os problemas dos seus consumidores, além de fazer com que eles sintam que aquilo foi feito pensando neles, criando uma maior identificação.
Interaja nos canais de comunicação
As empresas também precisam estar sempre presentes nos canais de comunicação onde os seus clientes estão. Com isso, você pode se comunicar diretamente com o público e garantir um aumento na sua relevância e autoridade dentro da web. Utilize uma linguagem e tom de voz que seja compatível com o dos seus consumidores.
Garanta um atendimento de alta qualidade
O atendimento muitas vezes será o primeiro contato com o cliente e desde o início é fundamental oferecer uma experiência positiva. Por isso, garanta que sua equipe esteja sempre pronta para solucionar as dores do seu público e responda com muita agilidade todas as dúvidas.
É muito importante também contar com um atendimento humanizado e personalizado, que demonstre atenção e preocupação real com os seus clientes.
Entendeu como funciona o marketing de relacionamento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar cada vez mais vendas? Se quiser saber mais sobre o assunto e outras estratégias relacionadas ao marketing do seu negócio, confira o nosso post sobre segmentação de clientes!