Conhecer as tendências da tecnologia no varejo é essencial para facilitar e otimizar diversas etapas do seu negócio. Com tantas inovações, certamente você vai encontrar algumas que fazem sentido para a sua empresa.
Selecionamos as seis principais tendências do ano para você conhecer e investir para aumentar suas conversões de vendas, fidelizar clientes e muito mais. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo.
Índice
Qual a importância de implementar novas tecnologias no varejo?
Investir em novas tecnologias é uma das formas de se manter competitivo no mercado, além de reduzir custos e erros humanos. Atualmente, existem ferramentas para diferentes finalidades, desde chatbots para atendimento, APIs para melhorar o seu e-commerce, big data para a coleta e manuseio de dados e muito mais.
Além disso, com as ferramentas tecnológicas você aumenta a qualidade e a eficiência de diversas etapas do seu negócio, permitindo fazer análises precisas para traçar suas estratégias.
Vantagens da tecnologia no varejo
Investir em ferramentas e inovações vai oferecer diversos benefícios para a sua empresa varejista, mantendo a sua competitividade no mercado, conheça os principais:
- Redução de erros humanos e custos: com a tecnologia no varejo é possível automatizar etapas, eliminando processos manuais e retrabalhos, reduzindo gastos e otimizando os resultados;
- Satisfação do cliente: as facilidades apresentadas pelas inovações tecnológicas procuram melhorar a experiência do usuário, como a automação no WhatsApp que responde as interações dos clientes em qualquer horário do dia, 7 dias por semana;
- Aumento da taxa de conversão: investir em tecnologia no varejo pode aumentar a taxa de conversão, como a utilização de imagem 3D para que os usuários consigam ter uma visão detalhada e realista dos produtos ou o uso de APIs financeiras para que ele consiga finalizar a compra, de forma segura sem ser direcionado para outras páginas;
- Segmentação de clientes: a personalização da comunicação é essencial para melhorar o relacionamento com seus clientes e fidelizá-los. Segmentando seus consumidores, você consegue direcionar campanhas de marketing e abordá-los da forma correta;
- Otimização de processos internos: os processos podem ser automatizados ou ainda melhorados para facilitar o uso dos seus colaboradores. Como realizar a gestão do estoque ou personalizar a comunicação com os clientes, conforme a coleta de dados.
6 tecnologias utilizadas no varejo
Existem diversos softwares e ferramentas que podem ser utilizadas no varejo para facilitar e otimizar seus processos, conheça as principais:
1. Inteligência artificial
Conhecida como IA, a inteligência artificial no varejo é utilizada para identificar o comportamento do cliente, otimizar processo de compra, realizar a gestão do estoque e otimizar o uso dos robôs de atendimento via chat. Outra tecnologia que pode ser utilizada com a IA é o Machine Learning, com algoritmos capazes de fazer o aprendizado da tecnologia autônoma, ou seja, a IA consegue aprender sozinha conforme suas interações.
2. Big Data
O big data é uma ferramenta que armazena, processa e interpreta uma grande quantidade de dados de uma vez. Dessa forma, entregar resultados valiosos que podem ser utilizados para a melhor tomada de decisões. Por exemplo, com os dados de um cliente é possível saber os produtos que ele já visualizou no seu site e enviar cupom de desconto para que finalize a compra, ou consultar o histórico de interações e personalizar a comunicação.
Essa ferramenta é versátil e pode ser utilizada em diversos setores comerciais, desde a indústria até o agronegócio. Além de ser possível operar em conjunto com outras tecnologias, como a internet das coisas para coletar dados ou a inteligência artificial para otimizar processos.
3. Chatbots
Os chatbots podem ser conhecidos como robôs para WhatsApp, otimizando o uso da plataforma com atendimento automatizado e personalizado. Assim, seus clientes nunca ficam sem resposta, além de sanar dúvidas e resolver problemas com o autoatendimento, como o agendamento de consultas sem a necessidade de conversar com um atendente humano.
4. API para pagamento diversificado
As APIs são ferramentas capazes de conectar o seu sistema a outras tecnologias de forma segura e prática, assim você pode utilizar uma delas para receber PIX, cartão de crédito e débito, tanto no e-commerce quanto no aplicativo da sua loja. Existem outras APIs financeiras capazes de agilizar consultas de crédito, abrir contas bancárias, transferências e mais.
5. Sistema ERP de gestão
Os softwares ERP integrados são soluções para empresas que precisam unificar todos os processos em um único lugar. Dessa forma, é possível gerar relatórios completos para análises, seja de vendas, estoque, contas a pagar e receber, faturamento e produção. Alguns sistemas conseguem conectar às filiais também, assim você tem um controle em tempo real.
6. Internet das coisas
A internet das coisas é também designada por IoT, essa tecnologia equipa outras ferramentas para transmissão de dados, comunicando dispositivos. Uma das possibilidades é o monitoramento do estoque em tempo real para reposição de produtos e análises de entradas e saídas.
Outra utilizada para o varejo é a localização dos seus clientes, possibilitando saber quando o cliente está na loja física e conectar com seu dispositivo móvel.
Como pudemos perceber, existem diversos usos da tecnologia no varejo, com diferentes ferramentas e funcionalidades para otimizar seu negócio e a experiência dos seus consumidores, como o software de atendimento ao cliente, conheça a melhor opção e potencialize a comunicação da sua empresa.