Com consumidores cada vez mais exigentes, oferecer um bom atendimento se tornou uma necessidade para todas as empresas. Mais do que preço, os consumidores buscam empresas que possam se conectar, desde sua cultura, valores, linguagem e principalmente atendimento.
Por isso, investir em um software de atendimento ao cliente que possa centralizar e facilitar o atendimento é uma ótima oportunidade de satisfazer seu público, ao mesmo tempo que reduz gastos e facilita a gestão do seu negócio. Se deseja saber mais, confira o artigo abaixo!
Índice
O que faz um software de atendimento ao cliente?
Um sistema de atendimento ao cliente é um software projetado para centralizar e gerenciar todas as interações com os clientes em um único local, simplificando a gestão do atendimento. Além de automatizar algumas etapas, agilizando algumas demandas, realizando atendimentos simultâneos e mais. Para facilitar o entendimento, o Guia sobre API pode te ajudar.
Plataforma completa Maxbot
Conheça a plataforma completa da Maxbot, a melhor opção de software para atendimento ao cliente do mercado! Especializado em atendimento pelo WhatsApp com a segurança da API Oficial. Encante seus consumidores com qualidade e inteligência.
Com o chatbot da Maxbot, você unifica toda a sua equipe em um único número do WhatsApp, utiliza a plataforma em diversos departamentos, beneficia-se de uma organização otimizada para aumentar as conversões e muito mais. Além de automatizar agendamentos, cobranças, avisos de atendimento, solicitação de feedback, entre outras funções.
Quais as vantagens do chatbot no atendimento ao cliente?
Conheça as vantagens do chatbot da Maxbot para atendimento ao cliente.
- Aumento da produtividade: o software automatiza diversas funções, como a criação de protocolos para cada atendimento, direcionamento para o setor responsável e agendamento de consultas. Isso permite que os funcionários se concentrem em tarefas mais complexas;
- Experiência otimizada de atendimento: ao responder prontamente à solicitação do cliente, mesmo que seja para informar o horário de atendimento da sua empresa, demonstra preocupação de atendê-lo, além de resolver solicitações simples rapidamente;
- Informações centralizadas: o sistema coleta e armazena todos os registros de interação com o cliente, assim qualquer atendente consegue consultar o histórico de atendimento;
- Decisões baseadas em dados: a coleta e a análise de dados referentes ao atendimento auxiliam a entender os problemas mais comuns, comportamento dos usuários e mais. Assim, você consegue entender os pontos que podem ser otimizados;
- Escalabilidade: à medida que as empresas expandem e o volume de solicitações aumenta, o software de atendimento pode ser facilmente adaptado para lidar com essas interações, garantindo a qualidade do fluxo de atendimento;
- Suporte ao cliente em tempo integral: algumas empresas optam pelo atendimento em tempo integral, incluindo a noite e de madrugada, otimizando ainda mais o atendimento ao cliente.
Como o software de atendimento ao cliente pode beneficiar seu negócio?
Com o mundo cada vez mais conectado, ter um atendimento de qualidade e ágil, se tornou uma necessidade. Saber como se comunicar com seu público-alvo é uma das formas de se conectar com ele e fidelizá-los a sua marca. Veja como o software de atendimento ao cliente da Maxbot pode beneficiar e facilitar a gestão da sua empresa.
- Agilidade no atendimento ao consumidor: esse é um dos principais benefícios dos chatbots, também chamado de robô para WhatsApp. Os consumidores esperam por um atendimento rápido e eficaz que resolva seus problemas prontamente;
- Atendimento por protocolo: todos os atendimentos são atrelados a um número único de protocolo e são armazenadas, podendo ser resgatadas e auditadas;
- Interações personalizadas: você pode personalizar os textos de cada etapa da interação de atendimento, conforme a linguagem utilizada pela sua empresa. Além disso, você pode modificar os textos aproveitando as épocas sazonais, como natal, dia das mães e mais;
- Controle de segmentação: esse controle só pode ser visto pela equipe interna, é uma marcação para destacar e segmentar quem são os clientes, os fornecedores, os contatos bancários, entre outros. Para facilitar a interação dos atendentes;
- Automação do atendimento: a automação de WhatsApp otimiza várias atividades, acelerando a resolução de problemas para os clientes.
Como gerenciar um sistema de atendimento ao consumidor eficaz?
Após escolher o melhor software de atendimento ao cliente, você precisa seguir o passo a passo abaixo para desenvolver uma estrutura adequada para sua equipe e promover a integração do software de modo que seu atendimento seja eficaz.
1. Conheça o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo e brand persona é essencial para atrair novos leads e aumentar suas vendas. Para fidelizá-los à sua empresa, é necessário adaptar a linguagem da sua marca para se conectar com o consumidor. Assim, você sabe como abordá-los e qual a melhor forma de atendê-los.
2. Analise o atendimento dos seus concorrentes
Veja e analise como os seus concorrentes estão atendendo seus consumidores, para identificar oportunidades para o setor, além de ter novos insights para o seu negócio.
3. Identifique chamados recorrentes
Observe os chamados que são recorrentes e crie estratégias para identificar o problema e solucioná-lo de modo que diminua os atendimentos do suporte para este problema.
4. Capacite seus atendentes
Nós da Maxbot oferecemos suporte e treinamentos completos para você e sua equipe. Ensinando a utilizar todas as funcionalidades da plataforma, tirando dúvidas, resolvendo problemas e mais.
5. Acompanhe os resultados e faça ajustes
Solicite feedbacks aos seus clientes e faça avaliações periódicas. Assim você consegue saber o que deve ser ajustado, otimizado e o que está funcionando, facilitando a gestão do atendimento.
Agora que você sabe qual o melhor software de atendimento ao cliente, continue navegando no nosso blog e confira também: Atendimento multicanal: o que é e como usar na sua empresa.