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Omnichannel: como um multicanal pode auxiliar os negócios?

A maneira de se fazer negócios muda e acompanha o avanço da tecnologia. Se antes, ter uma rede social ou um e-commerce da sua marca era um diferencial, hoje é o mínimo que os clientes esperam. Agora o que está em alta são as estratégias multicanal digital. Elas visam integrar os diferentes canais de divulgação e comunicação com o objetivo principal de oferecer aos consumidores uma experiência unificada com uma empresa.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar a aumentar suas vendas? Acompanhe o conteúdo para saber tudo sobre o tema!

Homem mexendo no notebook conectado na rede

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma abordagem de vendas multicanal, que visa oferecer ótima experiência ao consumidor, seja ela realizada por telefone, e-commerce, loja física ou qualquer outro meio de comunicação que a empresa usa.

Você já teve a experiência de acessar um e-commerce, colocar um produto no carrinho e não finalizar a compra, e quando acessou o aplicativo da loja, ele estava lá? Pois é! Este é um exemplo prático de omnichannel.

A sua principal característica é a integração de múltiplos canais. Essa estratégia ajuda sua marca a ficar mais próxima do seu consumidor, pois estará presente em canais que ele usa e confia. Além disso, é possível atingir um público maior que poderá se tornar clientes e aumentar o seu lucro.

4 vantagens de aplicar a estratégia omnichannel

Quando uma empresa implementa a estratégia omnichannel, além de melhorar a experiência de seus clientes com a sua marca, outros benefícios também podem ser observados. Selecionamos os 4 principais:

1. Melhora a presença da marca

Você entra no Instagram e se depara com uma marca, entra no Youtube novamente ela está lá. Qual a chance de você se lembrar dela quando precisar comprar algo? É grande, não é mesmo?

A estratégia omnichannel visa intensificar a presença da marca, e o mundo online oferece diversas oportunidades para isso. Você pode mostrar os bastidores do seu negócio, o dia-a-dia e as vantagens de um produto, utilizando vídeos ou carrossel de fotos. Isso irá aproximar o seu cliente e fazer com que ele esteja cada vez mais familiarizado com a sua marca.

2. Proporciona maior fidelização

Devido à grande concorrência do mercado, um cliente só volta a comprar em um mesmo local se tiver uma ótima experiência com a marca no primeiro contato. A partir daí, a relação empresa e consumidor ainda deve ser cultivada por um tempo para poder considerar que este cliente foi fidelizado.

E isso pode ser feito por meio de um atendimento personalizado em diversos canais, investindo em conteúdos relevantes para o nicho ou interagindo com o público em redes sociais. Assim você conseguirá cativar um grupo de clientes fiéis que irão favorecer as suas vendas.

3. Aumenta a credibilidade

A ideia de utilizar uma conexão entre vários canais de comunicação, promove um crescimento do conhecimento da marca. Mas, claro, é importante manter esses canais eficientes e atualizados com informações relevantes.

Não adianta ter um canal no Youtube, ou uma página no Instagram, e não postar vídeos e conteúdos com certa frequência. Sabemos que pode ser difícil manter tudo atualizado e com alta eficiência no atendimento, mas algumas ferramentas tecnológicas podem otimizar essas tarefas. Veremos sobre elas mais adiante!

4. Armazena de dados de clientes

Quando você utiliza diversos canais de comunicação você aprende – e muito! – sobre o seu cliente. E isso é adquirido a partir do histórico de compras, informações de cookies ou interações pela rede social.

Dados como o horário de compra, quais os meios de comunicação mais utilizados, idade média do cliente e preferência na forma de pagamento vão te ajudar a traçar um perfil demográfico e comportamental do seu público alvo e, dessa forma, criar estratégicas de marketing e venda direcionadas. Consequentemente, mais eficiente!

Pessoas conectadas em rede

Qual é a diferença entre multicanal e omnichannel?

Na prática, os dois termos estão ligados à estratégia de comunicação. O multicanal se refere a interação com os clientes por meio de diferentes canais, enquanto que no omnichannel, o processso de atendimento e venda ocorre de forma totalmente integrada.

No multicanal é mais relevante a quantidade de meios de interação. Já o omnichannel considera a integração dos canais um fator mais satisfatório para o cliente, e visa criar formas personalizadas para o contato com ele.

Veja “Vendas Por Aplicativos De Mensagens É O Futuro

Como criar uma estratégia omnichannel?

Diante de tantas vantagens dessa estratégia, você deve estar se perguntado como aplicá-la na sua empresa, não é mesmo? Veja um passo-a-passo que você pode seguir para implementar o omnichannel no seu negócio e aumentar os seus lucros.

  1. Conheça o seu público-alvo;
  2. Selecione os canais que mais são interessantes para o seu nicho;
  3. Monitore os canais de forma individual;
  4. Mantenha as informações organizadas;
  5. Valorize o pós-venda;
  6. Centralize e acompanhe os dados.

Bônus: chatbot – ferramenta para usar em uma estratégia omnichannel

O chatbot é um software que pode ser configurado para manter um diálogo com uma pessoa em plataformas online. É uma das ferramentas que podem ser integradas aos outros canais de vendas e relacionamento com o cliente. A grande vantagem de utilizar este meio de comunicação é que o consumidor é atendido imediatamente por um atendente virtual, seja o horário que for.

Ele consegue sanar algumas dúvidas dos clientes ou direcioná-lo para o setor responsável. Com um chatbot, o atendimento acontece de forma escalonável, sem a necessidade de manter uma grande equipe para isso.

E aí gostou de entender um pouco mais sobre a estratégia omnichannel? Esperamos que você aplique o método aí na sua empresa e consiga ainda mais sucesso! Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro do mundo dos negócios!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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