Um mau atendimento ao cliente pode ser altamente prejudicial ao seu negócio, afinal, essa é uma das principais causas de perdas de consumidores. Muitas pessoas preferem comprar de outras marcas simplesmente por terem um melhor atendimento.
Por isso, é fundamental evitar situações de atrito com o seu público, garantindo que o contato entre a sua empresa e a clientela seja sempre o melhor possível.
Continue a leitura e aprenda como evitar um mau atendimento ao cliente na sua empresa!
Índice
O que é um mau atendimento?
Podemos definir um atendimento ruim de várias maneiras, desde uma demora nas respostas até a falta de conhecimento para tirar dúvidas dos clientes.
Confira a seguir alguns exemplos de mau atendimento:
1. Atendimento demorado
Uma das coisas mais irritantes na hora de ser atendido é ter que esperar horas e horas por isso, não é? Então saiba que o seu cliente também concorda com isso e fica insatisfeito quando há uma demora no atendimento dele, ainda mais se era para ser algo “rápido”.
Geralmente, esse tipo de problema acontece em call centers, quando muitas vezes os clientes precisam ficar em uma fila esperando para serem atendidos.
Além disso, as chamadas ainda podem ser demoradas e alguns nem recebem resposta do suporte. Para evitar isso, é essencial que você tenha diferentes canais de atendimento, um bom CRM e até mesmo um robô para WhatsApp pode ajudar a resolver o problema, aumentando a agilidade na hora de atender.
2. Atendimento despreparado para tirar dúvidas
Quando os atendentes não possuem o conhecimento necessário para tirar as dúvidas dos clientes e acabam deixando eles sem as respostas solicitadas, isso caracteriza um atendimento de péssima qualidade.
Muitas vezes os consumidores são passados de um departamento para outro sem obter a sua resposta. Essa falta de conhecimento sobre o próprio negócio é muito prejudicial ao atendimento de uma empresa.
Para resolver essa situação, é essencial que a equipe de atendimento seja muito bem treinada e capacitada para saber o que fazer a respeito dos principais problemas e solicitações que costumam surgir.
Dessa forma, é possível ter uma comunicação mais eficiente entre cliente e atendimento, aumentando o índice de satisfação dos consumidores.
3. Apenas um canal de atendimento
Um dos maiores erros das empresas é contar com apenas um canal de atendimento ao cliente. Quando você tem apenas um lugar para atendê-los, as chances de sobrecarregar esse meio são bem altas.
Além disso, com somente um canal de atendimento, você deixa de alcançar boa parte do seu público, que hoje está presente em diversas mídias diferentes.
Ao disponibilizar vários canais, você mostra que a sua empresa está realmente preocupada em resolver os problemas do seu público e faz o que for possível para solucioná-los.
4. Atendimento genérico e sem personalização
Um atendimento genérico e com pouca pessoalidade é ruim para os clientes. Hoje em dia, as pessoas buscam por soluções personalizadas e que ofereçam a melhor experiência.
Por isso, é importante que você não deixe o processo “engessado” e passando uma sensação de falta de atenção. Torne o atendimento ao seu cliente o mais personalizado possível, com uma experiência de usuário única e que se atente às necessidades de cada pessoa.
Um atendimento pessoal e próximo do consumidor ajuda até mesmo na fidelização do cliente em relação à sua empresa. E quem não quer isso, não é?
5. Atendimento manual e sem automatização
Empresas que ainda insistem em manter um atendimento somente manual correm o risco de ficarem defasadas em comparação com a concorrência.
Com um processo automatizado, você consegue garantir mais velocidade e eficiência na hora de atender os seus clientes. Com o uso de chatbots no atendimento, a sua empresa tem diversas vantagens como:
- Atendimento disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia;
- Redução no tempo de atendimento;
- Diminuição da carga de trabalho sobre os atendentes humanos, permitindo que eles tenham tempo para chamadas mais complexas.
6. Não cumprir promessas
Quando a sua equipe de atendimento promete algo e a empresa não cumpre, isso causa uma enorme frustração no seu cliente e o deixa totalmente insatisfeito. E, ninguém deseja isso para o próprio negócio, não é?
Portanto, é fundamental que os profissionais do setor de atendimento estejam muito bem alinhados com as possibilidades que a empresa pode oferecer.
Isso requer treinamento e capacitação para os atendentes conhecerem o que podem prometer ou não. Assim, você evita que a sua marca se comprometa com algo que não possa cumprir. Quando esse tipo de falha acontece, a credibilidade da sua empresa é afetada, com o público confiando cada vez menos na marca.
Leia também: Como construir um relacionamento com os clientes?
Como evitar a perda de clientes por mau atendimento?
Durante um atendimento, você deve sempre evitar a grosseria, falta de personalização, demora, falta de compreensão, entre outras ações que podem afastar o seu cliente.
Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a evitar a perda de clientes no seu negócio por um mau atendimento:
- Responda sempre e com agilidade;
- Deixe o processo automatizado;
- Crie uma pessoalidade para a conversa;
- Dê atenção aos feedbacks;
- Faça pesquisas de satisfação.
Seguindo essas dicas você tem tudo o que precisa para diminuir a perda de clientes na hora de atendê-los. E, para garantir que a sua empresa continue evoluindo nesse setor, confira o nosso guia de como melhorar o atendimento disponível aqui no blog!