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Pitch de vendas: descubra como montar o seu!

Um pitch de vendas é um discurso curto e rápido, mas com um sólido objetivo: o de vender. É uma ferramenta essencial para os vendedores aumentarem a sua taxa de conversão e conquistarem os clientes na hora da venda. Em um mercado cada vez mais concorrido, saber aproveitar o curto espaço de tempo disponível é fundamental para não perder nenhuma oportunidade.

E é aí que o pitch de vendas entra, por ser um discurso mais rápido e objetivo, ele pode ajudar a fechar uma venda em poucos minutos ou despertar o interesse no seu potencial cliente, fazendo com que ele peça para você falar mais sobre o produto ou serviço oferecido. Se nunca fez um pitch antes ou não sabe como desenvolver um, este post é para você. Continue a leitura e confira as dicas!

o que é um pitch de vendas

O que é um pitch de vendas?

Ele é um discurso utilizado pelos vendedores com o objetivo de capturar a atenção do seu comprador e convencê-lo a adquirir o seu produto ou serviço, geralmente, sendo uma apresentação de poucos minutos. Apesar do pouco tempo, ela costuma ser forte e persuasiva o bastante para conquistar os clientes.

A ideia do pitch é gerar um grande impacto em pouco tempo, causando interesse e curiosidade dos ouvintes, fazendo com que eles deem mais tempo a você para falar sobre o que foi oferecido. Esse tipo de abordagem comercial é muito importante e precisa ser dominada pelos bons vendedores, garantindo que eles não percam nenhuma oportunidade, mesmo com pouco tempo.

Para fazer um bom pitch, é essencial conhecer bem o produto/serviço oferecido, utilizar gatilhos mentais, fazer perguntas e dar as informações na hora certa. É preciso seguir um roteiro bem definido e levar o seu comprador por cada etapa da jornada de compra durante o discurso.

Se você quer aprender a como montar o seu e aumentar as suas vendas com ele, confira a seguir as melhores dicas para aprender a desenvolver os melhores pitches!

Como fazer um pitch de vendas?

Como é possível perceber, para fazer um bom pitch, é necessário ter uma estratégia e um roteiro a ser seguido, além de conhecer algumas técnicas de persuasão que vão incrementar o seu discurso e conhecer profundamente o público a ser atingido.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com as melhores dicas de como montar um bom pitch de vendas. Confira a seguir:

1. Estude bem o seu público-alvo

Antes de começar a montar o seu discurso, é importante saber quem é o seu público-alvo, as suas dores, necessidades, aquilo que gostam, tom de voz, entre outras características. É essencial conhecer tudo isso para poder personalizar a sua fala de acordo com a persona do seu comprador.

2. Mostre o valor do produto de maneira clara

Que tipo de problema o seu produto resolve? Qual o valor que ele pode agregar? Responder questões como essas e mostrar o valor do seu produto/serviço ao seu cliente é fundamental. Isso precisa ficar claro para ele.

3. Apresente-se brevemente

O foco no pitch de vendas deve ser sempre o cliente, por isso, não fique muito tempo falando de si ou da sua empresa, vá direto ao ponto. Você pode se apresentar de forma rápida como no seguinte exemplo:

Olá, Carol. Boa tarde! Eu sou o Rômulo e trabalho na Maxbot”.

4. Siga uma estrutura

É muito importante que o seu discurso siga uma linha de raciocínio e uma estrutura coerente. Você deve começar com uma boa introdução que chame a atenção do seu comprador, depois, uma apresentação sobre o produto e o que ele pode agregar e, por fim, uma conclusão chamando o cliente para realizar uma ação.

Seguindo esse simples roteiro, você já tem a base para desenvolver um ótimo e eficiente pitch de vendas, seja qual for o seu produto ou serviço. É importante levá-lo adiante no funil de vendas durante o discurso.

5. Pratique sempre e peça feedbacks sobre seus pitches

Como em qualquer coisa, treinar é essencial para melhorar a qualidade dos seus discursos e deixá-los cada vez mais fluidos, naturais e encantadores. Ao praticar, você pode pedir feedbacks para outras pessoas e, assim, melhorar os pontos necessários.

6. Adicione um pouco de storytelling e exemplos

O storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias, o que pode ser uma grande “arma secreta” na hora de convencer os seus compradores. As histórias e os exemplos agregam mais valor ao seu discurso e, muitas vezes, ajudam a comprová-lo. Além disso, com uma boa história, você pode transformar um pitch comum em uma fala memorável e encantadora, conquistando o seu cliente.

três exemplos de pitch de vendas

Três exemplos de pitch de vendas para se inspirar

Criar o seu próprio pitch de vendas pode não ser uma tarefa fácil, afinal de contas, exige muita criatividade e conhecimento. Por isso, para te ajudar, vamos mostrar três exemplos de pitch para você conhecer e usar nas suas apresentações. Confira!

Pitch de valor

Um pitch de valor foca nos benefícios e nas vantagens que o comprador terá em obter o seu produto/serviço. Para isso, utilize:

  • Uma apresentação com foco nos benefícios do produto;
  • Destaque o que o seu cliente ganhará com aquele produto;
  • Foque em criar um valor no longo prazo para o seu comprador.

Pitch solucionador de problemas

Nesse formato, você deve focar na dor ou no problema que o seu cliente está enfrentando, mostrando como o seu produto/serviço pode ajudá-lo:

  • Identifique o problema/dor do seu cliente;
  • Apresente a solução para aquele problema;
  • Demonstre os benefícios dessa solução;
  • Destaque a forma como o seu produto/serviço resolverá a dor do comprador.

Pitch de história

Nesse tipo de pitch, você compartilha alguma história ou case de sucesso que ajude a ilustrar como aquele produto/serviço pode ajudar o seu cliente:

  • Conte uma experiência pessoal ou profissional relacionada ao problema do cliente;
  • Descreva qual foi a solução encontrada;
  • Conecte a sua história com a situação atual do comprador.

Entendeu como funciona um pitch de vendas e como você pode montar o seu? Seguindo essas dicas, você tem tudo o que precisa para desenvolver um discurso persuasivo e que conquiste o seu cliente.

Se quiser conferir mais dicas e conteúdos como este, continue navegando em nosso blog e encontre vários conteúdos sobre marketing, vendas e atendimento. Aproveite para conferir nosso post sobre como fazer vendas pelo WhatsApp e utilizar o aplicativo em sua estratégia. Confira!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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