Muito utilizado pelas organizações nas estratégias de marketing e vendas, a API do WhatsApp Business ajuda a melhorar a experiência do cliente. Com ela, é possível acompanhar todo o processo de compras de forma eficiente e personalizada.
Além disso, você consegue estar presente em todas as etapas do processo de comunicação com seus leads e utilizar plataformas parceiras para automatizar o atendimento com mensagens automáticas, listas de transmissão e mais. Se deseja conhecer o tema, confira o conteúdo abaixo.
Índice
WhatsApp Business API: o que é e como funciona?
O WhatsApp Business API é a versão do mensageiro mais utilizado entre os brasileiros para as empresas. Facilitando e aproximando as organizações dos seus clientes. Na prática, esse recurso utiliza chatbots para automatizar e integrar a comunicação entre diferentes softwares e plataformas.
Com a ferramenta, sua empresa conta com maior facilidade de atendimento. Dessa forma, você consegue atender várias pessoas de uma só vez, com mensagens automáticas sobre o horário de atendimento da sua organização, mensagens de agradecimento, pedir feedback do atendimento, entre outros. Além de poder personalizar tudo conforme a linguagem da sua marca.
Benefícios da integração da API no atendimento ao cliente e vendas
Conheça as principais vantagens e funcionalidades do aplicativo e tenha novos insights para utilizar na sua empresa e traçar novas estratégias.
- Campanhas: utilizar a ferramenta para suas campanhas de marketing, enviando promoções, novidades, mensagens de recuperação de carrinho, vídeos, links e catálogos, podem aumentar seus rendimentos;
- Atendimento humanizado: ser empático com seus clientes é uma boa forma de se comunicar com eles. Gerando proximidade, dessa forma, eles se sentem ouvidos, o que resulta em melhores vendas e fidelização;
- Análise de dados: os dados coletados pela plataforma podem auxiliar na otimização das estratégias de vendas, com relatórios precisos e melhores tomadas de decisões;
- Múltiplos atendentes em um só número: centralizando sua equipe em um só número, facilita o atendimento ao analisar o histórico de compras dos seus clientes, além de aumentar a credibilidade da sua empresa;
- Segurança: utilizar a versão original e a plataforma de parceiros oficiais da API oficial, é uma das formas de garantir a segurança das informações, o bom atendimento da sua equipe de vendas, além de evitar o bloqueio do WhatsApp.
Como utilizar o WhatsApp Business API para vendas?
Procure criar uma conexão com seus clientes, para entender suas dores e direcioná-los pelo funil de vendas, de modo orgânico, sem empurrar produtos. Você ainda pode fazer um pós-venda para coletar mais dados e saber se suas estratégias estão gerando os resultados que gostaria.
Atendimento personalizado
Sabemos que o processo de compras é complexo e precisa do empenho da equipe de vendas e atendimento com análises e o reconhecimentos dos estágios para oferecer exatamente o que o cliente precisa naquele momento. Por exemplo, se o cliente está na fase de reconhecimento e descoberta, ele precisa de mais informações e materiais ricos, não tente empurrar seus produtos ainda.
Envie mensagens conforme a jornada de compras do seu cliente e tire suas dúvidas de forma eficiente e ágil, configure mensagens automáticas para informar se há fila de espera para o atendimento, horário de abertura da empresa e link do catálogo ou site para que ele possa verificar os produtos enquanto aguarda ser atendido.
Salve as informações mais importantes
Utilize as plataformas parceiras oficiais do WhatsApp Business API para salvar as informações mais importantes dos clientes, como a Maxbot, como protocolos de atendimento e histórico de compras. Assim, sempre que entrar em contato com o cliente, você terá acesso às informações para construir um relacionamento com seu cliente.
Envie templates
Se novos leads preencheram o formulário autorizando o contato, aproveite a oportunidade para enviar templates com mensagens de saudação, cupom de desconto para primeira compra e mais. Siga as boas práticas e políticas do WhatsApp para não enviar spam, nem pedir dados pessoais dos clientes, como número de documentos. Você pode utilizar os templates pré-definidos ou começar um totalmente novo.
Listas de transmissão
Com elas você consegue se comunicar com muitas pessoas de uma só vez. Aproveite para segmentar e enviar as informações mais relevantes, como promoções, eventos, reposição do estoque e lançamentos, aproveite a oportunidade para utilizar gatilhos mentais para aumentar suas conversões.
Script de vendas
Faça um roteiro de vendas objetivos com diferentes formas de abordar os clientes. Incluindo diferentes tipos de respostas para as possíveis dúvidas que os consumidores possam ter. Comece conhecendo seu público, linguagem e perfil de consumo para adaptar sua comunicação.
Prepare um processo comercial objetivo e claro para que sua equipe consiga se seguir de forma prática. Compartilhe os modelos de scripts de vendas, inclua exemplos, possíveis problemas e soluções e não esqueça do pós-venda para fidelizar o seu cliente.
Concluindo, utilizar o WhatsApp Business API pode ser muito benéfico para suas estratégias de vendas, tanto para vendas online quanto para lojas físicas, assim os seus clientes conseguem visualizar seus produtos, tiram dúvidas sobre os itens e formas de pagamento.
Conheça outros conteúdos do nosso blog e aproveite para ler também: Como vender mais: 10 dicas práticas para aplicar na empresa. Até lá!