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WhatsApp Flows: Aprenda o que é e como usar

Para você que está em busca de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a eficiência no contato direto com o público, talvez a alternativa ideal para sua empresa seja o WhatsApp Flows. Sendo um recurso do WhatsApp Business criado com o objetivo de tornar as interações com o usuário mais orgânicas e enriquecidas, vale a pena conhecer mais sobre. Quer saber melhor o que é essa ferramenta e como ela pode te ajudar? Continue lendo que vamos te explicar!

Afinal, o que é o WhatsApp Flows?

Como já falamos, o WhatsApp Flows é um recurso da plataforma WhatsApp Business que ajuda as empresas a tornarem as conversas com os clientes melhores e rápidas. A tradução literal para “flows” do inglês é “fluxos”, e é exatamente isso que a ferramenta oferece, ela permite às empresas criar fluxos de conversas automatizadas dentro do aplicativo.

Esses fluxos podem ser usados para guiar os usuários por meio de diferentes interações, como realizar uma compra, resolver problemas de atendimento ao cliente, coletar informações… Ou seja, com esse recurso, é possível criar formulários fáceis de preencher que podem guiar o cliente por diferentes etapas de forma organizada e interativa a fim de levá-lo ao seu objetivo no contato com a empresa.

O WhatsApp Flows foi justamente desenvolvido para melhorar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes via WhatsApp, deixando as interações mais eficientes e agradáveis.

Gosta de utilizar o WhatsApp nas vendas? Aproveite e leia também nosso post sobre Segurança no WhatsApp: Guia para Empresas.

Quais são os benefícios dos fluxos automatizados no WhatsApp?

A utilização dos fluxos automatizados no WhatsApp Business traz diversos benefícios para sua empresa, entre eles podemos citar 5 benefícios principais:

1. Melhorias na experiência do cliente

O WhatsApp Flows é um recurso que permite que os clientes recebam respostas rápidas, a qualquer momento e, se bem executado o recurso, com respostas precisas e objetivas que atendam exatamente a necessidade do usuário. Toda essa automatização pensada no cliente e em resolver seu problema resulta em uma ótima experiência de usuário, o que traz maiores chances de fidelização.

2. Aumento de eficiência e redução de gastos

Automatizar respostas e processos comuns reduz a necessidade de uma grande equipe de atendimento ao cliente. Isso porque as tarefas repetitivas e mais simples podem ser automatizadas, tendo apenas algumas pessoas para se certificar de sua execução, liberando funcionários de lidar com tarefas maçantes para lidar com casos mais complexos, o que melhora a eficiência operacional e ainda coopera na diminuição de custos operacionais.

3. Atendimento personalizado 24 horas

Com os fluxos automatizados, as empresas podem fornecer atendimento ao cliente independentemente do horário que foi solicitado, atendendo necessidades e resolvendo problemas fora do horário comercial.

4. Facilidade de uso para as empresas

Com o WhatsApp Flows, as empresas podem criar seus fluxos sem necessidade de um conhecimento técnico avançado no uso. Os fluxos podem ser personalizados com base nas necessidades e preferências das empresas e dos clientes. Além disso, pode se aplicar para microempresas e pequenos comércios também!

5. Facilidade de integração com outras estratégias

Para além dos benefícios já citados, se você possui uma empresa que possui outras ferramentas e sistemas, os fluxos do WhatsApp também podem ser integrados a CRM, ERP e sistemas de pagamento, proporcionando uma experiência mais completa e fluida para o cliente.

Passos para criar um WhatsApp Flow

A maneira mais fácil de começar a usar os fluxos no WhatsApp é através do criador de modelos de mensagem. Disponível no Gerenciador do próprio WhatsApp, essa ferramenta simples permite que você crie um fluxo arrastando e soltando elementos, de forma bem prática e acessível.

Mas antes de criar seus fluxos, é importante se atentar a algumas coisas para manter a qualidade no atendimento, como, por exemplo:

1. Tenha um objetivo claro sobre o fluxo

Planeje e determine bem o que você quer alcançar com o fluxo. Pode ser para atendimento ao cliente, venda de produtos, coleta de feedback… Existem diversas opções, cabe a você compreender qual faz mais sentido para sua organização.

2. Faça um mapeamento do fluxo de conversa

Como serão perguntas e respostas prontas, desenhe o percurso que o usuário vai seguir ao entrar em contato com a sua empresa. Identifique os pontos de decisão, as mensagens automáticas e os diferentes caminhos que o fluxo pode tomar com base nas possíveis respostas dos clientes. Lembre-se de não ser raso/superficial, tente realmente resolver o problema da melhor forma possível.

3. Configure as mensagens e respostas do seu WhatsApp Flows

Configure e confira as mensagens que serão enviadas aos usuários em cada etapa do fluxo. Essas mensagens devem ser claras, concisas, sem erros gramaticais ou de esquematização e orientadas para o usuário.

Ferramentas para configurar WhatsApp Flows

Se você quiser criar fluxos mais avançados, além dos que podem ser feitos com os modelos de mensagem do próprio WhatsApp Business, os desenvolvedores podem usar outras ferramentas que podem se conectar. Abaixo seguem 3 dicas de recursos:

1. Twilio: API flexível e diversas funcionalidades

Essa é uma plataforma de comunicação em nuvem que permite criar fluxos automatizados para WhatsApp. O Twilio oferece flexibilidade e uma gama de variedades na hora de criar chatbots, fluxos de comunicação e integrações com outros sistemas. Além disso, ele suporta outras plataformas e possui facilidade de integração com CRM e outras ferramentas.

Entenda mais sobre API no WhatsApp Business neste post: API WhatsApp: entenda como funciona a integração.

2. Landbot: interface intuitiva

Essa ferramenta de construção de chatbots não requer conhecimento em programação e permite criar fluxos de conversa visuais e interativos para WhatsApp, com suporte a personalização e segmentação.

3. Wati: integração com e-commerce

O Wati é um recurso já focado no WhatsApp Business. Ele permite criar e gerenciar fluxos de comunicação com clientes, com uma interface simples e integrações com ferramentas populares como o Shopify. Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre Atendimento multicanal, uma estratégia muito interessante de se aplicar com o recurso de fluxos.

Dicas para otimizar a comunicação via WhatsApp

Para a otimização da comunicação no WhatsApp Business, você deve se certificar de alguns fatores. Seja sempre claro, objetivo e conciso. Você não sabe como é o cliente do outro lado da tela, portanto, não seja ambíguo ou com excesso de introdução; a comunicação no WhatsApp deve ser clara, para que os clientes entendam rapidamente o que está sendo comunicado.

Evite enviar muitas mensagens, respeite o tempo do usuário e evite sobrecarregá-lo. Na hora de criar fluxos, ofereça opções claras para o usuário escolher, facilitando a navegação e a obtenção de informações e envie imagens, para facilitar a compreensão da mensagem. A multimídia pode enriquecer a experiência do usuário, mas deve ser usada com muita atenção para não sobrecarregar o cliente.

Gostou desse conteúdo sobre WhatsApp Flows? Leia mais sobre a Ascensão dos Chatbots no WhatsApp, ou continue navegando pelo nosso blog para aprender ainda mais sobre marketing e vendas! Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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