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6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Melhorar o atendimento ao cliente é estabelecer uma cultura dentro da empresa voltada para a constante resolução dos problemas de cada um deles.

No entanto, muitos empresários não sabem como proceder para realizar essa melhoria.

Se você se encontra nessa situação, preparamos este conteúdo com 6 dicas valiosas para serem implementadas no setor de atendimento da sua empresa.

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

  1. Linguagem alinhada

A primeira dica é deixar a linguagem da equipe de atendimento alinhada, a fim de que o cliente comece a enxergar a empresa de maneira única.

Afinal, se a linguagem está desalinhada, as contradições acabam prejudicando a relação com o cliente.

Assim, é preciso que a equipe seja treinada a seguir uma mesma linha de linguagem, sendo fundamental para que as lacunas na comunicação sejam evitadas.

É preciso que os clientes tenham uma certa previsibilidade do que vão encontrar na hora de buscar o suporte da sua empresa.

  1. Responda a chamados e solicitações

No momento em que a sua empresa recebe uma solicitação ou um chamado, é preciso que a equipe esteja de prontidão para atender o cliente e resolver o seu problema.

Nesse momento, procure entender a situação do consumidor, direcionando a ele perguntas que vão esclarecer melhor a sua dúvida.

Somente após ter feito um diagnóstico preciso da situação é que se deve buscar a solução para o problema.

  1. Feedbacks

Quando o atendimento chegar ao final, colha o feedback junto ao cliente, perguntando se suas dúvidas foram resolvidas.

Faça o cliente classificar o atendimento e dar sugestões de como aprimorar o serviço.

É fundamental, ainda, que a equipe informe ao cliente como vai utilizar as sugestões e como os dados vão ser analisados para ações mais concretas.

Utilize o feedback para checar os resultados e identificar as possíveis lacunas existentes no serviço de atendimento.

  1. Atenda as reclamações

Quando o cliente estiver nervoso, procure concordar com ele no início, sinalizando que sua empresa está à disposição para resolver o seu problema.

Neste momento, não tenha receio em assumir os erros e fazer um pedido de desculpas.

Caso o cliente comece a gritar, é importante que o colaborador não se desestabilize.

Pelo contrário, é o momento de falar mais baixo, demonstrando calma e segurança para solucionar o problema.

Procure resolver as reclamações dos clientes no período de 24 a 48 horas.

Logicamente, dependendo da situação, esse prazo nem sempre é seguido, podendo variar bastante.

Nesse caso, procure entrar em contato com o cliente a fim de deixá-lo por dentro das providências que estão sendo tomadas.

  1. Entrega de valor ao cliente

Seja qual for a interação com o cliente, busque sempre entregar valor a ele, demonstrando que sua empresa tem um diferencial.

Porém, lembre-se que essa entrega de valor não significa oferecer mimos, mas sim pensar em como agregar valor em cada contato, a fim de que sua marca se torne mais consolidada.

  1. Cultive o relacionamento

Como última dica, e não menos importante, procure cultivar o relacionamento da empresa com cada cliente seu.

Pense nos consumidores a longo prazo, lembrando sempre que conquistar um cliente é bem mais valioso do que manter um.

Ao longo do relacionamento, o cliente vai oferecer diversas oportunidades para o seu negócio.

É importante que você não deixe escapar nenhuma delas por conta de atendimento precário no momento em que o consumidor mais precisava de você.

Qualquer contato que seja feito com cliente deve seguir o mesmo padrão de satisfação do primeiro atendimento a um novo consumidor.

Com essas 6 dicas, sua empresa está pronta para melhorar o atendimento ao cliente.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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