fbpx Ícone de chat da Maxbot
Pesquisar

Tecnologia no Varejo: tendências de 2024

Conhecer as tendências da tecnologia no varejo é essencial para facilitar e otimizar diversas etapas do seu negócio. Com tantas inovações, certamente você vai encontrar algumas que fazem sentido para a sua empresa.

Selecionamos as seis principais tendências do ano para você conhecer e investir para aumentar suas conversões de vendas, fidelizar clientes e muito mais. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo.

Qual a importância de implementar novas tecnologias no varejo?

Investir em novas tecnologias é uma das formas de se manter competitivo no mercado, além de reduzir custos e erros humanos. Atualmente, existem ferramentas para diferentes finalidades, desde chatbots para atendimento, APIs para melhorar o seu e-commerce, big data para a coleta e manuseio de dados e muito mais.

Além disso, com as ferramentas tecnológicas você aumenta a qualidade e a eficiência de diversas etapas do seu negócio, permitindo fazer análises precisas para traçar suas estratégias.

Vantagens da tecnologia no varejo

Investir em ferramentas e inovações vai oferecer diversos benefícios para a sua empresa varejista, mantendo a sua competitividade no mercado, conheça os principais:

  • Redução de erros humanos e custos: com a tecnologia no varejo é possível automatizar etapas, eliminando processos manuais e retrabalhos, reduzindo gastos e otimizando os resultados;
  • Satisfação do cliente: as facilidades apresentadas pelas inovações tecnológicas procuram melhorar a experiência do usuário, como a automação no WhatsApp que responde as interações dos clientes em qualquer horário do dia, 7 dias por semana;
  • Aumento da taxa de conversão: investir em tecnologia no varejo pode aumentar a taxa de conversão, como a utilização de imagem 3D para que os usuários consigam ter uma visão detalhada e realista dos produtos ou o uso de APIs financeiras para que ele consiga finalizar a compra, de forma segura sem ser direcionado para outras páginas;
  • Segmentação de clientes: a personalização da comunicação é essencial para melhorar o relacionamento com seus clientes e fidelizá-los. Segmentando seus consumidores, você consegue direcionar campanhas de marketing e abordá-los da forma correta;
  • Otimização de processos internos: os processos podem ser automatizados ou ainda melhorados para facilitar o uso dos seus colaboradores. Como realizar a gestão do estoque ou personalizar a comunicação com os clientes, conforme a coleta de dados.

6 tecnologias utilizadas no varejo

Existem diversos softwares e ferramentas que podem ser utilizadas no varejo para facilitar e otimizar seus processos, conheça as principais:

1. Inteligência artificial

Conhecida como IA, a inteligência artificial no varejo é utilizada para identificar o comportamento do cliente, otimizar processo de compra, realizar a gestão do estoque e otimizar o uso dos robôs de atendimento via chat. Outra tecnologia que pode ser utilizada com a IA é o Machine Learning, com algoritmos capazes de fazer o aprendizado da tecnologia autônoma, ou seja, a IA consegue aprender sozinha conforme suas interações.

2. Big Data

O big data é uma ferramenta que armazena, processa e interpreta uma grande quantidade de dados de uma vez. Dessa forma, entregar resultados valiosos que podem ser utilizados para a melhor tomada de decisões. Por exemplo, com os dados de um cliente é possível saber os produtos que ele já visualizou no seu site e enviar cupom de desconto para que finalize a compra, ou consultar o histórico de interações e personalizar a comunicação.

Essa ferramenta é versátil e pode ser utilizada em diversos setores comerciais, desde a indústria até o agronegócio. Além de ser possível operar em conjunto com outras tecnologias, como a internet das coisas para coletar dados ou a inteligência artificial para otimizar processos.

3. Chatbots

Os chatbots podem ser conhecidos como robôs para WhatsApp, otimizando o uso da plataforma com atendimento automatizado e personalizado. Assim, seus clientes nunca ficam sem resposta, além de sanar dúvidas e resolver problemas com o autoatendimento, como o agendamento de consultas sem a necessidade de conversar com um atendente humano.

4. API para pagamento diversificado

As APIs são ferramentas capazes de conectar o seu sistema a outras tecnologias de forma segura e prática, assim você pode utilizar uma delas para receber PIX, cartão de crédito e débito, tanto no e-commerce quanto no aplicativo da sua loja. Existem outras APIs financeiras capazes de agilizar consultas de crédito, abrir contas bancárias, transferências e mais.

5. Sistema ERP de gestão

Os softwares ERP integrados são soluções para empresas que precisam unificar todos os processos em um único lugar. Dessa forma, é possível gerar relatórios completos para análises, seja de vendas, estoque, contas a pagar e receber, faturamento e produção. Alguns sistemas conseguem conectar às filiais também, assim você tem um controle em tempo real.

6. Internet das coisas

A internet das coisas é também designada por IoT, essa tecnologia equipa outras ferramentas para transmissão de dados, comunicando dispositivos. Uma das possibilidades é o monitoramento do estoque em tempo real para reposição de produtos e análises de entradas e saídas.

Outra utilizada para o varejo é a localização dos seus clientes, possibilitando saber quando o cliente está na loja física e conectar com seu dispositivo móvel.

Como pudemos perceber, existem diversos usos da tecnologia no varejo, com diferentes ferramentas e funcionalidades para otimizar seu negócio e a experiência dos seus consumidores, como o software de atendimento ao cliente, conheça a melhor opção e potencialize a comunicação da sua empresa.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp